Como atuar no campo de marketing?

Os cursos de marketing estão na área de Humanas, ligados à Comunicação Social; embora possuam aspectos também voltados a Administração e Estatística. A carreira de marketing é uma das que mais vem sofrendo transformações nas últimas décadas, influenciada pelas novas tecnologias, uma administração empresarial e comercial inovadora, com um consumidor renovado e crítico. 

Atualmente, são amplas as atuações no campo de marketing, especialmente pela gama de especialidades criadas pelo marketing digital e que permanecem em constante renovação. Hoje, esse profissional é multidisciplinar, para atender de forma mais ampla as demandas do mercado e o crescimento de investimento disponibilizado pelas empresas. 


As transformações do marketing e como se tornou essencial no mercado 

O mercado de trabalho do marketing está aquecido, com os profissionais da área digital no topo dos mais disputados. Embora não haja exigência de curso superior, as cobiçadas colocações são oferecidas entre profissionais qualificados e inovadores, tal como são exigidas as ações da carreira. 

Muitas vezes confundido com publicidade e propaganda, eles não são sinônimos, mas sim complementares. O marketing possui uma complexidade maior e mais abrangente, com uma visão macro sobre empresa e que inclui o setor comercial e financeiro, assim como relacionamento com o consumidor e a concorrência. Suas ações são voltadas para estratégias, dentro das mais variadas técnicas. Já a publicidade torna essas estratégias públicas, através da sua divulgação e na criação de anúncios para mais variadas mídias. 

Antes de traçar estratégias, o marketing identifica a empresa, o produto e o consumidor, da forma mais segmentada possível. Para isso, dispõe de pesquisas de mercado, análise da concorrência, diferencial do produto, definição do público-alvo, descrição de persona, entre outros. 

Os primórdios do marketing surgiram no avanço industrial, na necessidade de escoar os produtos. Os consumidores passaram a ser vistos como clientes e começaram a surgir campanhas visando a sua atração, assim como a valorização da marca. A partir da década de 1980, o marketing começou a ser consolidado e requisitado entre as empresas, que passaram a entender o cliente de forma diferenciada. 

Mais do que fabricar e comercializar o produto, as empresas começaram a atribuir a ele uma série de qualidades e benefícios, visando um cliente mais crítico que começava a surgir. Ele passou a buscar mais informações sobre o produto antes de comprá-lo, evitando compras por impulso e sim por necessidade. 

O marketing passou a traduzir esses anseios do cliente para toda a empresa, especialmente o setor comercial e publicitário. Além de criar planejamentos estratégicos para atrair o público-alvo, fazer com que ele conheça e crie confiança na marca para então adquiri-la. Ou seja, o marketing é uma compreensão abrangente do que o mercado deseja e atendê-lo. 

O marketing digital surgiu como uma evolução do tradicional, atendendo o promissor mercado da web. Logo que começaram a surgir os primeiros computadores e no início da internet, ele era voltado para a divulgação e venda de produtos e serviços online, mas em pouco tempo se tornou uma das carreiras mais concorridas e necessárias para o futuro. 


Como fazer carreira no marketing?

A íntima ligação do marketing com o mercado torna suas atividades um campo aberto para os mais variados perfis. Essa abrangência se amplia muito mais quando são incluídas as carreiras do marketing digital, que vão de necessidades mais ligadas à escrita até as voltadas à lógica e matemática. As ações e estratégias do marketing têm como objetivo criar valor, que pode ser identificado como retorno de vendas, geração de lucro e reputação da marca. 

A introdução da internet e a inclusão cada vez maior no cotidiano das pessoas revolucionou o trabalho de marketing e trouxe novas possibilidades de atuação. As atuais principais áreas de atuação de um profissional de marketing são:

  1. Marketing de conteúdo: produção e publicação de conteúdos relevantes, para a persona definida; 
  2. SEO: otimização de sites, blogs e páginas no Google, em busca das melhores posições; 
  3. Mídias sociais: atua criando estratégias para utilizar as redes sociais, através de publicações que estimulem o engajamento da audiência;
  4. Links patrocinados: publicidade criada em sites de busca, como o Google;
  5. Inbound marketing: aglomerado de estratégias que formam o funil de vendas, fazendo com que o cliente se sinta atraído pelo conteúdo proposto e se envolva com a marca; 
  6. Neuromarketing: é a utilização de técnicas de marketing, psicologia e neurociência para analisar o comportamento do consumidor;
  7. E-commerce: o comércio digital só cresce e precisa de profissionais estratégicos para ampliar as vendas; 
  8. Analista de marketing digital: é o profissional voltado para a atração pela internet. Em geral, é o profissional que atua em empresas menores e realiza várias funções como o SEO e a produção de conteúdo;
  9. Análise de resultados: área em que as estratégias são mensuradas e é possível realizar alterações para aprimorar os resultados; 
  10. Planejamento estratégico: profissional responsável pelo planejamento das estratégias de marketing, definindo as ações de cada especialidade com a inclusão do tempo de entrega; 
  11. Merchandising: colocação do produto no mercado de forma atraente e competitiva ao consumidor. Sua mais conhecida forma de ação é através de veículos de comunicação, onde o produto é inserido a trama apresentada, como se fizesse parte da vida do personagem;  
  12. Monitoramento de oportunidades: análise sobre a concorrência e as exigências do mercado; 
  13. Endomarketing: utiliza técnicas de marketing para realizar campanhas com os próprios colaboradores da empresa.
  14. Desenvolvimento de produtos: o marketing identifica quais são os interesses e necessidades do consumidor, para criar novos produtos e serviços;
  15. Marketing esportivo: trabalha em agências e empresas vinculadas ao esporte; 
  16. Marketing político: prepara o candidato a uma eleição e realiza um trabalho posterior, na valorização de sua imagem;

As empresas estão considerando o investimento em marketing e reservando cada vez um valor mais alto a cada ano. As grandes e médias empresas costumam contratar profissionais de marketing, mesmo se mantiverem contrato com uma agência para realizar as atividades mais elaboradas. Já as pequenas empresas e o microempreendedor utilizam agências de comunicação e profissionais freelancers, de acordo com a dimensão do trabalho a ser realizado. Até mesmo os profissionais liberais estão utilizando o marketing como forma de se destacar no mercado. 

O marketing é uma carreira em ascensão e que vem atraindo ainda mais investimentos das empresas, como forma de trazer retorno de vendas e de imagem. Com a expansão e aprimoramento do marketing digital e das novas tecnologias, as oportunidades são ainda maiores e mais impactantes para o mercado. Saiba como atuar no campo de marketing em nosso site da RedaWeb. Para conhecer nossos planos de produção de conteúdo, ligue para 0800 750 5564.