Como estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar empresas de tecnologia?

O Marketing de Conteúdo tem estratégias que podem ser úteis para todo tipo de empreendimento. Porém, empresas de tecnologia podem aproveitar ainda mais destas técnicas para ampliar vendas, melhorar o posicionamento da marca, ganhar melhor reputação e se consolidar no mercado.

Neste texto você vai saber com mais detalhes de que maneira estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar as empresas de tecnologia. Quer entender melhor? Acompanhe conosco!


Marketing de Conteúdo atinge o público ideal

Todas as empresas que atuam no setor de tecnologia precisam conversar com um público que está ligado nessa tendência digital. Esse público tem a característica de estar sempre consumindo conteúdo na internet, nas redes sociais, nos blogs, nos fóruns e em canais de vídeos que tratam dessa temática.

Ou seja, estratégias de  Marketing de Conteúdo atacam exatamente os lugares virtuais com maior audiência por parte de empresários, investidores, parceiros e clientes em potencial. Seja no setor B2B (Business to Business) ou B2C  (Business to Consumer).

No setor B2B há grande volume de clientes em potencial procurando soluções em tecnologia para aprimorar os processos de suas empresas em diversos setores, especialmente administrativo, financeiro, marketing, RH e aspectos operacionais.

No setor B2C é crescente o número de possíveis clientes migrando de ambientes off-line para o online em uma série de serviços e ferramentas, como serviços bancários, substituição de papéis por instrumentos digitais, entre outros.

Estes clientes possuem recursos e estão dispostos a comprar, porém buscam informação de qualidade e utilidade nas empresas que pesquisam, afinal, querem fechar negócio com uma organização na qual confiam. É por isso que quando o seu empreendimento de tecnologia oferece este conteúdo aos leads, isso torna-se um diferencial no processo da jornada de compra.


Marketing de Conteúdo ajuda a educar o seu mercado

Muitas empresas que atuam no ramo da tecnologia, por vezes, enfrentam um desafio: explicar aos clientes e ao mercado como um todo, como exatamente é o seu modelo de negócio. Isso acontece porque boa parte destes empreendimentos estão oferecendo soluções cada vez mais inovadoras e disruptivas, ainda pouco conhecidas do público.

O esforço de instrução e esclarecimento do público sobre a relevância do modelo inovador de negócio oferecido pelos empreendimentos de tecnologia é fundamental para que a empresa possa ter sucesso. Nenhuma outra técnica de comunicação tem tanta eficiência para proporcionar estes esclarecimentos e esta educação de mercado do que o Marketing de Conteúdo.

Por meio dos posts nas redes sociais e suas interações, bem como dos conteúdos publicados em blogs, canais do YouTube, landing pages e outras plataformas, a empresa oferece aos clientes em potencial todas as informações necessárias para comprovar ao público que o novo modelo de negócio pode ser útil e vale o investimento.

Modelos mais instantâneos como as Ads de redes sociais e até mesmo o marketing offline tem o seu efeito para chamar a atenção do cliente. Porém, para convencê-lo, encantá-lo e levar o lead a passar por todas as etapas da jornada de compra e fechar negócio, o Marketing de Conteúdo é a estratégia ideal.


Marketing de Conteúdo cria vínculo positivo com o cliente

Manter o cliente próximo em relação à empresa, bem como cativá-lo com sua linguagem e conteúdo tem dois impactos diretos sobre os negócios:

  • O ticket médio das vendas aumenta, pois os clientes sentem-se confortáveis para gastar mais
  • Os clientes se mantém fidelizados à empresa, comprando do seu empreendimento por muito mais tempo.

Ou seja, cresce o faturamento de maneira sustentável. 

O Marketing de Conteúdo está dentro de um leque de estratégias chamadas de Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Ou seja, são técnicas utilizadas para atrair o cliente e mantê-lo próximo à empresa, com um vínculo de simpatia, credibilidade, interesse e até mesmo afeto pela marca do seu negócio.

Nas empresas de tecnologia isso é muito importante porque a maioria destes empreendimentos têm em sua missão, visão e valores, conceitos sobre eficiência, sustentabilidade, simplificação de rotinas e respeito ao cliente. Por isso, criar um vínculo com o consumidor, uma relação de identificação, pode ser um fator de sucesso na hora de vender.

Esse vínculo acontece quando a empresa produz conteúdo regularmente, em uma linguagem coerente e característica que o seu público entende, aprova e acompanha. Ao consumir o conteúdo de alta qualidade das suas páginas e suas redes sociais, os clientes atribuem credibilidade, confiança e sentimentos positivos em relação à sua marca.


Marketing de Conteúdo pode ser combinado a outras estratégias

Uma das maiores qualidades do Marketing de Conteúdo enquanto estratégia para empresas que atuam no ramo de tecnologia é a sua versatilidade. Ele pode ser facilmente aplicado com bons resultados de maneira isolada, ou aliado a outras estratégias de Marketing on-line e/ou off-line para o seu negócio.

Com boas combinações, o desempenho das campanhas pode ser extraordinário para as vendas. Como o Marketing de Conteúdo tem um custo baixo de implantação, com ótimos resultados, a empresa pode começar a investir nele sem que isso represente um impacto tão grande no orçamento.

Por isso, se a sua empresa já adota outras estratégias de Marketing Digital ou Off-line , não tem problema. É possível integrar o Marketing de Conteúdo às suas campanhas sem qualquer prejuízo, e com resultados muito mais expressivos.


Conte com quem entende do assunto

Porém, para obter os resultados necessários, é muito importante que o conteúdo oferecido nas páginas da sua empresa tenha alta qualidade. E não apenas isso: ele precisa ser moldado de acordo com os algoritmos e características necessárias para chegar ao maior número possível de pessoas.

Para isso, o Marketing de Conteúdo é produzido de acordo com a Otimização de Ferramentas de Pesquisa (Search Engine Optimization - SEO), melhorando o posicionamento dos links do seu negócio no Google, uma vez que a maioria dos clientes faz buscas antes de comprar um produto ou adquirir um serviço.

Desta forma, apenas conteúdo não basta. Apenas bom conteúdo não basta também. É preciso bom conteúdo elaborado especialmente para encantar - e ainda ser facilmente encontrado na internet.

Para garantir que tudo isso será aplicado, a sua empresa pode contar com quem entende muito do assunto. Um agência especializada em Marketing de Conteúdo que adapta os artigos e textos perfeitamente às características e necessidades do seu negócio: a Redaweb.

A Redaweb tem expertise e grande experiência em Marketing de Conteúdo, com inúmeros cases de sucesso também para empresas do ramo da tecnologia e da inovação. É a certeza de sucesso nas suas campanhas e retorno para o investimento no seu negócio.

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