Blog Como fazer Análise SWOT no Marketing Digital?

Como fazer Análise SWOT no Marketing Digital?

homem fazendo análise swot em um quadro enquanto a equipe o observa

A famosa análise de SWOT, muito usada para descobrir nichos, para conseguir ver a situação real da empresa e para demais tomadas de decisão, é uma carta coringa para o mundo do empreendimento.


Ela significa Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Parafraseando Chiavenato, em 2003, o intuito da análise SWOT é cruzar todas essas oportunidades com as ameaças nos ambientes internos e externos das empresas para ter uma análise pontual daqueles possíveis fatores de força e de fraqueza.  


Também conhecida como análise FOFA, ela é um meio de planejar a parte estratégica da corporação, usada ainda para decisões pessoais, ao demarcar os pontos fortes e fracos no que tange a parte interna e externa da sua empresa. Ou seja, as ameaças e as oportunidades. Aplicando este conceito (SWOT) no Marketing Digital, temos o exemplo a seguir:


Análise FOFA:

  •  Força: os pontos fortes internos;
  •  Oportunidade: os pontos fortes externos;
  • Fraqueza: os pontos fracos internos;
  •  Ameaças:  os pontos fracos no que se refere ao externo.



O ideal é quanto mais força aquele ponto interno tem ou mais força negativa (fragilidade) aquela característica possua, mais ao extremo do papel ou da planilha você coloque essa informação. É crucial ser sincero/a nessa parte da análise.


Então, aqui vamos detalhar como fazer a Análise SWOT no marketing digital de uma empresa fictícia do ramo têxtil. Com sinceridade, descreva as principais forças internas da empresa que confecciona venda de roupas para mulheres compreendidas na idade de 15 aos 25 anos.


Nesta empresa, as anotações estão preenchidas com: a força que a marca obteve nas redes sociais no ano de 2021, o que possibilitou uma valorização da marca. O engajamento interno com causas ecológicas na empresa e uma equipe de publicidade ampla com mais de 10 funcionários para nortear onde anunciar.


Em seguida, os pontos fracos internos são: a localização dessa empresa e os altos custos para transporte. A sede única, em cidade pequena, por motivos de custos, o que dificulta reuniões, o transporte em geral e a limitação do público de acesso (considerando os valores mais altos para emissões com frete).


As ameaças perante aos concorrentes foram descritas dessa forma: a marca tem poucos anos de existência o que aos olhos de parte dos clientes é uma característica negativa em relação às demais empresas concorrentes deste setor. Além de, ter uma criação de conteúdo recorrente no blog, nas redes sociais e numa revista física da empresa concorrente, o que torna desequilibrada a competição.


Enquanto as principais oportunidades externas dessa empresa é a venda de roupas femininas em parceria com uma plataforma digital de Marketplace. Um possível financiamento com outra marca consolidada no mercado de produção de algodão e, por fim, uma melhoria da economia no país naquele momento.


É necessário pegar um papel, anotar cada um desses pontos com suas graduações e a partir deles criar a análise SWOT. Pois ela demonstra a situação real e atual daquela empresa. Isso te mostrará onde devem ser feitas as alterações.


Venha conhecer um pouco mais do nosso plano de produção de conteúdo pelo nosso site. Porque para o sucesso no marketing digital você necessita de especificidade. O que queremos demonstrar é que uma campanha generalizada não determina quem é o seu público-alvo. E somente com essa definição exata, a empresa conseguirá alcançar maiores lucros e efetivações.


Para que você esteja bem colocado perante aos seus concorrentes, você precisa que não haja perdas durante o processo ou o menor número de erros possíveis. E é isso que o marketing digital faz para você. Com as suas publicações de conteúdo, você traz maior engajamento dos possíveis clientes ou fideliza aqueles que já usam dos seus serviços.


Assim, é na aplicação do marketing digital que você conseguirá números precisos e as características exatas do seu público-alvo. Infelizmente, o marketing tradicional não possibilita os mesmos resultados.


No mais, segundo a pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2021, o faturamento das vendas online (e-commerce) em 2020 cresceu mais de R$ 25 bilhões de reais em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Ou seja, em 2019 as vendas pelo meio digital totalizaram no Brasil R$ 61,90 bilhões de reais; enquanto em 2020 esse número aumentou para R$ 87,40 bilhões de reais. Dessa forma, este é mais um motivo para aplicar a análise SWOT na estratégia digital e abusar dessa ferramenta para ampliar de fato os lucros.


O que mais eu preciso saber sobre este assunto?


É importante ressalta que a terceirização da criação de textos e conteúdos geram diversas vantagens. Como, acelerar e tornar mais fácil as etapas de criação de conteúdo específicas. Os benefícios não se encerram nisso. Terceirizar também aperfeiçoa os conteúdos visto que serão profissionais da área (publicidade, propagana, jornalismo) que estarão confeccionando esses produtos sem a necessidade de novas contratações. 


Assim, essa estratégia em relação ao conteúdo publicado gera valiosas entradas nos clientes, com o intuito de atrair e ampliar novos visitantes ao site. Em somatória, o fato de que com este serviço terceirizado mantém a empresa longe da parte complexa.


Isso, simplifica muito um trabalho que é recorrente. É como se fosse uma ponte entre a instituição e esses serviços de terceirização na qual a sua única preocupação será o tratamento com o cliente para efetivar as vendas de serviços ou vendas dos produtos. Nós queremos fazer isso por você. 


Então tudo o que é necessário a partir de agora é determinar o plano editorial e nos deixar com os demais processos da produção de texto. 


Para mais


Assim, a grande diferença do marketing comum e do marketing digital é que neste último você consegue medir exatamente qual o cenário e o que está acontecendo. Sem especulações, pois temos uma base de números exatos. Dos nossos concorrentes e de nossa própria instituição.


Então, para exemplificar melhor, você consegue ver o resultado nitidamente que obteve com uma campanha promocional digital. Por isso é tão importante investir em marketing digital, para que você não crie metas inalcançáveis. E a análise SWOT é a ferramenta que auxilia nessa precisão nas tomadas de decisões.


Sabemos também que nem sempre é fácil dispor de tempo para produção de conteúdo das redes sociais e do site ou do blog empresarial. A gestão demanda outras necessidades corriqueiras e para isso estamos aqui para ajudar você e sua empresa. A RedaWeb pode e quer te facilitar tudo isso!


Portanto, a SWOT contribui para criar suas estratégias pontuais e isso consequentemente auxilia no cumprimento das metas da pessoa jurídica. Lembrando que ao mostrar como fazer essa análise na sua corporação você também cria novos meios de realizar o marketing digital e com isso as ideias saem do papel. E o alcance dos clientes e o engajamento necessário para a efetivação da venda de produtos/serviços são praticados.


Se você gostou de saber sobre esses detalhes da análise SWOT, entre em contato conosco pelo telefone 0800 750 5564 ou agende com nossa equipe uma análise sobre o nosso plano de produção de conteúdo pelo link a seguir

 


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