Buyer persona para agência de marketing: dicas para construir o perfil ideal

Constituir corretamente uma buyer persona é fundamental para que a sua estratégia de marketing alcance bons resultados, como por exemplo: 

  • Aumento do número de clientes; 
  • Tráfego qualificado para o seu blog e site; 
  • Aumento do número de vendas; 
  • Melhor relacionamento com o seu cliente e potencial cliente. 

Então, aqui vai aquela pergunta necessária: você sabe como construir o perfil ideal de sua persona? Caso, nesse momento, tenha surgido um branco em sua mente, significa que precisa ler este conteúdo até o final. Nele, abordamos o essencial a respeito da buyer persona e, principalmente, como construí-la. Confira!


Afinal, o que é buyer persona?

Buyer personas são perfis de clientes reais, os quais são constituídos com o objetivo de ajudar os profissionais do marketing a elaborar estratégias eficientes para vender produtos, serviços e ideias. Uma buyer persona é criada depois de um largo e importante processo, que envolve entrevistas entre outras ações. 

Uma das mais importantes pesquisadoras do tema, Adele Revella que, inclusive, foi quem fundou o Institute Buyer Persona, nos Estados Unidos, conceitua a buyer persona como o resultado de uma série de entrevistas feitas com o público consumidor de uma marca, com o objetivo de reunir elementos para traçar o seu perfil e, assim, desenvolver campanhas, estratégias e ações de marketing baseadas nesse modelo. 

Ainda que a persona seja desenvolvida com base em um público real, ou seja, que existe e que se relaciona com a marca, os profissionais do marketing a concebem como fictícia. Cria-se, na verdade, um personagem que será levado muito a sério pela equipe de marketing na hora de elaborar estratégias para a promoção e venda de produtos e serviços. 


A importância da buyer persona para a sua estratégia de marketing

Agora que conhece melhor o conceito de buyer persona, talvez tenha ficado mais claro em sua mente a importância que ela representa para uma estratégia de marketing, sobretudo, no momento em que está sendo elaborada.

Para ficar ainda mais claro, imagine que a persona é o eixo central da estratégia, ou seja, tudo gira em torno dela. Para pensar, por exemplo, no conteúdo a ser produzido, é preciso considerar uma série de fatores que têm relação com a persona, como: 

  • Nível educacional; 
  • Classe social; 
  • Profissão; 
  • Aspirações; 
  • Interesses; e outros. 

Esse perfil orientará a equipe de marketing a traçar uma estratégia alinhada com a persona da marca. Qualquer ação de marketing desenvolvida sem considerar a persona da empresa, pode, sem dúvida alguma, ser um fracasso. 

Quando a equipe de marketing elabora de forma correta a persona da empresa ou as personas, tende a obter sucesso em suas estratégias. O que significa dizer que a marca também se dá bem, pois pode aumentar suas vendas, receita e, assim, ter mais recursos no caixa para investir na melhoria dos seus processos. É um ciclo: tudo isso a tornará mais competitiva no mercado. 

Por fim, cabe dizer que quando o marketing age baseado em uma persona que foi feita com cuidado, de forma correta, evita que a empresa tenha prejuízo, ou seja, que invista os seus recursos em algo que não está dando retorno financeiro. 


Como construir corretamente uma buyer persona para a sua estratégia de marketing

O processo de criação de uma persona envolve, basicamente, três etapas, conforme especialistas no assunto, as quais abordamos a seguir. Veja: 

1. Entreviste os seus clientes ou potenciais clientes

A primeira coisa que precisa entender é que a persona é uma representação (semi) ficcional do seu cliente ideal, o que significa dizer que deve deixar o achismo de lado. 

Para isso, parta para a pesquisa de campo e entreviste os seus clientes atuais e as pessoas que deseja ter como clientes, mas que por algum motivo, não chegaram a concluir a compra de algum produto ou serviço que ofereça. 

É claro que você conhece um pouco o seu cliente, todavia, para definir uma persona completa e de forma correta, é essencial que realize uma entrevista, de modo a coletar o máximo de informação sobre ela. A entrevista precisa responder: quem é o seu cliente ou clientes? Nesse momento, é preciso fazer as perguntas certas, como: 

  • Em qual cidade mora? 
  • Qual é a renda mensal do seu cliente? 
  • O seu cliente é solteiro, casado, divorciado etc.? 
  • Qual a sua idade? 
  • O seu cliente tem filhos? 
  • Qual o nível de escolaridade do seu cliente? 
  • O seu cliente gosta de viajar? 

Essa lista de perguntas é meramente exemplificativa, o que significa dizer que pode fazer outras para formar a identidade de sua persona. 

2. Análise das informações

Depois de realizar a entrevista, é hora de analisar as informações que coletou. Nessa ocasião, é fundamental ser crítico, porque isso ajuda a perceber um padrão ou uma tendência. Por exemplo, a maioria dos clientes tem Ensino Superior, ocupa uma posição de direção na empresa na qual trabalha e adora tirar férias. Aproveite esse momento para descarregar o estresse. 

É importante destacar que uma empresa pode ter mais de uma persona, por isso, é fundamental identificar os padrões ou tendências. Todavia, sempre há aquela persona predominante, que mantém um contato mais próximo com a marca. 

3. Monte a sua persona 

Com os dados tratados em mãos, segmentos por tendências ou padrões, é hora de montar a sua persona, que reflita o seu cliente ideal ou o cliente com o qual deseja manter um relacionamento mais próximo. 

A persona, vale dizer, é muito mais do que um público. Ela representa as características do seu cliente, as quais podem ser exploradas pela equipe de marketing e vendas de sua empresa para melhorar as suas estratégia. 


Exemplos de buyer personas

Destacamos alguns exemplos de buyer personas para que o processo de construção de sua persona fique mais fácil. Observe: 

  • Ana, 30 anos: é graduada em Direito e trabalha em um banco como analista jurídica. Ocupa posição de direção. Além disso, é solteira, mora sozinha e adora viajar para conhecer lugares novos. Ela queria passar mais tempo com a sua família, porém, o trabalho toma muito o seu tempo.
  • João, 23 anos: é estudante do curso de Jornalismo. Divide apartamento com colegas do curso e não tem muito tempo para se divertir, pois também trabalha em uma agência de marketing como assistente de assessoria de imprensa. Busca sempre qualificações complementares para se tornar um profissional de destaque no mercado. 

Observou que não é tão complicado produzir uma buyer persona? Agora que conhece o passo a passo sobre como constituí-la, monte a sua e veja a sua estratégia de marketing alcançar melhores resultados. 

Caso precise de conteúdos de qualidade e relevantes para impactar positivamente a sua persona, entre em contato conosco! Somos a agência de conteúdo que a sua marca precisa para construir uma ótima relação com os seus clientes e potenciais clientes, bem como para aumentar as vendas e a sua autoridade no âmbito digital. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.