Blog Como criar um site ou blog de qualidade?

Como criar um site ou blog de qualidade?

site ou blog de qualidade
Confira neste post uma lista com vários itens a considerar na hora de criar um site de qualidade

A sua empresa já está no universo digital? Através de quais ferramentas e recursos? Você possui um site ou blog de qualidade para o seu negócio? E... o que seria um site de qualidade? Mais do que um cartão de visita, como muitas pessoas costumam associar quando falamos em sites de empresas, esse recurso tem muito impacto na decisão de uma pessoa por optar ou não pelo seu produto e/ou serviço na hora de fechar uma compra.

Um site bonito, com informações bem distribuídas e completas, de fácil navegação e responsivo transmite confiança ao cliente, mostra que a sua empresa é idônea e transparente. Da mesma forma, sites mal estruturados, com erros, navegação lenta e outros problemas costumam levar a pessoa a procurar uma outra solução para o seu problema. E o que dizer então de empresas que não possuem um?

Na era digital que vivemos hoje, já se tornou rotina para a maioria das pessoas pesquisar sobre determinada marca, serviço ou produto na web antes de tomar uma decisão. E é nesse momento que esse possível cliente irá se deparar com o seu site. Vamos fazer um exercício rápido: coloque-se no lugar deste possível cliente. Ao encontrar o seu site, você confiaria na empresa? Se sente seguro em fechar negócio com ela? O site transmite confiança?

Sabemos que criar um site não é uma tarefa fácil, mas com as dicas que trazemos neste post será mais fácil começar o seu planejamento para a construção de um bom site ou levantar os pontos que precisam ser melhorados na sua página atual.

Preparado? Então, vamos começar!


Usabilidade e Design



criar site com usabilidade
Esses são dois pontos fundamentais na hora de criar um site de qualidade. Em primeiro lugar, a sua empesa já possui uma identidade visual? Ainda não? Então é hora de pensar nisso. Se sim, tenha em mente que o seu site tem que possuir uma identidade visual que corresponda ao seu negócio. Além disso, ele precisa chamar a atenção, se destacar, ser único, criativo e sedutor.

A pessoa precisa entrar no seu site e gostar do que vê. Do contrário, são grandes as chances de ela fechar a página e continuar a sua busca por outra opção, até cair no seu concorrente.

Nosso segundo ponto de atenção, a usabilidade, consiste em construir um site fácil e pensado para o usuário. Ou seja, a pessoa precisa entrar na sua página e encontrar com facilidade tudo aquilo que está procurando, além de entender logo de cara do que a sua empresa se trata e o que ela oferece de produtos/serviços. A navegação deve ser intuitiva e o visitante precisa entender com clareza para onde está indo e em quais botões ele deve clicar para achar a informação que está procurando.




Responsividade



responsividade ao criar site
Você com certeza já ouviu a expressão “site responsivo”. E, como deve imaginar, essa característica é realmente muito importante. Porém, você sabe exatamente o que ela significa? Um site responsivo é aquele que possui um design flexível e capacidade para se adaptar a qualquer tamanho de tela, seja um computador desktop, smartphone, tablet, etc. Ou seja, o seu site irá proporcionar uma navegação rápida e intuitiva em qualquer tipo de aparelho que a pessoa esteja usando.

Em um mundo cada vez mais digital, onde o número de usuários de smartphones cresce diariamente, essa dica é fundamental e precisa estar no topo das prioridades na hora de planejar o site da sua empresa. Além disso, os buscadores dão mais destaque para sites responsivos na hora de apresentar os seus resultados. Mais um motivo e tanto para você não esquecer desse detalhe ao criar o site do seu negócio.




Conteúdo



criar site com conteúdo
Pronto, você já tem um site agradável aos olhos, de navegação fácil, intuitivo e responsivo. Tudo certo, não é mesmo? Aí que você se engana. Um ponto muito importante na hora de pensar no site da sua marca é o conteúdo que será disponibilizado neste espaço. Que seções o seu site terá? Quais conteúdos serão explorados em cada uma delas?

Você quer contar a história da sua marca? Incluir um descritivo dos seus produtos e/ou serviços? Trazer cases de clientes e depoimentos de sucesso? Explicar as políticas de compra e formas de contato? Ok, mas de nada adianta trazer todas essas informações se elas não forem de fácil leitura e dinâmicas na página.

Além disso, um conteúdo bem escrito precisa estar dentro das regras gramaticais. Um erro simples de português é suficiente para espantar o seu leitor e fazê-lo procurar o seu concorrente. Tudo se resume a uma palavra: credibilidade. É isso que o conteúdo do seu site precisa transmitir aos visitantes.

Mais uma vez, não esqueça de se colocar no lugar do seu possível cliente e pense em quais informações você esperaria encontrar na sua página para se sentir seguro em relação à empresa e pronto para fechar negócio. Inclua todos esses pontos no planejamento do seu site.


SEO: Otimizando seu site



seo ao criar blog e site
Todo mundo quer ver seu site ocupando as primeiras posições nos buscadores, principalmente no Google, não é mesmo? Isso nos leva à nossa próxima dica, o tão falado SEO. Em primeiro lugar, é importante você saber que ele possui relação direta com o conteúdo do seu site.

Vamos começar explicando o que significa SEO exatamente. Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites, em português, pode ser definido como a otimização de uma página na internet para ser melhor encontrada e compreendida pelas ferramentas de busca. Dessa forma, o seu site ou blog fica melhor posicionado, aparecendo inclusive na frente da concorrência, quando seu possível cliente procura por determinado assunto nos buscadores.

E por que ele tem relação com o conteúdo? A resposta é simples: porque um dos principais critérios para ter uma boa otimização SEO é o estudo das palavras-chave e forma de abordagem delas nos seus textos. A partir de quais palavras-chaves você deseja ser encontrado? Com o uso de algumas ferramentas, você consegue verificar quais palavras-chave são bastante procuradas e, consequentemente, mais concorridas, analisando também quais são mais acessíveis. Com a definição de quais palavras-chave você deseja explorar, fica mais fácil desenhar o planejamento de conteúdo do seu site.

Outros pontos ajudam muito no SEO do seu site, são eles:
  • URL amigável: não esqueça de sempre incluir a sua palavra-chave na URL do site, além de deixar claro o que a pessoa irá encontrar naquela página ao ler a sua URL.

  • Uso correto dos títulos e intertítulos: o título da sua página deve sempre conter a palavra-chave, ser explicativo e não muito longo. Quando possível, divida o seu conteúdo em intertítulos, usando a palavra-chave e correlatas, mas sempre cuidando para não exagerar.

  • Editar corretamente as imagens que são utilizadas: uma dica importante é sempre incluir a palavra-chave no texto alternativo (alt) das imagens selecionadas.

  • Fazer uso de links internos e externos ao longo dos textos, o famoso link building: além de facilitar a jornada do usuário pelo seu site, o link building transmite autoridade aos sites.



Antes de criar um site, pense na interatividade



interatividade
O site da sua empresa foi desenvolvido pensando no seu cliente, certo? Desta forma, lembre-se sempre de incluir espaços para o seu público poder falar diretamente contigo, seja para tirar dúvidas, elogiar o seu atendimento ou fazer alguma reclamação. Porém, de nada adianta dar esta opção se não houver acompanhamento das interações e respostas.

Acompanhe de perto as interações que chegam até a sua marca, respondendo-as o mais rápido possível e sempre levando uma solução ao cliente, nos casos em que isso for necessário. O seu cliente é seu bem mais valioso e ele precisa se sentir acolhido pela sua marca. O consumidor hoje em dia, quer mais do que empresas que somente vendem seus produtos e/ou serviços, ele quer interagir. E você precisa levar isso em consideração no momento de criar um site ou blog para a sua empresa.

Mesmo que você opte pelos robôs de atendimento, tão em alta nos dias de hoje, tente torná-lo o mais humano possível, com uma linguagem direta, dinâmica e de acordo com o seu público-alvo.




Benchmarking: um grande aliado


benchmarking de sites

Você provavelmente já ouviu falar nesse termo, certo? Mas você sabe o que significa benchmarking? Ele consiste em uma prática muito comum e difundida no mundo empresarial, através da qual é realizada uma análise de outras empresas, concorrentes ou não, em busca das melhores práticas sobre determinado aspecto.

É importante esclarecer que o benchmarking não se trata de copiar o que outros negócios estão fazendo, mas sim verificar quais práticas e melhorias podem ser adequadas à sua empresa para alcançar melhores resultados. No momento de criar um site para a sua marca, essa é uma atividade recomendada.

Que tal visitar aquele site que você sempre gostou de navegar e prestar mais atenção aos detalhes? Quais deles podem ser aplicados na página da sua empresa? O que você não gosta em outros sites? Anote todos esses insights e não esqueça deles no momento de planejar a sua página.

Se você ainda está pensando em criar um bom site para a sua marca, reúna o maior número possível de referências, sejam bons ou maus exemplos. Quanto mais informação e exemplos você tiver, menores as chances de cometer algum erro ou de precisar trabalhar novamente em cima do seu site em um curto intervalo de tempo.


Acompanhe os resultados


resultados do site

Uma das melhores partes do Marketing Digital é a possibilidade de acompanhar de perto os resultados e mensurar as ações que você desenvolve neste ambiente. Desta forma, é possível mudar a estratégia, fazer possíveis adequações e aprimorar aquilo que já está no caminho certo de forma rápida.

Portanto, verifique sempre os números do seu site através de um sistema de análise, como por exemplo, o mais conhecido deles, o Google Analytics. Por meio desta ferramenta é possível analisar o comportamento dos usuários no seu site. Você consegue, por exemplo, descobrir quais são as páginas mais acessadas, de onde as pessoas estão chegando até o seu site, em quais links os visitantes costumam clicar mais, qual o número de acessos em determinados períodos de tempo, de onde são essas pessoas, entre muitas outras informações que permitem tornar as tomadas de decisões muito mais assertivas.

Caso você não tenha tempo ou conhecimento para fazer o acompanhamento desses resultados, procure ajuda profissional e contrate um especialista em marketing digital para ajudá-lo.



Conclusão




O site, muitas vezes, é a porta de entrada para a sua empresa. E essa porta de entrada precisa ser responsiva, de fácil navegação, intuitiva e com conteúdo de qualidade, não é mesmo? Na hora de planejar e criar o seu site, tenha em mente as dicas que trouxemos acima e, principalmente, coloque-se sempre no lugar do seu cliente.

Pense nas imagens que você deseja incluir no seu site, na identidade visual da sua empresa, em quais informações o seu visitante precisa saber sobre o seu negócio, quais são seus pontos fortes e diferenciais para conquistar aquele usuário, como ele consegue entrar em contato com a sua empresa, etc. Todos esses são pontos fundamentais na hora de planejar e criar um site para o seu negócio.

Para criar um site de qualidade, conte com a ajuda de profissionais capacitados e preparados para essa tarefa. Lembre-se que o conteúdo que você apresenta é determinante para conquistar a confiança desse possível consumidor. Erros de português, frases sem sentido e textos longos e repetitivos têm o poder de espantar aquele visitante e fazê-lo procurar outra solução. Se o seu concorrente estiver mais bem preparado para recebê-lo em seu site, o seu negócio perde um futuro cliente.

Com isso em mente, você pode contratar uma agência de marketing de conteúdo como a RedaWeb, que conta com jornalistas e redatores prontos para entregar os melhores textos, de acordo com a sua necessidade e o perfil da sua empresa. Temos uma plataforma pensada 100% em você, intuitiva e de fácil navegação, além de preços e pacotes que cabem no seu bolso. Entregue o conteúdo do seu site nas mãos de quem entende do assunto e está pronto para atendê-lo da melhor forma possível.

Continue acompanhando a nossa página, conte com a gente e até a próxima!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
dicas-para-melhorar-os-resultados-do-marketing-na-sua-agencia entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564