Cinco dicas para ter sucesso com as campanhas de marketing

O Marketing é uma Ciência em constante evolução, e as empresas precisam inovar diariamente para cativar seus atuais clientes e captar novos. Hoje em dia, existem milhares de cursos na área e promessas mágicas, no entanto, esse setor é crítico para qualquer negócio. Apenas as empresas que levam a sério são capazes de conquistar bons resultados a um investimento justo.

Mas não se assuste. Você pode cuidar de uma estratégia com comprometimento. Dessa maneira, selecionamos 5 dicas para ter sucesso com as campanhas de Marketing, mesmo que você não tenha experiência no assunto. Confira:

#1 Entenda o que é uma tendência e uma realidade

Tendência é o nome que damos para as coisas, ações e pessoas que estão na mídia, de modo que passem a serem replicadas por outras empresas e indivíduos. 

Quando seguimos cegamente os rumos que o mercado dita, podemos cair no erro de investir todo o nosso orçamento em uma campanha que não traz um retorno eficiente. Vamos exemplificar.

Uma tendência forte no marketing atualmente é o uso da Inteligência Artificial através dos chatbots, mas será que a sua empresa realmente está pronta ou precisa investir em algo assim?

Por outro lado, o Marketing Digital é sim uma realidade e você precisa mergulhar de cabeça nela, uma vez que os seus clientes, muito provavelmente, estão na rede neste exato momento. Essa é a nossa primeira dica. 

Avalie as estratégias que lhe forem apresentadas para compreender se é o que a sua empresa precisa! Como saber disso? É o que iremos explicar agora mesmo.

#2 Estude a sua buyer persona

A única maneira de criar uma campanha assertiva é conhecendo profundamente o seu público-alvo. Buyer persona é a personificação desse público. Pense em todos que entraram em contato com a sua empresa e defina qual delas foi a sua melhor cliente.

  • Qual é a idade?
  • E o sexo?
  • Tem filhos?
  • Reside em qual região?
  • Qual é a área de atuação?

Persona é um indivíduo fictício, que representa aquilo que você sonha em ter como um cliente real. Para quem está começando agora com o Marketing, pode parecer um exercício trabalhoso, mas é essencial para estruturar qualquer campanha.

Definindo esse indivíduo dos sonhos, você saberá em quais redes sociais ele está procurando por conteúdo, quais são os seus maiores desejos, quanto tem para gastar, e ainda poderá estimar a chance de ele realmente comprar de você. Damos a isso o nome de segmentação.

#3 Segmente o seu público

Essa palavrinha significa: dividir, agrupar. O Marketing convencional pode ter muitos louros, mas a maior falha é ser feito para todo mundo. Um outdoor é visto por qualquer pessoa que passe na rua e, por melhor que isso possa parecer, na verdade, é um risco, uma vez que você terá chances de se expor a um público que não possui a menor intenção de comprar da sua marca.

Segmentar quer dizer direcionar os esforços para um caminho que realmente traga resultados, evitando que você invista o seu dinheiro em um público sem retorno. 

Observe esse pequeno exercício para compreender a importância da segmentação. O ar condicionado da sua casa quebrou. Você precisa de um técnico! Qual dessas duas opções você escolhe?

  • (A) Ligar para o número da marca em um outdoor de consertos gerais.
  • (B) Entrar em contato com uma marca especializada em conserto de ar condicionado.

Existe uma grande possibilidade de a sua resposta ter sido (B). Por quê? 

Quando recebemos uma solução direta para o nosso problema, somos inclinados a aceitá-la. Por outro lado, entrando em contato com (A), teríamos que primeiro descobrir se eles realizam o serviço que procuramos, o que nos leva a perder tempo.

Dê uma resposta direta ao seu cliente em potencial, e as chances de receber uma visita aumentam significativamente.

#4 Aplique o funil de vendas 

Seguindo o passo da segmentação, você deve estar se perguntando: mas e se um dia eu precisar de um serviço em outro equipamento, a alternativa (A) não seria a melhor escolha?

Sim, o mercado está em constante mudança. As necessidades do público não serão as mesmas para sempre, e é por isso que iremos te apresentar agora o conceito de funil de vendas.

Para compreendê-lo, precisamos dividir o nosso público em três grupos. 

  • Prospects são aqueles que fazem parte do seu público, mas ainda não identificaram o problema a ser resolvido;
  • Leads em potencial já estão buscando uma solução;
  • Leads qualificados entraram em contato com a sua marca pelo menos uma vez para conversar sobre os seus serviços.

O primeiro grupo possui milhares de pessoas, enquanto o três é mais seleto, por isso damos o nome de funil. Começa grande, mas afunila no final. O papel do Marketing é fazer com que os prospects do topo se qualifiquem para entrar no terceiro estágio e finalizar uma compra.

No nosso exemplo anterior, prospect é o sujeito que tem um ar condicionado, lead em potencial é quando seu equipamento quebra, e qualificado é quando ele está efetivamente resolvendo o seu problema.

Você, marketeiro, deve primeiro mostrar para o primeiro que um problema pode surgir, assim, quando acontecer, ele se lembrará de você. Para o segundo, oferecer uma solução gratuita, como um passo a passo para resolver problemas simples. Apenas no terceiro você irá falar o nome da sua marca e levá-lo ao seu negócio.

Como é possível nutrir um lead dessa maneira? Através do Marketing de Conteúdo.

#5 Marketing de conteúdo

Essa é a nossa dica mais prática de todas. Onde você irá efetivamente pôr a mão na massa. O Marketing de Conteúdo é aquele que se dedica a criar materiais únicos, como artigos, infográficos, vídeos e imagens profissionais, de modo que o seu cliente perceba valor na marca. Quando bem executados, dá ao público uma sensação de profissionalismo e seriedade ao negócio. 

Seu prospect pode estar ouvindo um barulho estranho, e o seu artigo esclarecedor irá ensiná-lo a identificar o que esse ruído pode significar. O lead em potencial ficará satisfeito ao encontrar um tutorial que o ajude a realizar uma tarefa simples, como limpar o equipamento.

No fim, o lead qualificado certamente entrará em contato para contratar um serviço que você já demonstrou dominar. Além do mais, com os dois passos anteriores, deixou claro que possui uma intenção verdadeira de ajudar, e não apenas cobrar uma taxa, realizar o serviço e nunca mais encontrá-lo.

O Marketing de Conteúdo é uma realidade que se impôs ao mercado, afinal o público está cada vez mais exigente e quer compreender tudo sobre o problema e as soluções ofertadas. Dessa maneira, é essencial criar um conteúdo rico que eduque e informe.

Nós da RedaWeb, somos profissionais nesta área. Nossa equipe conta com mais de 400 jornalistas e redatores especializados em criar conteúdos como esse para o seu negócio.

Entre em contato agora mesmo para conhecer os nossos planos personalizados e compreender como iremos ajudá-lo. Investir em Marketing é essencial para se manter no mercado, então, faça com quem entende!