Blog Checklist para criar um canal de sucesso no YouTube

Checklist para criar um canal de sucesso no YouTube

imagem da logo do youtube no celular

Você sonha com um canal de sucesso no YouTube? Você acompanha personalidades relevantes no site e gostaria de seguir o mesmo caminho? Você deseja viver de criação de conteúdo online e largar o emprego atual que não lhe faz sentir realizado?


Caso a sua resposta para as perguntas acima seja sim, você precisa conhecer algumas orientações a serem seguidas por todos que aspiram se tornar um YouTuber de sucesso.


Não se trata de uma receita de bolo ou uma fórmula mágica, que irá garantir sucesso numa das plataformas mais competitivas da internet. Na verdade, o que trazemos é mais de um “checklist”, isto é, uma lista de diretrizes que todo canal deve seguir para ter sucesso no YouTube, baseado em dados e cases de relevância na plataforma.


É importante ressalvar que existem outras orientações específicas que podem ser mais efetivas para certos nichos. Contudo, o checklist a seguir se aplica para todo e qualquer canal, de forma geral, que queira alcançar um padrão exitoso no site.


De todo modo, é importante ter em mente que o YouTube é hoje o maior site de streaming de vídeos em nível mundial, o que torna o cenário, atualmente, mais competitivo do que nunca. Seguir as orientações deste checklist, porém, irá facilitar a sua escalada para o sucesso.


Feitas essas considerações, vejamos o checklist para criar um canal de sucesso no YouTube.


Conteúdo de qualidade


A essência do YouTube é e sempre será o conteúdo. Dessa forma, não podemos falar em um canal de sucesso sem um conteúdo que esteja também propenso ao sucesso, ou, em outras palavras, um conteúdo de qualidade.


Uma das melhores formas de fiscalizar a qualidade do seu conteúdo é pensar: se eu fosse o espectador, eu clicaria neste vídeo e gostaria do que eu assisti?


Além disso, não se pode esquecer que o conteúdo consumido no YouTube é, primordialmente, audiovisual. Assim, é preciso ter algumas noções a respeito desse tipo de produção para entregar ao público um conteúdo relevante e de qualidade.


A abertura do vídeo é o que dá o tom de todo o conteúdo. No YouTube, o que os canais disputam é a atenção do público, medida em visualizações. Portanto, o seu conteúdo precisa ser atraente desde o início.


Nesse sentido, uma intro forte pode contribuir para a criação de expectativas positivas a respeito do seu vídeo, bem como contextualizar novos espectadores para o universo do seu canal.


A construção do vídeo também deve seguir a mesma linha. Não custa repetir: coloque-se sempre no lugar do seu espectador, ou melhor, de um espectador que não conhece o seu canal. Para ele, o tempo é precioso. Ele não quer perder tempo com um vídeo que não lhe traga nada.


Na edição, procure deixar de fora todo aquele material desnecessário. Aposte em cortes dinâmicos, por exemplo com a sobreposição do fim do vídeo de um take com o início do áudio do próximo take. Esta é uma técnica consolidada na estética dos vloggers mais famosos.


Especificamente quanto ao vídeo, a iluminação faz toda a diferença. Se você não puder investir em um equipamento para isso, filme em um local com boa luz natural. 


Por fim, em relação ao áudio, tenha uma preocupação mais dedicada. Pode-se argumentar que ele é mais importante do que o vídeo, já que dificilmente as pessoas assistirão um vídeo com áudio ininteligível ou cheio de ruídos.


Atualmente, a maioria dos celulares possuem ótimas qualidades de gravação. Contudo, se o produto final não ficar agradável ao ouvido, aprenda a utilizar programas de edição de áudio, como o Audacity, ou, na pior das hipóteses, utilize legendas!


Consistência e verdade


A partir da indispensável base de um conteúdo de qualidade, o seu canal precisa ter consistência nas postagens.


É necessário ser persistente na produção, mesmo que isso se mostre puxado no início. É uma máxima no YouTube que canais sem consistência estão fadados à irrelevância e ao esquecimento (até mesmo canais que já têm sucesso na plataforma!).


Confrontar as barreiras que lhe impedem de produzir o conteúdo que você quer mostrar ao mundo, de início, é difícil. Questões como falta de tempo, cansaço ou perfeccionismo podem dificultar os seus esforços.


A consistência na produção apenas virá com uma rotina disciplinada, em meio a uma distribuição de tempo organizada.


O importante é encontrar o que você gosta e produzir conteúdo nessa linha com a sua perspectiva individual, e tudo que ela pode trazer de autêntico e original. Lembre-se, porém, que você pode evoluir como pessoa, de forma que o seu conteúdo também deve!


Nesse espírito, o seu conteúdo deve refletir a sua pessoa e as suas preferências. Em outras palavras, seja você mesmo! É claro, não é possível abandonar as referências e inspirações de outros canais. Todavia, o que tornará o seu canal único é a sua visão original.


Expectativas


Embora a plataforma possua uma lista infindável de sucessos, e apresente ainda grandes oportunidades para crescer do zero, você precisa ancorar as suas expectativas à realidade ao entrar no jogo do YouTube.


O cenário no YouTube é cada vez mais competitivo, então o sucesso pode demorar para vir. A criação de um canal de sucesso é um processo frustrante, e pode ser difícil se manter motivado para continuar tentando.


Porém, nunca se esqueça que todos os YouTubers de sucesso, em algum ponto, também estavam nessa mesma posição. Muitos canais que hoje bombam na plataforma começaram com pouquíssimas visualizações e seguidores, e não se tornaram o que são hoje da noite para o dia.


Se você gosta e acredita no que faz, a dica é continuar se dedicando, pois, os frutos do seu esforço serão recompensados com o tempo.


Público


Do que adianta persistir na criação consistente de um conteúdo de qualidade, sem angariar um público para consumi-lo?


Mesmo não criando expectativas fora da realidade, algumas estratégias podem ser adotadas para conseguir visualizações e, mais importante, cultivar e crescer um público fiel.


Algo que ajuda bastante canais iniciantes são as colaborações com canais maiores. Contar com a ajuda de canais com mais seguidores é uma ótima forma de crescer no YouTube, já que as chamadas “collabs” incentivam a migração desse público para o seu canal.


Todavia, as colaborações devem ser realizadas de forma orgânica. Não pense que só uma colaboração irá consolidar um público para o seu canal. Encontre formas de contatar criadores que pensem como você e que produzam conteúdo semelhante.


Crescimento


O crescimento de seu público, de forma geral, deve ser orgânico. Não existe uma fórmula mágica para conseguir seguidores fiéis para o seu conteúdo.


A esmagadora maioria dos YouTubers que hoje possuem canais relevantes na plataforma não ficaram famosos produzindo vídeos virais, de sucesso instantâneo e, afinal, rapidamente esquecidos. 


Não existem atalhos para um canal de sucesso no YouTube. O crescimento orgânico é baseado no tripé da qualidade do conteúdo, consistência e divulgação natural.


Conteúdo, conteúdo, conteúdo


O coração do YouTube é o conteúdo. Consequentemente, a criação de um canal de sucesso é, na essência, a criação de conteúdo de qualidade.


Ao assistirmos vídeos no YouTube, podemos ter a impressão de que são apenas isso: vídeos. No entanto, todo conteúdo audiovisual possui um processo pensado de criação, incluindo a concepção, a escrita do roteiro, a gravação e a edição.


O casamento do conteúdo de qualidade com o público é o que faz todo canal de sucesso no YouTube. E como planejar um crescimento orgânico e acompanhar a sua posição no site?


A RedaWeb pode te ajudar nesse processo! Conte com o nosso expertise para criar o seu conteúdo, desde a sugestão de temas até a redação das descrições dos seus vídeos, assim como SEO e marketing em redes sociais.


Clique aqui para conhecer mais sobre nosso trabalho!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
ainda-vale-a-pena-investir-em-marketing-no-snapchat redes-sociais-conheca-as-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo -dicas-simples-para-te-ajudar-com-anuncios-no-instagram
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564