Blog Como está seu marketing de conteúdo? Conheça os principais indicadores

Como está seu marketing de conteúdo? Conheça os principais indicadores

mulher empresária pensativa na frente do notebook

O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode, sem dúvida, contribuir para o alcance dos objetivos de uma empresa, como elevar seu número de clientes e vendas, por exemplo. No entanto, para que estas e outras metas sejam alcançadas, é essencial mensurar os resultados dessa estratégia. 


Neste post, apresentamos os principais indicadores do marketing de conteúdo, com a finalidade de fazer com que sua estratégia seja aperfeiçoada continuamente. Não deixe de conferir! 


A importância de utilizar métricas no marketing de conteúdo


Usar indicadores de desempenho no marketing de conteúdo é fundamental, uma vez que se tratam de recursos que permitem à empresa não apenas saber se sua estratégia está indo no caminho certo, mas também tomar decisões fundamentadas em dados sólidos. 


Ao usar indicadores de desempenho no marketing de conteúdo, uma empresa pode aproveitar os seguintes benefícios: 


  • Obter melhores resultados nas estratégias de marketing de conteúdo; 
  • Alcançar mais clientes e aumentar as vendas; 
  • Reduzir custos com retrabalhos;
  • Otimizar o processo de realização (ganhar tempo) de estratégias de marketing de conteúdo;
  • Ter uma ampla visão a respeito do desenvolvimento e/ou desempenho das estratégias de marketing de conteúdo. 


Principais indicadores voltados para o marketing de conteúdo


A seguir, conheça os principais indicadores voltados para o marketing de conteúdo:


Visitas em uma página web


Trata-se de uma métrica que permite ao gestor de marketing de uma empresa ver quantas visitas uma página web recebeu. Com base nesse indicador, é possível saber os tipos de conteúdos que mais interessam ao cliente ou cliente em potencial. 


Por exemplo, se a página que mostra o conteúdo X recebeu mais visitas que a página que mostra o conteúdo Y, então significa que o assunto abordado no conteúdo X é mais atrativo para o leitor. 


Visitas únicas no site


As visitas únicas, por sua vez, são uma métrica que possibilita ao gestor de marketing de uma empresa saber o tamanho da audiência de um site, de uma forma geral. 


É um indicador que permite, por exemplo, saber se a organização alcançou o objetivo relacionado ao seu número de visitantes. Com base no resultado, o gestor pode reforçar as estratégias de marketing de conteúdo ou melhorá-las, a fim de que tal meta seja alcançada. 


Tempo médio em que uma pessoa passa em uma página


É um indicador que revela o tempo médio que um visitante passa em uma página. Assim como as métricas já apresentadas, mostra o interesse do consumidor por determinado conteúdo. Também permite saber se o visitante apenas abre e fecha a página ou passa mais tempo nela. 


Caso um visitante passe um tempo considerável em uma página que apresenta o conteúdo X, a empresa pode utilizar isso como base para produzir mais conteúdos seguindo a mesma linha de pensamento.  Dessa forma, pode alcançar mais clientes e aumentar suas vendas. 


Abertura de e-mail


Outro indicador importante no âmbito do marketing de conteúdo é a taxa de abertura de e-mail. Ele mostra a quantidade de pessoas da sua lista que clicaram no e-mail enviado por sua empresa, abrindo-o. É uma métrica que revela também a recepção do conteúdo pelo lead. 


A taxa de abertura de e-mail também mostra o horário mais comum em que as pessoas abriram o e-mail enviado. Assim, ajuda a empresa a enviar um e-mail em um horário mais conveniente para seus clientes. Com base nisso, pode obter melhores resultados. 


Formulários preenchidos 


É possível também medir o consumo de conteúdo a partir da quantidade de formulários preenchidos. É um indicador que revela, por exemplo, o número de pessoas que preencheram um formulário para receber, como contrapartida, conteúdos como artigos, e-books etc. 


Normalmente, os formulários são estratégias aplicadas em páginas de conversão de visitantes em leads, como as landing pages. 


Taxa de rejeição


A taxa de rejeição é importante indicador, considerando que mostra a equipe de marketing digital de uma empresa se ela está indo no caminho certo. 


A taxa de rejeição mostra, por exemplo, se o cliente acessou o site e permaneceu nele ou saiu alguns segundos depois. Caso tenha saído, pode indicar que determinadas páginas (ou conteúdos) do site são rejeitadas pelo cliente. Dar atenção especial a elas é necessário para que essa realidade mude. 


Frequência de visitas


É um indicador que mensura a média de frequência de visitas a seu site ou blog institucional. Por exemplo, pode indicar em quais períodos o seu site recebe mais visitas. Em datas festivas, como Natal e Ano Novo, é comum o aumento de visitas em um site. 


Com essa métrica, uma empresa pode verificar se a frequência de visitas em seu site está dentro das expectativas esperadas. 


Taxa de descadastro em e-mail marketing e newsletter


Trata-se de um indicador que permite a uma empresa saber qual é a taxa de descadastro em e-mail ou newsletter. Logo, ajuda a organização a saber se seu conteúdo é atrativo ou não. 


Caso a taxa de descadastro seja alta, a equipe de marketing de conteúdo deve procurar saber o que está acontecendo e, em seguida, tomar as providências necessárias para que esse problema seja resolvido, como investir na produção de conteúdos de valor, que despertem a atenção do público a que eles se destinam. 


Compartilhamento, curtidas e seguidores (follow e unfollow)


É provável que você já conheça essas métricas, considerando sua popularidade, até mesmo entre os que não são especialistas em marketing de conteúdo: compartilhar, curtir e seguidores (follow e unfollow).


Quando um conteúdo é bem produzido, ou seja, de valor para o seu público, com certeza, ele é compartilhado nas redes sociais e recebe muitas curtidas. Com isso, pode alcançar mais pessoas. Da mesma forma, o número de seguidores que uma página recebe ou deixa de possuir mostra a preferência do consumidor por determinados conteúdos. 


O perfil de uma empresa na rede social X que recebe muitos seguidores pode ser por vários motivos, como interesse nas soluções que ela comercializa e no conteúdo que fornece aos seus clientes. 


Para que consiga obter melhores resultados em sua estratégia de marketing de conteúdo, fazer uso das métricas que destacamos neste conteúdo é fundamental. Os indicadores permitem a um gestor de marketing verificar o desenvolvimento das estratégias de marketing de conteúdo e, com base nisso, tomar decisões eficazes. 


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