Blog Como as marcas utilizam o marketing de conteúdo?

Como as marcas utilizam o marketing de conteúdo?

Como as marcas utilizam o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é, atualmente, uma das melhores maneiras de se fazer marketing digital em todo o mundo, pois este tipo de estratégia vai muito mais além da velha propaganda, quando a intenção de uma empresa era apenas fazer com que as pessoas comprassem seu produto. Hoje, mais do que isso, é preciso ter um diferencial, ou seja, fazer com que sua marca seja importante para os consumidores.

Por meio do marketing de conteúdo, isso é possível, pois as empresas passaram a oferecer muito mais para seu público, com informações de qualidade e que agregam algo ao consumidor, não apenas limitadas a propagandas que são facilmente esquecidas após algum tempo. Dessa forma, as empresas passaram a ser vistas com uma proximidade maior pelas pessoas, que cada vez mais defendem uma determinada marca. O marketing de conteúdo consegue expandir o alcance dos produtos de uma marca, coisas que com a publicidade tradicional era difícil de ocorrer.

Obviamente, existem diferenças nas estratégias de marketing de conteúdo aplicadas de uma empresa para outra, pois cada marca busca levar um conteúdo que seja mais atrativo para o seu tipo de público-alvo específico e, por meio desse, destacar a qualidade e importância de seus produtos. Isso faz com que existam diversos tipos de conteúdo na Internet publicados por empresas em busca de melhores resultados para suas marcas, de modo que cada segmento possa nutrir seu próprio nicho.

Assim, é possível destacar também a versatilidade do marketing de conteúdo, que pode ser adequado a qualquer segmento comercial, pois todos os consumidores desejam, hoje, muito mais do que apenas propaganda. Para que seja possível conquistar um maior número de clientes e gerar leads para uma empresa, é preciso que essa empresa tenha um papel de destaque na vida de seu público-alvo, o que se torna possível por meio das ações de marketing de conteúdo.


Casos de sucesso do marketing de conteúdo para grandes marcas

Confira, a seguir, alguns cases que melhor exemplificam como o marketing de conteúdo pode fazer com que uma empresa ganhe relevância para seus clientes e obtenha melhores resultados por meio desse tipo de estratégia:

1 – Red Bull

A Red Bull é um dos melhores exemplos de como as marcas podem fazer marketing de conteúdo de uma forma que seu produto ganhe destaque sem precisar ser forçado a todo o tempo para o público. De uma maneira geral, a marca foi pioneira nesse tipo de estratégia, pois sempre investiu em conteúdos diversificados em sua plataforma, de modo que as pessoas vissem não apenas um produto, mas um estilo de vida ligado à sua marca.

A grande maioria dos conteúdos publicados pela Red Bull em suas plataformas estão ligados a um estilo de vida aventureiro, com muita adrenalina e a prática de esportes radicais. Isso faz com que as pessoas associem a marca Red Bull não apenas a uma bebida energética, mas à emoção e adrenalina proporcionados por seus conteúdos, o que faz mais pessoas buscarem seus produtos por se sentirem diretamente conectadas a esses sentimentos.

2 – Natura

A Natura é uma das principais marcas de cosméticos e perfumaria do Brasil, reconhecida pela grande maioria do público pela qualidade de seus produtos. Isso poderia representar um problema ao se pensar em como uma empresa já conhecida e voltada à indústria da beleza poderia melhorar seus resultados com base na produção e compartilhamento de conteúdos.

Porém, a marca traçou uma das estratégias mais eficazes do mercado, com conteúdos que são bastante voltados a tutoriais de maquiagem, dicas de fantasias e ideias para que seus seguidores façam isso em suas próprias casas com o uso dos produtos da marca. Com essas ideias, a empresa consegue não apenas atrair a curiosidade do público, mas fazer com que busquem seus produtos para reproduzir as ideias sugeridas.

3 – Azeite Gallo

Algumas empresas tradicionais, fundadas muito antes da chegada da tecnologia e Internet, ainda possuem ressalvas com relação às estratégias de marketing digital e, consequentemente, ao marketing de conteúdo. Porém, essas empresas também podem fazer um uso muito positivo do marketing de conteúdo, de forma que seus produtos passem a ser consumidos também pela geração mais jovem.

Um dos melhores exemplos disso é o Azeite Gallo, uma das marcas mais antigas e tradicionais do mercado, que conseguiu traçar uma estratégia de marketing de conteúdo que agrega um valor muito grande ao seu produto e proporciona resultados muito bons. A estratégia utilizada pela marca foi o compartilhamento de receitas em suas plataformas, as quais utilizam os seus produtos. Uma publicidade natural, muito bem recebida pelo público e que permite otimizar suas vendas.

Além disso, ao compartilhar receitas em suas plataformas, a marca consegue atingir públicos das mais variadas idades e classes sociais. Por se tratar de um tipo de produto que está presente no cotidiano de todas as pessoas, esse diferencial proporciona resultados ainda melhores para a marca, que consegue, em um mesmo conteúdo, uma publicidade de amplo alcance.

4 – Guaraná Antarctica

Outra marca que faz um excelente uso do marketing de conteúdo é o Guaraná Antarctica, que utiliza especialmente bem as redes sociais, nas quais possui mais de vinte milhões de seguidores. O principal diferencial da marca é o compartilhamento de conteúdo voltado para o público jovem, que está praticamente todo inserido nas redes sociais.

Para isso, a marca ainda adéqua o seu conteúdo ao público que deseja atingir dentro das redes sociais, com uma linguagem bastante voltada aos jovens e ao entretenimento. Isto faz com que seu conteúdo ganhe compartilhamentos e amplie de forma exponencial o seu alcance, especialmente nas plataformas das redes sociais, onde um conteúdo bem trabalhado pode se tornar viral, ou seja, conquistar muitos compartilhamentos em pouco tempo.

Outro diferencial do marketing de conteúdo do Guaraná Antarctica é a frequência de suas postagens, que são feitas de forma diária ou até com mais de um conteúdo por dia. Nas redes sociais, principal alvo da marca, isso é um diferencial muito positivo, pois há uma constante atualização de conteúdo, e uma presença regular evita que a marca fique escondida em meio a outras milhares de publicações.

Com esses exemplos e a possibilidade de conseguir resultados muito positivos com o marketing de conteúdo para sua empresa, investir nessa estratégia é algo essencial para o sucesso. Para contar sempre com o melhor conteúdo dentro de suas estratégias, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis!

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