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Como anunciar no Google? Estratégias de sucesso

logo do google na tela do computador com uma lupa na frente

Você pode ser iniciante  em marketing digital ou até mesmo leigo no assunto, mas uma coisa é certa, com certeza já ouviu falar em ranking do Google e sobre anúncios na plataforma. 


Mas como anunciar no Google? Como ter sucesso nesses anúncios? No artigo de hoje vamos esclarecer suas dúvidas, trouxemos um grande conteúdo, com estratégias de sucesso e falaremos sobre qual a importância de aparecer nas primeiras posições do Google.


Anunciar é a forma mais comum de ser visto pelo cliente. Com a internet, redes sociais, Google etc. é de extrema importância estar bem posicionado no mundo digital e ser conhecido pelo seu público.  E ao anunciar na internet, com certeza seu intuito é o de ser visto pelo seu cliente, de passar uma mensagem, atingir seu público-alvo. 


A Google começou como uma ferramenta de busca de informações na internet de forma inovadora e hoje se tornou uma gigante tecnológica com variados ramos de atuação. Presente em maioria de dispositivos. É uma ferramenta completa para anunciantes e empreendedores. 


Por estar presente em tantos  dispositivos e com um alcance tão grande, anunciar no Google é atualmente a forma mais eficaz de se alcançar seus de clientes de uma só vez. 


Para facilitar o entendimento separamos esses 10 tópicos sobre como anunciar no Google. Veja: 


  • Por que anunciar no Google?
  • Como faço para colocar um anúncio no Google?
  • E como faço para anunciar no Google de graça?
  • Afinal, quanto custa para colocar um anúncio no Google?
  • Dicas para anunciar no Google Ads
  • Como fazer um anúncio de sucesso?
  • Erros comuns ao fazer um anuncio no Google
  • Estratégias de marketing de conteúdo no Google
  • Dados interessantes sobre o Google
  • Afinal, vale a pena anunciar no Google ?
  • Conclusão


Por que anunciar no Google?

Cerca de 90% das pesquisas na internet no Brasil foram realizadas por meio do Google ,em torno de 95% de toda a receita do Google vem da publicidade do site e da rede de sites e apps para dispositivos móveis de parceiros do Google. Por quase todo o globo, a Google se mostra como o maior buscador, com uma média de 6 Bilhões de visualizações diariamente.


Realmente, são números difíceis de se mensurar, porém eles não mentem. Quando se pensa em anúncios online, o Google dispara com vantagem sendo o maior buscador do mundo.


Ferramentas como o Google ads, link patrocinados do Google permite anunciar, divulgar os serviços e produtos ou a marca para aproximadamente 3,2 bilhões de usuários pelo mundo. Quando qualquer pessoa acessa a internet e faz uma pesquisa, os anúncios são listados primeiro. Ou seja, se sua empresa vende canetas e uma pessoa pesquisa sobre canetas seus anúncios e seu site apareceram primeiro para o usuário.


O investimento em mídias sociais é uma estratégia crucial para quem quer ser encontrado na internet. E no Google, especificamente, as campanhas são menos burocráticas e tendem a ser veiculadas mais rapidamente. Assim, os resultados dessas campanhas também tendem a ser mais rápidos e claros.


 O próprio Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, mas não só para o Google, o Ads abrange a rede de parceiros do Google de maneira mais simples e centralizada. 


No Google Ads todas as configurações da sua campanha estarão disponíveis, desde opções como área que  deseja abranger com o anúncio, público-alvo, qual será o orçamento, durante quanto tempo, etc. Anunciando no Google você terá controle sobre seu anúncio podendo inclusive pousá-lo e retomar quando necessário.


Outra vantagem ao anunciar no Google é que os valores são bem acessíveis, não tendo por exemplo um valor mínimo em qualquer campanha. Pode-se ajustar o investimento nas campanhas de acordo com o orçamento disponível e com os seus objetivos. Uma boa estratégia de marketing, com objetivos bem definidos nesta etapa trará eficiência, maximizando os resultados que deseja obter.


Ao anunciar no Google o tráfego nos seus sites tende a aumentar e gerar  taxas de conversão cada vez melhores. Além de que nessas campanhas, as métricas e ferramentas para acompanhar os resultados e custos do processo são muito boas, o que traz retornos mais consistentes para sua empresa.


Agora que já sabe quais as vantagens de anunciar no Google, quer saber como faz para colocar um anúncio na plataforma? Continue lendo que vamos ensinar logo abaixo,


Como faço para colocar um anúncio no Google?


Para anunciar no Google existem das formas a seguir: rede de pesquisa, rede de display, vídeo, lojas de aplicativos, Google Shopping e remarketing. Vamos explicar cada uma delas.


 O que é rede de pesquisa  


São os sites parceiros que utilizam o mecanismo de busca do Google, estes aparecem com o nome Google próximo ao campo de busca. Estes sites são disponibilizados em texto e são conhecidos como links patrocinados. 


Esses links patrocinados, nas buscas, aparecem logo acima dos resultados orgânicos e vem com uma inscrição de anúncio ao lado do link do site. Faça o teste, em outra aba de seu navegador pesquise anúncio no Google. Os links que aparecem listados com a palavra anúncio são links patrocinados. 


 O que é rede de display


Diferente da rede de pesquisa, a rede de display aparece em anúncios gráficos, com vídeos e anúncios dinâmicos. Aparecem também nas redes de serviços como Gmail, Maps e YouTube. 


Esse tipo de anúncio propõem alcançar usuários durante a navegação pela internet. Tais anúncios podem ser segmentados de acordo com assuntos, interesses dos usuários. Desse modo o Google relaciona o público-alvo com interesses comuns aos sites parceiros.

 Vídeo


Este formato de anúncio é veiculado pelo Youtube, por meio do YouTube Ads, que é a ferramenta para publicação dos anúncios Google. Aqui os anúncios podem ser criados de diversas maneiras, podendo configurar por exemplo, o momento que o conteúdo será transmitido, se poderá ser ignorado, com banners e etc.


Lojas de aplicativos do Google


Para promover seus apps, ou criar links patrocinados nos apps, temos a Play store do Google.

Conforme o usuário busque determinadas palavras-chave na play store, o Google retornará os links patrocinados primeiro que a pesquisa orgânica. Colocando os links/apps patrocinados em evidência.


O que é o Google Shopping


No buscador Google, há uma aba chamada shopping onde você tem acesso a lojas virtuais para compra de produtos. No Google shopping você pode encontrar seus produtos de forma rápida. 


Funciona de maneira parecida ao do buscador padrão, o que diferencia é que o resultado da busca são produtos relacionados à palavra-chave. Aqui, os anúncios de lojas virtuais cadastrados no Google shopping e links patrocinados aparecem nas primeiras posições, antes da busca orgânica.


Remarketing


O remarketing é quando aparece um anúncio de um produto que acabou de ser pesquisado no Google. Essa ferramenta utiliza os cookies armazenados no dispositivo para rastrear pesquisas feias pelo usuário e retorna anúncios acerca do termo pesquisado  e se mostram como uma tendência no marketing digital.


E como faço para anunciar no Google de graça?


O Google tem uma ferramenta chamada “Google meu negócio”. Através dele o empreendedor pode cadastrar sua empresa, de forma gratuita e a partir daí sua empresa poderá ser localizada no buscador. 


No Google meu negócio os usuários poderão obter várias informações como: Endereço, contatos (telefone, e-mail, etc.), horários de funcionamento e até mesmo realizar encomendas de seus produtos/serviços.


Atente-se para as palavras-chave que são pertinentes ao seu negócio, pois elas podem ajudar seu site a ser encontrado de forma orgânica, sem necessitar de pagamento de anúncios. 


Para se cadastrar, basta pesquisar ”Google meu negócio” e realizar o passo-a-passo do cadastro. As informações prestadas ficarão à disposição de seus potenciais clientes e sujeitos à sua opinião. 


Ao ser encontrado pela ferramenta de busca, o tráfego no site provavelmente aumentará, lhe dando visibilidade e ajudando na prospecção de clientes.


Outra maneira de anunciar de graça no Google é fazê-lo de forma orgânica, ou seja, usar as palavras-chave corretas, que tenham muita busca pelos usuários, mas que não tenham muita concorrência, alinhado a conteúdos interessantes e relevantes, com certeza suas chances de ficar nas posições mais altas do buscador serão maiores. 


Então implante estratégias de SEO. As ferramentas de otimização de buscas, chamadas de SEO, lhe ajudaram nesse processo. Esse conjunto de ferramentas relaciona as palavras-chave, menções às buscas realizadas pelos usuários, numa espécie de indexador, priorizando assim conteúdos relevantes e de maior afinidade ao termo buscado.


Dependendo do ramo de atividade até entre os anúncios pagos é difícil se destacar, porém com uma estratégia correta de marketing SEO suas chances de aparecer nos destaques aumenta bastante.


Afinal, quanto custa para colocar um anúncio no Google?


O custo para anunciar no Google realmente é bem flexível e acessível. A partir de 10 reais você pode criar uma campanha de anúncio. Valor esse que pode chegar aos milhares, depende da sua estratégia de marketing e seu objetivo, além das condições financeiras de sua empresa.


O mais importante, imagina-se até mais importante que o orçamento em si é o planejamento e administração correta desse investimento para se tirar o máximo proveito.


Dicas para anunciar no Google Ads


Para criar uma campanha de sucesso e obter bons resultados separamos algumas dicas para anunciar no Google ads:


Faça um bom planejamento e foque sua campanha em um nicho, público.

Antes de tudo, trace estratégias de marketing e planejamentos sólidos com foco em um público-alvo. 


Otimize e organize as palavras-chave

Esses termos são um ponto crucial na construção de campanhas e no trabalho com Google. A gigante utiliza os termos para indexação de páginas e informações. Exclua palavras-chave duplicadas, insira as palavras-chave negativas(onde não deseja aparecer nos resultados), adicione nomes de concorrentes nas palavras-chave, monitore as taxas de qualidade das palavras-chave. Considere também as correspondências entre as palavras-chave.


Otimize a sua grade de anúncios

Elimine todos aqueles anúncios que não geram mais os resultados esperados, assim não perderá investimentos em anúncios ineficazes.


Mantenha o alinhamento estratégico

Procure manter sempre anúncios, sites e planos de marketing sempre alinhados.



Lembre-se de monitorar todo o seu trabalho de forma contínua lhe dará melhores chances de responder mais rápido as demandas do mercado e a ser inovador.

Como fazer um anúncio de sucesso?


Um anúncio de sucesso é atravessado por várias decisões e fatores que ocorrem desde o planejamento até a execução. Desde a utilização de palavras-chave no corpo do anúncio até o alinhamento da homepage com as estratégias de marketing. 


Para criar campanhas bem-sucedidas tenha em mente sempre objetivos claros e bem delimitados para que possa oferecer a melhor experiência possível ao cliente/usuário.


Tenha atenção aos diferenciais que sua empresa e produto possuem. Com capricho e cuidado aos detalhes a sofisticação fica em evidência. Explore as demandas e necessidades do seu cliente, estude a persona, se antecipe e satisfaça tais necessidades. Se atentando a essas questões abordadas no artigo suas taxas de conversão melhoraram e seus anúncios serão um sucesso. 


Erros comuns ao fazer um anuncio no Google


Anunciar é um investimento importante e um momento crucial no empreendedorismo, pois é ao anunciar que a empresa se coloca no mercado e a vista do cliente. Pensando nisso trouxemos também os erros mais comuns na criação de anúncios do Google para que fique atento tire proveito máximo de suas campanhas.


Como já abordamos em outros pontos do texto, o planejamento sólido e uma boa estratégia são fundamentais no estabelecimento da empresa e um erro muito comum é que durante o alinhamento estratégico ocorra erro na definição do público-alvo. Nas estratégias de marketing e planejamento defina com exatidão a persona de seu cliente. Segmentar ou definir erroneamente seu público piora a eficiência, desempenho e aumenta os custos.


Por exemplo, ao criar anúncios com público-alvo mal definido pode-se atrair visualizações sem relevância para suas campanhas. Onde haverá um custo por clique ou visualização além de tudo. 


Outro erro comum nas criações de anúncios é a definição de palavras-chave de baixa qualidade. Um dos pontos cruciais nas buscas do Google é justamente a palavra-chave. Termo recorrente, mas que é de fundamental importância. Ao configurar um termo errado, de baixa qualidade ou genérico você pode novamente atrair visualizações irrelevantes e trazer piora às taxas de conversão. 


Então as escolhas de palavras-chave de qualidade, que descrevem com clareza seu negócio, utilização de palavras-chave negativas(onde não deseja aparecer) e utilização do Google trends para analisar os termos mais buscados são medidas que lhe ajudarão nesse ponto. Além do indispensável estudo dos termos para ser o mais assertivo possível.


Não acompanhar as métricas das campanhas e do marketing é outro erro recorrente. Para se extrair o máximo de resultado é necessário o acompanhamento contínuo. Assim pode-se interferir em falhas com eficiência e em tempo hábil. O Google ads fornece uma série de métricas, relatórios e diagnósticos. Faça uso dessas ferramentas para se manter atualizado sobre seu negócio.


Criar orçamentos diários com valores baixos é outro lapso que ocorre com frequência. Isso porque o Google não irá ultrapassar os orçamentos preestabelecidos e ao se esgotar aquele limite diário, seus anúncios deixam de ficar em voga nos resultados daquele dia. Assim perdendo uma importante parcela de possíveis clientes. Para evitar isso estude seus concorrentes para definir um valor médio diário com razoabilidade e que lhe permita estar em evidência.


Estratégias de marketing de conteúdo no Google


As estratégias de marketing de conteúdo tem reconhecidamente o efeito de gerar mais leads e engajamento na sua marca, então se seu intuito é tomar robustez e crescimento para sua empresa, fique atento às estratégias que abordaremos.


Primeiro de tudo, identifique as demandas de seu cliente. No planejamento estratégico definimos a persona do empreendimento. Falar a mesma linguagem do seu público é fundamental para criar um bom relacionamento. Por mais extenso que seja seu conteúdo, por mais posts que faça, se você não falar a mesma linguagem de seu cliente, simplesmente todo o trabalho com a criação de conteúdo terá sido improdutivo.

 

E como identificar as necessidades de meus clientes? Para isso você pode criar pesquisas online ou offline, envie e-mails para seu lead com pesquisas com informações sobre seus clientes.


 Analise o mercado, avalie seus concorrentes e faça a audiência competitiva afim de obter dados como palavras-chave utilizadas, estratégias, quanta influência seus concorrentes exercem, etc.


Visite fóruns sobre seu nicho de mercado e público, assim nestes fóruns você pode obter dados importantes, fazer perguntas e identificar necessidades de seu público.


Utilize o conjunto de ferramentas SEO(search engine optimization). Este pode ser usado como estratégia de marketing de conteúdos, é por meio dele que o Google faz o ranking de suas páginas e conteúdos. Para quem deseja melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, usar estratégias de SEO é fundamental.


Utilize-se do vídeo marketing. Muito em voga atualmente basta observar como os perfis de pessoas que criam vídeos nas plataformas as deixam em evidência. Assim a empresa pode melhorar seu ranqueamento no Google, gerar mais leads e conversões. Analise bem por qual canal seus clientes costumam consumir conteúdo de vídeos. 


Teste novas formas e métodos. Uma das maneiras mais eficazes de se inovar é a tentativa. Teste novas ideias, novos canais de comunicação e os otimize. Mantenha o que funciona e elimine fontes de resultados insatisfatórios. 


Um dos pontos importantes no marketing de conteúdo é a criação de conteúdos de qualidade. Preze sempre pela confiabilidade e qualidade de suas produções, entregue sempre conteúdos atualizados, relevantes e de confiança.


Invista em redes sociais, afinal são o cartão de visita e o convite para que os clientes conheçam sua marca. Com as redes sociais é possível aumentar o engajamento de possíveis clientes, manter um contato próximo com eles, além de descobrir mais sobre sua persona. 


Alinhe o marketing de conteúdo nas suas redes sociais. As redes sociais tem uma forte presença no marketing atualmente. É uma das formas de se alcançar mais e mais possíveis clientes. Então por que não alinhar os dois em uma estratégia ? As redes sociais tem o pressuposto de unir pessoas. 


Um outro erro que empresas cometem e que ainda não abordamos é o de se esquecer de sua conexão com seu público. As redes são uma ótima ferramenta para se humanizar a marca e  dirimir esse possível distanciamento do público.


Dados interessantes sobre o Google


Como dissemos acima, uma empresa global como o Google tem números sempre impressionantes. Não é de se esperar menos da empresa responsável sozinha por mais de 3 bilhões de pesquisas por dia. Ficou curioso? Aqui estão algumas curiosidades sobre a gigante da informação. 


No ano de 2013 a receita do Google foi por volta de 55 bilhões, desses 91% vem da publicidade.


O YouTube é o segundo site mais visitado no mundo e responsável pela postagem de mais de 500 horas de vídeo sendo carregados a cada minuto.


Afinal, vale a pena anunciar no Google ?


Estar ao alcance de seu cliente é vital para seu empreendimento se manter sustentável, ao final de todas essas curiosidades até o momento não se tem ainda um meio com tanta abrangência e alcance como o Google. 

Então se seu intuito é o de aumentar o tráfego em seu site, ser visto pelo seu cliente e conquistar cada vez mais clientes, anunciar no Google vale a pena.


Conclusão


Vale lembrar que não é somente o valor investido nos anúncios que define seu ranqueamento, vários fatores como: relevância do conteúdo, palavras-chave, SEO, e uma grande variedade de fatores influenciam no ranqueamento do Google. Como dissemos durante o artigo. Planeje, trace estratégias concisas. 


Toda campanha, todo anúncio criado além de um link, é um convite para que conheçam sua empresa e seus produtos ou serviços. Crie páginas, conteúdos e anúncios de qualidade para encantar seus clientes.


Estude sempre, analise o mercado, concorrentes, contextos sociais e econômicos, persona, sua própria empresa. Estude e analise sempre para tomar decisões com fundamento e tomar medidas eficazes.


No artigo de hoje mostramos como anunciar no Google e mais 6 estratégias de sucesso de marketing de conteúdo. Veja quais dicas se encaixam melhor nas suas estratégias de marketing. 


Gostou do nosso conteúdo? agora que sabe como anunciar no Google continue lendo nosso site aqui você vai encontrar muita informação e vários artigos interessantes sobre marketing de conteúdo,   fique por dentro.


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