Blog Como desenvolver um site mobile?

Como desenvolver um site mobile?

Mullher olhando no celular

Ter um site ou um blog na internet é extremamente importante para as empresas e profissionais, uma vez que é na rede de computadores que praticamente todas as pessoas buscam informações e referências sobre produtos e serviços que desejam adquirir. Porém, apenas estar presente na internet não é mais o suficiente, pois é preciso garantir a facilidade de acesso de seus clientes ao seu conteúdo.

Isso significa, na prática, que é preciso se preocupar com a forma como as pessoas acessam ao seu conteúdo. Hoje, grande parte dos internautas navega pelas páginas da internet por meio de seus celulares e smartphones, e não mais apenas por computadores e notebooks.

O principal fator que contribuiu para esta mudança de comportamento dos internautas foi a facilidade que os smartphones lhe possibilita, uma vez que podem acessar a qualquer página independentemente do local em que estejam. Porém, para as empresas e profissionais, isso representa uma preocupação a mais, pois a navegação mobile em suas páginas é diferente de uma navegação convencional.

Justamente por isso é que é fundamental saber como desenvolver sites mobile para o seu negócio, pois isso garantirá que, mesmo que seu conteúdo seja acessado por meio de um smartphone, não perderá qualidade. Diferentemente, sites desenvolvidos apenas para a versão web, não apresentam esta responsividade, o que faz com que percam qualidade e sejam mais difíceis de serem navegados em aparelhos móveis.

Como colocar um site mobile no ar

Com a importância de se ter um site mobile para o seu negócio, é importante que se saiba, também, como colocar este tipo de página na internet. Logo de cara, é preciso saber que o ideal é começar o seu trabalho do zero, pois um site já pensado apenas para a versão web pode não apresentar a mesma qualidade ao ser apenas transformado em uma versão mobile.

Embora possa parecer algo muito trabalhoso, a elaboração de um site mobile é algo que pode ser bastante facilitado, especialmente por conta do uso de algumas plataformas e ferramentas específicas. 

A seguir, confira algumas das plataformas que permitem a criação de sites de maneira rápida e fácil, e que contam com a versão mobile de sua página, para que possa contar com todas as vantagens que isso traz para o seu negócio:

- Blogger e WordPress

Duas das mais famosas plataformas que permitem a publicação de blogs, inclusive com opções gratuitas bastante completas, o Blogger e o WordPress são exemplos de plataformas nas quais é possível utilizar a ferramenta para a publicação de páginas com a versão mobile.

Em geral, estas são plataformas utilizadas para a divulgação de conteúdos em blogs, os quais tendem a ser bastante interessantes e atrativos para as empresas e profissionais que passam por uma fase de captação de clientes. A interface intuitiva destas plataformas permite que qualquer pessoa consiga elaborar a sua própria página.

- WebRok

Outra plataforma que permite a elaboração de sites com uma versão mobile muito completa é o WebRok, que possui uma versão gratuita muito atrativa. No entanto, o nome da plataforma estará presente no domínio de seu site, como forma de divulgação de seu serviço.

O uso desta plataforma também é bastante intuitivo, e seu painel de gerenciamento do site é muito organizado, sempre no lado direito de sua tela. Além disso, após a criação de seu site, em pouco menos de um minuto a página já estará no ar e pronta para ser visitada por qualquer pessoa.

- Wix

Para complementar as melhores opções para a elaboração fácil de um site mobile, o Wix é outra ferramenta que deve ser destacada, pois é bastante completa e permite que se consiga personalizar a página para que fique com a cara de sua empresa.

O maior destaque desta plataforma, que possui versões pagas e gratuitas, é a grande variedade de opções para o seu site. Assim, a sua página não terá um aspecto engessado, semelhante a quaisquer outras da internet, mas sim um formato agradável e que permita aos visitantes o reconhecimento de sua marca.

A estrutura de seu site mobile

Além de saber como colocar o seu site mobile no ar, é importante se atentar ao fato de que este tipo de site deve possuir características distintas em relação aos sites comuns. Isso porque a navegação em smartphones, que possuem uma tela menor, acontece de forma diferente se comparada à navegação em computadores.

Assim, confira a seguir quais são algumas das características estruturais que devem fazer parte de seu site mobile:

- Caixa de pesquisa

Um dos pontos mais importantes em um site mobile é a possibilidade de que as pessoas pesquisem diretamente pelo conteúdo que desejam, para que cheguem a este conteúdo mais facilmente.

O ideal é que esta caixa de pesquisa esteja localizada logo na primeira tela que seu visitante visualizará. Isso tornará mais fácil a sua navegação e permitirá um maior conforto para as pessoas que consomem seu conteúdo.

- Integração com aplicativos e redes sociais

Uma característica da navegação na internet por meio de smartphones é a presença de diferentes aplicativos neste mesmo aparelho. Assim, é possível utilizar esta característica para redirecionar os seus visitantes, de seu site para a sua página em redes sociais, e vice-versa.

Isso permite que a sua empresa esteja mais presente no dia a dia de seus consumidores, de forma que recebam seu conteúdo com maior facilidade, o que leva a uma natural aproximação de sua marca para com o público.

- Não deixe de otimizar o seu site mobile

Um erro que algumas empresas e profissionais podem cometer, em algumas situações, é imaginar que, por ter um site mobile, o trabalho já estará pronto e a navegação em sua página será sempre agradável a seu público. Entretanto, este é um trabalho constante, que precisa ser feito de maneira recorrente, com a otimização de seu site sempre que possível.

Esta é a única forma de garantir que a sua página estará sempre pronta para oferecer a seus clientes a melhor navegação possível, independentemente de qual seja o aparelho utilizado para o acesso ao seu site.

Além de tudo isso, é importante que você se lembre sempre de que de nada adianta um site responsivo, com uma versão mobile bem montada, mas que não tenha qualidade em seus conteúdos. O material publicado em seu site é o que fará com que o seu público possa ser conquistado e venha a se tornar, efetivamente, seus clientes.

Para garantir sempre o melhor conteúdo para o seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça todos os nossos planos de produção de conteúdo disponíveis!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564