Blog Como criar estratégias de marketing digital nas redes sociais

Como criar estratégias de marketing digital nas redes sociais

Como criar estratégias de marketing digital nas redes sociais

As estratégias de marketing digital são uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa que deseja obter melhores resultados, tanto de divulgação de sua marca e alcance de público como também aumento de vendas e, consequentemente, de seus lucros.

Com a utilização cada vez mais frequente das redes sociais, é muito importante que o marketing digital se faça presente nestas plataformas, pois é assim que se pode fazer uma estratégia muito mais efetiva, uma vez que seu público está quase totalmente concentrado nestes ambientes dentro da internet.

Assim, é preciso ter estratégias de marketing digital voltadas especialmente para as redes sociais, de modo a atingir o público da maneira mais adequada em cada plataforma. Isto irá gerar uma melhor visualização de sua marca, além de contribuir para a geração de leads de sua empresa.

Os passos para criar uma estratégia eficiente de marketing digital para as redes sociais

Confira, a seguir, quais são os passos necessários para se elaborar uma boa estratégia de marketing digital nas redes sociais:

1- Faça um planejamento inicial

De nada adianta criar um grande número de páginas e perfis de sua empresa nas redes sociais se não houver um planejamento para isto. O primeiro passo a ser compreendido é que o marketing digital nas redes sociais vai muito além da presença nestas plataformas.

Assim, estabeleça uma equipe de marketing digital para sua empresa e faça um planejamento inicial, para que seu trabalho não seja desperdiçado nestas plataformas.

2 – Defina quais são os seus objetivos

Para o sucesso de sua campanha de marketing digital nas redes sociais, é preciso ter os objetivos muito bem estabelecidos, ou seja, saber o que se busca com uma campanha de marketing digital neste contato com seu público.

Este objetivo é, de uma maneira geral, dividido em quatro tipos principais, que são: exposição de sua marca, geração de tráfego, geração de leads ou aumento de vendas.

A exposição de sua marca é, geralmente, um objetivo para marcas que buscam o primeiro contato com o público, com o desejo de tornar a marca mais famosa e reconhecida por seu público-alvo. Já a geração de tráfego busca, por meio das redes sociais, aumentar o tráfego em seu site, com um número maior de visitas frequentes.

A geração de leads é um dos principais objetivos para muitas empresas, pois um lead representa uma possível venda futura, ou seja, os leads são clientes em potencial de sua empresa. Por fim, o aumento de vendas é o objetivo final das empresas, especialmente aquelas que já possuem um bom número de leads e desejam, com o marketing digital em suas redes sociais, aumentar seus lucros.

3 – Criação de personas

Com um objetivo definido, é o momento de criar uma persona que representará os clientes a quem você deseja atingir. Isto torna muito mais fácil que sua equipe de marketing compreenda quem é o seu público, o que estas pessoas desejam e esperam de sua empresa.

Desta maneira, a criação da persona leva a uma facilitação de seu trabalho, com a possibilidade de compartilhar conteúdos que tenham um efeito muito maior sobre seu público-alvo, de forma que atenda às suas expectativas e desejos.

4 – Escolha as redes sociais a ser trabalhadas

Uma grande marca dificilmente atua da mesma forma em todas as redes sociais, pois existem grandes diferenças na forma como o público consome conteúdo em cada uma destas plataformas. Assim, é preciso que se identifique em quais redes sociais seu público está majoritariamente concentrado, para que o trabalho seja voltado a um determinado público específico.

Isto gera até mesmo uma economia de tempo e dinheiro, pois não há a necessidade de se realizar trabalho para redes sociais nas quais seu público não está presente. Desta forma, seu investimento será muito mais específico e com maiores chances de retorno positivo.

5 – Criação dos canais nas redes sociais

Um erro muito comum é imaginar que criar um perfil para uma empresa nas redes sociais é algo simples e intuitivo. Ao contrário, é preciso que se tenha um trabalho bastante detalhado para que sua página se diferencie das demais nas plataformas escolhidas para seu marketing digital.

Independentemente da plataforma na qual seu público se concentra e na qual seu trabalho será voltado, é importante trabalhar três itens específicos: categorização, otimização e elementos gráficos.

A categorização é permitida pela maioria das redes sociais, e significa que sua página pertence a uma empresa de um determinado segmento, o que amplia suas chances de obter um maior alcance. Já a otimização faz com que sua página tenha um destaque também nos resultados de busca, como no Google, por exemplo, que irá indicar sua página como um resultado relevante aos usuários.

Por fim, os elementos gráficos compõem grande parte do que é visto nas redes sociais e transmitem o perfil de sua empresa aos seguidores. Assim, é essencial trabalhar de forma muito atenta a seus elementos gráficos, para ter uma identidade visual própria de sua marca.

6 – Criação de conteúdo

As redes sociais são plataformas nas quais o conteúdo é de extrema importância, pois de nada adianta o compartilhamento de imagens e textos aleatórios que não impactem o seu público. Assim, o marketing de conteúdo é essencial em uma estratégia para as redes sociais.

Este conteúdo deve ser produzido para que seja relevante ao público-alvo de sua empresa e possa alimentar seus seguidores até se tornarem leads, ou seja, para que se interessem mais pelos seus produtos e aquilo que podem lhe oferecer, com maiores chances de que venham a, de fato, comprá-los.

7 – Acompanhamento de métricas

Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante também que as suas campanhas nas redes sociais tenham as métricas acompanhada. Dessa maneira, sabe-se exatamente o retorno que estarão oferecendo e a forma como são ou não efetivas diante de seu público-alvo.

Este acompanhamento de métricas é essencial especialmente para corrigir a tempo os pontos falhos de sua estratégia de marketing digital nas redes sociais, antes que possam vir a comprometer o sucesso de sua empresa nestas plataformas.

Para que sua presença seja ainda mais efetiva nas redes sociais e suas estratégias de marketing digital possam apresentar resultados positivos, contar com um conteúdo de qualidade é essencial. Para não cometer erros em seu conteúdo e oferecer sempre a melhor qualidade a seus seguidores, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos de produção de conteúdo disponíveis que melhor se adeque às suas necessidades!

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