Blog Com o branding, o marketing de conteúdo pode otimizar a percepção da sua marca

Com o branding, o marketing de conteúdo pode otimizar a percepção da sua marca

Com o branding, o marketing de conteúdo pode otimizar a percepção da sua marca

As estratégias de comunicação corporativa são indispensáveis para atingir seu público de maneira assertiva e fomentar o crescimento da empresa. Entre as práticas que estão mais em voga na atualidade pode-se citar o branding e o marketing de conteúdo. A princípio, parecem conceitos distintos, mas eles convergem mais do que você imagina e otimizam a percepção da sua marca.

A percepção de marca é um dos fatores cruciais na relação da empresa com seus consumidores. Não basta entender o que o seu cliente pensa sobre a sua empresa. É preciso tomar as rédeas para que você seja visto pelo cliente da forma que deseja. E uma das vias é justamente entregando um conteúdo de relevância. Logo, fazendo marketing de conteúdo.

Entendendo o branding

O branding basicamente se refere à gestão de marca de uma empresa, compreendendo desde elementos de identidade visual, como símbolos, slogans e cores, até a própria produção de conteúdo da empresa, que também influi diretamente na missão de disseminar a marca.

Um dos primeiros contatos do público com a sua marca é justamente influenciado por elementos do branding e é por isso que a estratégia deve ser bem pensada para manter sua empresa na mente dos seus clientes. Assim, você cria sua reputação, fideliza clientes e facilita a identificação do seu negócio.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo basicamente é um mecanismo para aumentar a sua rede de consumidores e potenciais clientes por meio da criação e distribuição, das mais variadas formas, de conteúdo de qualidade, realmente valioso e relevante para o seu público-alvo.

Considerando que o público-alvo de qualquer empresa está na internet, o marketing de conteúdo favorece a visibilidade da marca no meio digital, gera autoridade e melhora o relacionamento com o seu cliente - tudo isso a um custo-benefício mais do que satisfatório. E ainda que o conceito se fundamente em educar o seu público, e não necessariamente forçar uma venda direta, tal estratégia influi diretamente na decisão de compra do consumidor.

A relação entre marketing de conteúdo e o branding

A partir desses conceitos, é fácil entender como o marketing de conteúdo e o branding conversam entre si. Se o branding também se fundamenta em tornar a marca como referência em seu nicho, é através dessa autoridade que sua empresa será capaz de entregar um material educativo e relevante através do marketing de conteúdo, gerando credibilidade e laços duradouros.

Na prática, é possível entender o branding como uma etapa prévia ao marketing de conteúdo, ou seja, definir o nome, a identidade visual e outros aspectos referentes à gestão de marca até que, quando estabelecido, o seu marketing de conteúdo otimize a percepção da sua marca através da entrega de um conteúdo realmente relevante, que ataque as dores do seu público. 

Falar de seu produto é importante, mas não sem antes mostrar que a sua empresa está disposta a ajudá-lo voluntariamente, sem pedir nada em troca.

Benefícios do marketing de conteúdo para o branding

Independente do seu tipo de negócio (B2B ou B2C), o marketing de conteúdo será um diferencial para que a sua marca seja mais desejada e reconhecida pelos seus consumidores.

Alguns dos motivos para interligar o seu marketing de conteúdo com a sua estratégia de branding se fundamentam no fato de que:

Estimula a personalidade e o diferencial competitivo da marca

Se o branding desenvolve uma personalidade para a marca, o marketing de conteúdo está totalmente conectado com este conceito. Afinal, a criação de conteúdo permite que você incorpore a cultura da sua empresa às suas ações, transmitindo sua missão, visão e valores.

Como supracitado, se você deseja ser visto de uma determinada maneira pelo seu público, é através do marketing de conteúdo que você pode desenvolver essa percepção. Se sua empresa tem uma pegada mais descolada, por exemplo, é possível se aproximar do público a partir desta iniciativa e criar uma identificação maior com a sua marca.

Como consequência, é a partir desta ação que o seu cliente identifica aquilo que o diferencia da concorrência, algo fundamental para se destacar no mercado.

Adapta-se à necessidade do seu público

O marketing de conteúdo se baseia na compreensão e da concepção da sua persona, isto é, aquele tipo de cliente ideal que sua empresa deseja atingir.

Quando você identifica as necessidades do seu público, adapta sua comunicação ao que o cliente espera de você e, consequentemente, fornece mais valor para que sua vida seja melhorada.

Controla a percepção da marca

Em virtude das mudanças de comportamento da sociedade atual, as pessoas passaram a se informar basicamente através dos sites de busca. Neste contexto, estratégias de marketing de conteúdo como os textos otimizados para SEO, que o mantém em destaque nos buscadores, são essenciais.

Essa estratégia pode ser ainda mais importante quando sua empresa estiver em um momento de crise de gerenciamento de reputação. Assim, você conseguirá manter o controle sobre a otimização para mostrar ações positivas do seu negócio, mantendo a percepção de sua marca de forma positiva.

Gera valor para os clientes - e não somente os novos

Quando falamos que o marketing de conteúdo gera valor para o seu público, muitas vezes nos atemos aos leads, ou seja, aos potenciais clientes que sua empresa deseja captar.

No entanto, a partir do momento que você oferece um conteúdo realmente relevante para a sua audiência, os seus clientes fiéis tornam-se verdadeiros embaixadores da sua marca, fomentando o chamado marketing boca a boca.

Por isso, concentre seus esforços em oferecer conteúdos que realmente façam a diferença na vida do seu consumidor, de forma que ele se sinta especial em receber aquele material de maneira inteiramente espontânea.

Obviamente, otimizar a percepção de marca também depende de outras ações conjuntas, como a sua proposta de valor e o relacionamento com os clientes, por exemplo. Mas está claro que o marketing de conteúdo pode potencializar o seu branding.

É a partir dessa convergência que você determinará como quer se comunicar, com quem está se comunicando e, o mais importante, como você quer ser percebido pelo seu público.

Vender sempre é o objetivo final das empresas, mas nem sempre o seu consumidor está pronto para o momento da compra. Por isso, um marketing de conteúdo e um branding alinhados contribuem para que ele perceba a personalidade da sua marca, o seu diferencial competitivo e, assim, lembre de você quando efetivamente precisar do seu produto.

Agora que você entendeu como o marketing de conteúdo pode transformar a percepção da sua marca, é hora de colocar as ações em prática. Para isso, conte com quem é referência no mercado. Ligue para 0800 750 5564 para conhecer os planos de produção de conteúdo da RedaWeb ou acesse nosso site para mais informações!

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