Blog Como escolher a melhor plataforma na hora de criar um blog

Como escolher a melhor plataforma na hora de criar um blog

Como escolher a melhor plataforma na hora de criar um blog

Possuir um blog é um desejo comum para um número muito grande de pessoas, que buscam, neste tipo de plataforma, compartilhar conteúdo a respeito de temas que tenham conhecimento ou apenas sobre os quais tenham algum interesse específico ou um gosto particular.

Esse desejo de colocar um blog na internet pode ser tanto por vontade de conseguir lucro – que pode ocorrer de diferentes maneiras, como com anúncios, patrocínios ou outras formas de se gerar dinheiro – quanto simplesmente por satisfação pessoal – como um hobby.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, se você pretende ter um blog, é muito importante escolher com cuidado a plataforma na qual vai hospedá-lo, isto é, o software que você vai utilizar para divulgar o conteúdo na internet, para que possa desenvolver esta página da melhor maneira possível com os recursos disponibilizados.


As principais opções de plataforma para o seu blog 

Algumas plataformas de blogs são bastante populares no Brasil, conhecidas por um grande número de muitas pessoas, no entanto seus detalhes de funcionamento e para quais tipos de blogs elas são indicadas ainda são pontos que causam confusão para o público.

A seguir, confira quais são essas plataformas, seus detalhes de funcionamento e as indicações sobre quais se encaixam melhor para cada tipo de blog.

1 – WordPress.org 

Uma das plataformas mais conhecidas entre o público que segue blogs na internet é o WordPress.org. Essa plataforma é uma das mais democráticas, pois se ajusta bem a qualquer tipo de finalidade. Além disso, ela oferece uma grande liberdade para que o autor utilize o seu conteúdo da maneira que melhor desejar, sem nenhuma trava ou impedimento.

Dessa forma, a plataforma se adapta aos diferentes tipos de blogs, desde que seu usuário se dedique a personalizar sua página de acordo com o seu segmento. Isso vai oferecer uma melhor sensação para o público que o segue e também vai contribuir para o sucesso de sua página.

No entanto, é preciso que os usuários desta plataforma tenham um domínio próprio e hospedagem para o armazenamento de seu conteúdo, o que requer um investimento em torno de R$ 33 por mês.

Essa plataforma também é muito recomendada para quem busca obter algum lucro financeiro, pois você pode inserir os seus próprios anúncios e na disposição que mais lhe agrade. Portanto, não há nenhum atrito entre a publicidade e o conteúdo, além do retorno financeiro total para você.

 2 – WordPress.com 

Uma alternativa ao WordPress.org é a plataforma .com; é um serviço que alia o gerenciamento de conteúdo com a hospedagem na internet. Esse serviço de hospedagem pode ser adquirido em planos distintos com diferentes valores, até mesmo gratuito, embora com algumas limitações.

A plataforma gratuita do WordPress.com, apesar de limitada, é muito boa para as pessoas que querem ter um blog apenas para divulgar seu trabalho ou falar de assuntos de interesse pessoal, sem pensar um retorno financeiro.

Nessa plataforma, os anúncios, o domínio e todo o lucro ficam com a empresa, enquanto o autor conta com uma boa funcionalidade e a possibilidade de um blog sempre atualizado, o que vai ajudá-lo a atrair seu público-alvo.

3 – Blogger 

Outra plataforma bastante conhecida, o Blogger, é o serviço de hospedagem disponibilizado pelo Google e considerado por muitos como o mais simples e fácil de usar, pois não requer grande conhecimento de internet para se criar um blog.

No entanto, apesar dessas vantagens, o Blogger é bastante limitado, com poucos recursos e sem a possibilidade de uma grande personalização, o que o torna pouco atraente para quem está visando lucro, além disso não costuma receber muitas atualizações. 

Para quem busca apenas falar sobre assuntos de interesse de pessoal ou ter um blog como hobby, o Blogger é uma boa escolha, pois não gera gastos financeiros e não requer grande habilidade para ser utilizado.

4 – Medium

Se você estiver interessado em divulgar seu trabalho com um conteúdo voltado exclusivamente para a sua área profissional, então a melhor opção é o Medium, uma plataforma que atrai um público mais interessado em material escrito e informações profissionais.

Com muitas características de redes sociais, o Medium é uma plataforma gratuita na qual você pode compartilhar o seu conteúdo produzido por meio de textos.

Por causa desses aspectos, essa plataforma não é direcionada para quem busca ganhar dinheiro com blogs, pois não permite a configuração de anúncios, uma vez que o usuário tem, nessa opção, apenas o trabalho de produção de conteúdo escrito, o que mantém o site com uma aparência muito mais clean e profissional.

5 – Tumblr

No mesmo segmento de blogs que se assemelham bastante a redes sociais, o Tumblr é mais uma alternativa que pode ser utilizada se você deseja ter um blog destinado apenas para o compartilhamento de conteúdos de interesses pessoais, ou seja, sem o objetivo de ganhar dinheiro.

Isso ocorre justamente porque, por possuir recursos semelhantes ao das redes sociais, o principal benefício do Tumblr é a maior divulgação de seu conteúdo, pois pode fazer você adquirir mais seguidores, por exemplo, assim como ocorre em outras redes sociais. Essas características fazem o Tumblr ser comumente referido como um meio termo entre o WordPress e o Twitter, pois apresenta algumas funcionalidades específicas que se assemelham a essas duas plataformas.

O Tumblr é excelente para quem busca divulgar seu trabalho, porque apresenta recursos de assinaturas em assuntos que sejam de interesse dos usuários, os quais são apresentados em um feed inicial. Desse modo, o público que se interessa por seu trabalho vai receber o conteúdo de seu blog diretamente em sua página inicial na plataforma, de modo que seu alcance seja maior e mais constante, sem a necessidade de que as pessoas acessem o seu link dentro do site.

Agora que você já sabe como escolher a melhor plataforma para o seu blog e quais são as suas principais opções, analise o que você pretende com ele e quais as funcionalidades de cada uma delas que melhor se ajustam às suas necessidades. Assim, você poderá fazer a escolha correta e que vai lhe oferecer uma experiência muito melhor para o seu blog.

Para garantir que o seu blog tenha sempre um conteúdo de qualidade e atraente para o seu público, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os diferentes planos de produção de conteúdo disponíveis. Não perca tempo!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564