Como fazer com que cursos online possam captar mais alunos?

Isso não é um passo a passo sobre como fazer com que cursos online possam captar mais alunos. A preocupação deste artigo é oferecer ao leitor uma visão estruturada de como o marketing ajudará nessa tarefa.

Por que estamos falando de marketing? Porque é a disciplina responsável por fazer a aproximação entre empresas, seus produtos e consumidores. Sempre que falamos em captar mais clientes, não importa o ramo de negócios, estamos falando de marketing.

De nada adianta nós dizermos para você fazer isso ou aquilo se o seu negócio não está programado para essa função. Em primeiro lugar, é preciso pensar em marketing, porque não há outro meio de aumentar as vendas.

Não é, também, o propósito deste artigo ensinar marketing em apenas algumas linhas. Quem quer que prometa isso não deve ser levado a sério. A nossa proposta é mostrar alguns elementos de marketing para que você tenha uma compreensão de como uma fórmula de sucesso funciona.

Preencheremos o nosso conteúdo, também, com uma proposta tática, que se enquadre na natureza do seu negócio. Sim, porque não existe uma fórmula mágica e universal, existe estudo exaustivo das variáveis de marketing, dos canais e táticas que podem ser utilizadas para aproximar o seu curso online do seu cliente.


Posicionamento - a chave do sucesso

O posicionamento é produto do estudo de duas variáveis de negócio:

  • Consumidor;
  • Concorrência.

De um lado, você precisa conhecer como pensa o consumidor, o que ele procura, quais são seus anseios e expectativas. Procure responder a essas perguntas:

Por que as pessoas buscam cursos online?

  • Quais as expectativas das pessoas quando buscam cursos online?
  • Quais são as suas objeções quanto a fazer um curso online?
  • Quais são os cursos que elas mais procuram?
  • O que elas valorizam na hora de escolher o curso?
  • O que elas buscam que o mercado ainda não oferece?
  • Como e onde elas procuram opções de cursos online?

Do ponto de vista da concorrência, é preciso que você responda a perguntas como:

  • Quais são as plataformas de EAD mais bem-sucedidas?
  • Quais cursos as instituições de ensino online mais oferecem?
  • Quais preços os concorrentes praticam?
  • Como se comunicam os concorrentes mais bem-sucedidos, que são referência ou autoridade?
  • Quais são os pontos fracos mais encontrados?
  • Do quê as pessoas mais reclamam na concorrência?

Essas informações são estratégias e vão ajudá-lo a construir seu posicionamento, que nada mais é do que a forma como pretende que os consumidores vejam você perante a concorrência.

De posse dessas informações estratégicas, você poderá fazer ajustes no seu produto e nas suas táticas promocionais, desde a forma de se comunicar aos canais de atração a serem utilizados. 

Conhecendo tudo que for possível sobre a concorrência, você poderá pensar em diferenciais competitivos, mesmo que precise construí-los.  Você estará moldando seu produto às expectativas do consumidor.


Público-alvo: você precisa ter um

Sabe aquela história de que você, ao tentar agradar a todo mundo, acaba por não agradar ninguém? É muito mais fácil você definir um público-alvo, um conjunto de pessoas que possuam características, necessidades e expectativas em comum, do que atuar de forma genérica.

Definir um público-alvo é, também, essencial para construir um posicionamento bem-sucedido. Você pode dizer que o seu curso online é “aquele que conta, comprovadamente, com as melhores metodologias de ensino online”. 

Ou dizer ainda que o curso conta, comprovadamente, com as melhores metodologias de ensino online para pessoas que buscam agregar valor ao seu currículo por meio do ensino continuado; e que tem uma plataforma de conteúdo voltado para  orientação profissional, assim como inclui, em todos os cursos, disciplinas voltadas para ajudar o profissional a planejar sua carreira e sua estratégia de educação continuada”.

Percebeu a diferença? 

Esse posicionamento mais específico e detalhado só é possível se você definir claramente quem é o seu público-alvo. Você terá muito mais chances de atrair pessoas se mostrar a elas que é especialista no problema que buscam solucionar.


Proposta de valor

O posicionamento é o produto de seus estudos estratégicos. A proposta de valor é o que você vai entregar ao seu público-alvo. Trata-se do que chamamos de experiência do cliente.

Essa experiência começa pela comunicação adequada ao perfil do seu público e que seja capaz de comunicar com clareza quais são os benefícios que o cliente terá ao optar pela solução que você está oferecendo.

Essa solução é a proposta de valor, que inclui o produto, o preço, a comunicação, os canais de divulgação, contratação e atendimento, assim como a qualidade deste último.

O que determinará o sucesso do seu empreendimento será o sucesso do cliente - o que acontece quando você cumpre sua promessa e as pessoas sentem-se recompensadas. Elas podem até não fazer propaganda positiva do seu curso online, mas certamente não irão aos sites de reclamações.

É preciso que o seu cliente tenha a percepção de que cumpriu seu objetivo ao contratar o seu serviço de ensino. Que pagou um preço justo pelo valor que ele reconhece no serviço entregue.

Ficaremos nesses três conceitos de marketing, que, acreditamos, são suficientes para que você tenha uma visão do quê precisa fazer para captar mais alunos para o seu curso online, seja ele único ou uma plataforma de ensino a distância.


Uma proposta de campanha de captura de novos alunos para o seu curso online

Como foi dito lá no início, não existe uma fórmula universal, que sirva para todo mundo.  Negócios são diferentes e se dirigem a públicos diferentes. Dependendo do curso ou do tipo de curso que você vai oferecer, pode ser mais recomendado usar esta ou aquela rede social para divulgação.

Vamos, no entanto, trabalhar com uma tática promocional matadora, que certamente trará bons resultados. Compõem-se a mesma de quatro canais:

  • Programa de Afiliados;
  • Google Ads;
  • Blog;
  • Ações nas redes sociais.


Programa de Afiliados

Você já deve ter ouvido falar em programas de afiliados, mas talvez não tenha uma noção clara do que seja. São plataformas de vendas e publicidade online cujo propósito é aproximar pessoas ou empresas que tenham algo a vender daquelas pessoas que procuram por soluções através da compra de produtos ou serviços.

As plataformas de afiliados têm todo interesse em vender seu curso online, uma vez que são comissionadas por você sempre que ocorre uma venda.


Google Ads

Você já deve ter ouvido falar sobre a propaganda paga no Google Ads. Combinar esse canal com o programa de afiliados é uma ótima forma de acelerar a captação de clientes para cursos online. 

Anunciando no Ads, seu anúncio aparecerá na primeira página do Google sempre que alguém fizer uma busca relacionada ao seu produto. Em outras palavras, você paga para passar na frente dos outros.

O custo com o Ads é relacionado ao número de cliques que o seu anúncio gerou. Caso não gere cliques, você não paga nada. Desse modo, você pode programar quanto pretende gastar por campanha, por dia ou por mês.


Blog

O blog é uma ferramenta para você obter resultados no longo prazo, embora seja possível acelerá-los se combiná-los com anúncios no Ads.

O importante é que você crie conteúdos periodicamente. Esses conteúdos devem se relacionar com o problema que o seu produto se propõem resolver. O propósito deles é fazer a aproximação entre o seu público-alvo e a sua empresa. A ideia é levar as pessoas para dentro do seu site, onde você fará ações diversas para transformar esse relacionamento em vendas.


Redes Sociais

O papel das redes sociais é, ao mesmo tempo, promover o conteúdo do seu blog, a sua marca e os seus produtos. A questão a ser resolvida é você saber em quais redes sociais o seu público está. De preferência, inclusive, é bom tentar descobrir em quais horários e com que frequências eles as acessam.

Como a página é gratuita, compõe bem um mix adequado de canais promocionais para que cursos online possam captar mais alunos.


Esperamos que este artigo tenha sido muito útil para você. Gostaríamos de ajudá-lo (a), também, a alcançar seus objetivos na prática, pois somos especialistas em conteúdo online.

Entre em contato conosco por meio do nosso site ou pelo 0800 750 5564 e nós teremos prazer em ajudar.