Como conquistar o seu leitor de primeira? Invista nos títulos
O mundo dá voltas e passa por transformações, mas uma coisa que não muda é o fato de que a primeira impressão é a que fica. Por isso, para conquistar o seu leitor de primeira, invista nos títulos. Afinal, na zona de guerra que é a internet, onde usuários são bombardeados por conteúdos, ganha quem for mais interessante.
Ainda que os seus conteúdos sejam de muita qualidade, o título separa o seu link ou postagem do leitor, sendo um fator de decisão. Além disso, saiba que 7 em cada 10 brasileiros leem apenas os títulos de notícias e artigos, segundo a DNPontoCom de Curitiba, sendo esse dado focado na geração Z.
Portanto, o seu título precisa ser muito melhor do os dos concorrentes e também precisar ser "digno" de ser clicado pelo usuário. Diante desses desafios, não precisa desanimar, porque trouxemos uma série de informações e dicas para produzir títulos matadores, olha só!
O título deve ser atraente para o usuário
No título passamos a informação sobre o tipo de tema que será abordado em um conteúdo, mas não podemos fazer isso de forma simples. As palavras precisam ser atraentes, encher os olhos de quem lê, no intuito de fazer o clique ser o próximo passo.
Portanto, na hora de falar sobre uma receita, você não vai dizer "Receita de bolo de cenoura com chocolate", você pode apresentar como "A receita de boleto de cenoura com chocolate que mudou minha forma de confeitar". Quem precisa desse dado vai clicar no que parece ser mais atraente.
Portanto, você precisa utilizar esse pequeno texto, uma frase na maioria das vezes muito curta, para gerar essa sensação. faça um título a ponto de ser atraente o suficiente para passar na frente de todos os outros que a sua concorrência produziu sobre o mesmo tema.
Faça uma preparação antes de elaborar os seus títulos
São muitas as estratégias existentes no marketing para chamar a atenção das pessoas, inclusive aquelas voltadas para criação de chamadas, como é o caso do título. Assim, uma preparação antes de elaborar os títulos colabora para resultados mais legais.
A primeira dica é realizar um brainstorming, que podemos chamar de tempestade de ideias, situação na qual escrever tudo o que vier à mente sobre o assunto e selecionamos o que for mais interessante. A segunda é sobre os mapas mentais, nos quais você começa com uma palavra e vai anotando todas que fazem parte daquele universo.
Os gatilhos mentais também são úteis, eles são palavras que expressões que atuam direto nas emoções humanas. Várias são as estratégias que você pode dispor para criar títulos mais impactantes para a sua audiência querer clicar ali primeiro.
Faça referências para criar identificação
A identificação é um gatilho poderoso para que o usuário goste do título, portanto, um ótimo recurso para inserir no tema da sua postagem. As opções são muitas, os ditados populares, cultura pop, memes, enfim, basta saber como adequar ao teor do conteúdo.
Isso porque utilizar muitos memes e referências à cultura pop pode descredibilizar seu conteúdo se ele for mais sério, como é o caso de um escritório de advocacia, por exemplo. Daí a importância de selecionar quais trocadilhos podem ficar melhor encaixados na proposta da linguagem.
De fato, o efeito que isso causa do leitor é bacana, porque há uma identificação de cara com o conceito do título. Conseguimos unir o útil ao agradável para ele, que fica curioso para saber o desenvolvimento do tema ao redor da referência feita.
Deixe seu leitor bem curioso
Imagine o segredo para que o leitor clicasse imediatamente em seu artigo. Se disséssemos que vamos entregar esse segredo certamente ficaria bem curioso. É aí que entra outra importante ferramenta para trabalhar com as palavras, que é ativar a curiosidade das pessoas.
Demonstre que o conteúdo possui algo que vai ajudar a resolver o que ele precisa, mas não deixe tão claro como isso vai acontecer. Assim, quem precisa pesquisar sobre o assunto vai clicar para saber qual a proposta para solucionar o problema.
Não faça algo comum como "Como o planejamento financeiro ajuda sua empresa a crescer!", pense em trazer a opção "Entregamos a estratégia que vai ajudar a sua empresa a finalmente crescer". Sem dúvidas o segundo título parece muito mais produtivo.
Não prometa no título o que o conteúdo não vai entregar
Já falamos sobre fazer referências, ativar curiosidade, ser atraente, enfim, agora, vamos mencionar o caminho que você não deve seguir em seus títulos. Entenda que de nada adianta criar um título espetacular se ao ler o conteúdo o usuário não encontra o que foi prometido.
Portanto, a criação do título deve servir de base para gerar a solução que foi prometida ao seu potencial cliente. As respostas que claramente não podem ser executadas, por exemplo, como milagres de resolver algo em tempo recorde, de que nunca mais vai errar, entre outros.
Criar muitas expectativas irreais, prometendo coisas que não podem ser cumpridas, pode custar a credibilidade da sua empresa. Não se esqueça de que a ideia do conteúdo é trazer mais informação para o usuário e criar um relacionamento com sua empresa até que ele, quem sabe, se torne um cliente.
O título deve resolver os problemas das pessoas
Os seus produtos e serviços possuem a proposta de resolver dores, problemas, dos seus clientes. E nesse raciocínio é que seguimos no marketing de conteúdo. Estamos o tempo todo vendendo soluções, portanto, é isso que o usuário quer ao pesquisar sobre seu nicho e chegar até a sua empresa.
Pode ser um empresário que quer aprender mais sobre gestão, uma dona de casa que pesquisa sobre um produto, um estudante atrás de alternativas para economizar e muitos outros. O intuito é encontrar as palavras-chave mais pesquisadas e ligar aos problemas em torno delas.
Você cria títulos que resolvem o problema e que são mais interessantes que os do concorrente. É essa a receita para gerar uma perspectiva saudável no usuário, que pode partir de um título para outro dentro do seu site e gerar bons resultados.
Vimos como conquistar seu leitor de primeira, optando sempre por investir nos títulos. Uma boa dose de criatividade pode ser suficiente para te fazer passar na frente dos concorrentes. Afinal, há ótimos conteúdos sobre vários assuntos quando as pessoas pesquisam na internet.
Portanto, é essencial dedicar tempo e estudo na hora de criar um título, que a princípio parece algo muito simples, mas que tem um poder enorme. É o título que vai indicar o quão bom é o conteúdo, despertar curiosidade, resolver problemas e muito mais.
Por isso coloque as dicas em prática e prometa aquilo que pode ser cumprido. Também mantenha um olhar sobre os conteúdos produtos pelas empresas concorrentes para saber mais sobre o que te espera.