Blog Como atrair clientes para o seu negócio físico e digital?

Como atrair clientes para o seu negócio físico e digital?

ímã atraindo pessoas

Um dos maiores desafios que as empresas e profissionais enfrentam é a atratividade de clientes, ou seja, conquistar pessoas para que elas passem a consumir seus produtos e serviços. E este desafio não é uma exclusividade de nenhum tipo de empresa, pois tanto comércios digitais quanto físicos precisam trabalhar com este mesmo objetivo.


Entretanto, não é incomum que muitas empresas sofram justamente com este tipo de desafio, uma vez que possuem serviços e produtos de qualidade, contam com um espaço físico ou uma loja digital bem montada e esteticamente agradável, mas, mesmo assim, não conseguem atrair o público.


Desta forma, é preciso que estes empreendedores saibam como conseguir trazer os clientes para o seu negócio, de forma que consigam vender tanto no âmbito físico quanto no digital.


Dicas para atrair clientes para o seu negócio


Por mais que este seja o maior desafio, e que muitas empresas e profissionais tenham dificuldades em conseguir trazer clientes para o seu negócio, existem algumas dicas simples, mas muito eficazes, que podem lhe ajudar nesta missão, e torná-la um pouco mais fácil.


A seguir, confira algumas destas dicas, e saiba como levar mais clientes para o seu negócio, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais:


- Sempre conheça bem o seu público


O primeiro passo que deve ser dado para conseguir conquistar clientes para o seu negócio é conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, as pessoas a quem você deseja atender em sua loja. Este público-alvo pode ser definido de acordo com os serviços e produtos oferecidos por você, e o seu conhecimento pode garantir uma facilidade muito grande na atratividade de clientes.


Isso porque, ao conhecer o seu público-alvo, é possível definir melhores estratégias de marketing, como o uso de conteúdos mais atrativos para as pessoas que compõem a sua clientela. Sem este conhecimento prévio de seu público, qualquer ação pode se tornar distante de seus clientes, de modo que percam o interesse em conhecer os seus serviços.


- Realize ações promocionais pontuais


As promoções são uma das ações mais conhecidas por todas as pessoas, e são, também, uma das mais eficazes ações de marketing, uma vez que as condições especiais destas promoções levam mais clientes a comprar nos estabelecimentos comerciais que as realizam.


Desta forma, a realização de promoções é algo que pode ajudar a levar clientes a sua loja física ou virtual. Entretanto, é preciso considerar as ocasiões em que estas promoções serão realizadas, de modo que não ganhe um aspecto de propaganda vazia, o que poderia afastar os clientes, ao invés de atraí-los.


Outro ponto a ser considerado antes da realização de promoções é a proximidade de datas comemorativas, as quais podem ser boas alternativas para campanhas relacionadas a estas comemorações.  Assim, decorações, tanto no ambiente físico quanto no virtual, e anúncios de destaque a respeito de suas promoções, podem ajudar a chamar a atenção de seus clientes.


- Estabeleça uma identidade visual atrativa


Especialmente para negócios em fase inicial, que precisam chamar a atenção de mais pessoas para começar a compor a sua clientela, o visual é muito importante e deve ser trabalhado para que seja mais agradável ao público. Isso é algo que também deve ser trabalhado no site de seu e-commerce, e que alguns empreendedores podem acabar por deixar de lado, de modo que tenham um impacto negativo em seus resultados.


O ideal é que a empresa tenha, tanto em sua loja física quanto em sua loja virtual, uma identidade representada, com cores que deixem o ambiente mais confortável e agradável ao público. Desta forma, cores contrastantes não devem fazer parte de um mesmo ambiente, para evitar a sensação de conflito em seus clientes durante as suas compras.


Assim, com uma identidade visual bem trabalhada, e que gere um conforto visual para o público, a chance de que você consiga levar mais pessoas à sua loja, física ou virtual, será muito maior, e o resultado será facilmente percebido em seus números de venda e no lucro de sua empresa.


- Utilize o e-mail marketing


A captação de clientes é algo que requer ações de marketing um pouco mais agressivas, com a intenção de conseguir despertar o interesse de seus clientes em comprarem seus produtos e serviços. Uma das ações mais efetivas, neste ponto, é o e-mail marketing.


Este tipo de ação, que nada mais é do que o envio de conteúdos específicos para os seus clientes por meio de mensagens de e-mail, tende a criar um interesse maior em seu público, uma vez que transmite, também, uma proximidade da marca para com estas pessoas.


No entanto, é preciso que o e-mail marketing seja utilizado com cautela, para que não se torne uma espécie de spam, ou propaganda em demasia, que fará com que seus clientes percam o interesse em suas mensagens e conteúdos. O ideal é que se crie formulários para que os próprios clientes confirmem o seu interesse no recebimento destas mensagens, para que não seja algo que incomode a estas pessoas em seu dia a dia.


- Esteja presente nas redes sociais


Por fim, uma outra ação essencial para quem deseja atrair clientes para o seu negócio é a presença em redes sociais, uma vez que é nestas plataformas que a grande maioria das pessoas está presente todos os dias. Embora todas as redes sociais sejam importantes, e devam contar com um perfil oficial de sua empresa, é possível identificar a plataforma em que a maior parte de seu público está presente, e intensificar suas ações nesta rede.


Porém, não basta apenas estar presente nas redes sociais, é preciso que se tenha conteúdo de qualidade em suas publicações, para que se consiga atrair mais seguidores, os quais poderão se tornar leads e, consequentemente, clientes de sua empresa.


Além disso, a interação com os seus clientes nas redes sociais é outro ponto que deve ser muito bem trabalhado, pois isso irá fazer com que se tenha maior proximidade com seu público e se tenha mais chances de conseguir ampliar as suas vendas a estas pessoas.


Mas, tanto em suas redes sociais quanto em seu site, e até mesmo no próprio e-commerce, é preciso que todos os seus conteúdos tenham uma boa qualidade, pois apenas compartilhar muitos conteúdos vagos pode fazer com que se perca a credibilidade de seus seguidores. Diferentemente, com conteúdos qualificados e que tenham informações relevantes, você poderá criar uma marca muito mais respeitada em seu segmento e que conseguirá atrair mais clientes.


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