Blog Como funciona o call to action CTA?

Como funciona o call to action CTA?

call to action CTA
Quem entende de marketing digital certamente já ouviu falar do Call To Action. É uma estratégia bastante usada em textos, principalmente blog posts. O objetivo é fazer com que o leitor realize uma determinada ação. Mas isso não deve ser feito de qualquer maneira.

Existem estratégias e maneiras corretas para garantir que o CTA realmente funcione e seja revertido em resultados. Por isso, antes de publicar um texto no seu blog, entenda o que é, como funciona e quais são os tipos de call to action que você deve usar nas suas redações. Tudo pronto por aí? Então vamos iniciar a leitura!

Entenda o que é call to action


CTA, ou call to action, é uma expressão em inglês que quer dizer chamada para alguma ação. Ou seja, pode ser, por exemplo, um texto, uma imagem ou um botão em uma página que leve o leitor a realizar uma ação desejada.

Quantas vezes, ao ler um texto, você já se deparou com a frase “assine a nossa newsletter” ou então “acesse o site para saber mais detalhes sobre o serviço”? Pois então, CTA é exatamente isso! Resumindo, é uma ferramenta poderosa do marketing digital.

Descubra os benefícios do call do action


Um simples call to action pode ter resultados surpreendentes. Confira alguns deles:

• gerar um maior fluxo para as demais páginas de um mesmo site ou blog;
• fazer com que o visitante permaneça por mais tempo na sua página;
• aumentar a quantidade de comentários em um blog post;
• estimular o compartilhamento de um conteúdo nas redes sociais;
• fazer com que o cliente conheça seus produtos ou serviços;
• gerar novos leads;
• estimular o tráfego orgânico em um site;
• conhecer melhor seu cliente com a aplicação de pesquisas;
• fidelizar a marca;
• melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de buscas.


Aprenda diferenciar os tipos de CTA


Como você viu, os benefícios são inúmeros. Tudo depende do tipo de CTA, ou seja, do objetivo que se pretende alcançar com determinado conteúdo. Descubra agora quais são os mais usados.


Assinar a newsletter


Nesse caso, o convite é para que o leitor forneça seu e-mail pessoal. Essa estratégia, além de confirmar que o visitante realmente tem interesse no material que você produz, permitirá um contato direto e constante. 

Portanto, a partir do momento em que uma pessoa passa a fazer parte do seu mailing, a chance de engajamento se torna muito maior. Assim como as visualizações da sua página e os compartilhamentos em redes sociais.

Compartilhar nas redes sociais


Quando se pretende aumentar o fluxo de visitas em um site, esse call to action é excelente. No momento em que uma pessoa compartilha o seu material nas redes sociais, atrai a curiosidade de outras pessoas, aumenta a quantidade de visitas no blog e a exposição da sua marca. Além disso, as chances do conteúdo que foi compartilhado se tornar viral são bem maiores.


Seguir nas redes sociais


Se você costuma investir nas redes sociais, mantendo seus perfis ativos, é uma boa opção para gerar engajamento. Ao aumentar o número de seguidores, é mais fácil se tornar relevante. Ou seja, seus posts terão mais chances de serem curtidos, comentados, compartilhados e, consequentemente, gerarem mais visualizações.

Entrar em contato


No momento em que um produto ou serviço é apresentado, é importante dar as coordenadas para que o leitor saiba como entrar em contato. Nesse tipo de texto, normalmente ele já mostrou interesse pela marca e as chances de pedir um orçamento são grandes. Depois disso, só dependerá de você transformá-lo em um cliente.

Fazer o download de e-book

Quando o assunto que você está tratando abre margem para aprofundamentos, é possível oferecer um material mais completo ao leitor. Nesses casos, ele também acaba fornecendo o seu e-mail pessoal, permitindo que vocês possam ter uma comunicação mais direta. 

Acessar outro post do blog


O link building é uma ótima estratégia para aumentar o tempo de permanência do leitor no seu blog e gerar mais fluxo para outros posts. Basta apenas fazer links para outros temas relacionados ao assunto por meio de palavras-chave.


Participar de uma pesquisa


Pesquisas são indispensáveis para saber o que o seu cliente procura, o que ele acha do seu produto ou receber sugestões. E uma das maneiras de aplicar um questionário é através do call to action. Porém, evite pesquisas muito longas. Quanto mais rápida e objetiva, mais chances de o leitor responder até o final.

Saiba usar corretamente um CTA


O CTA deve ser claro, objetivo e direto. Por exemplo, ao pedir para que o leitor compartilhe seu conteúdo, é indispensável disponibilizar na página um link ou botão para que o material seja facilmente direcionado para as redes sociais. Se você dificultar a ação do visitante, sua estratégia terá grandes chances de não funcionar.

Além disso, atente-se ao posicionamento do call to action na página, pois, dependendo do caso, a taxa de conversão poderá ser maior ou menor. Por exemplo, inserir um CTA para que o leitor responda a uma pesquisa no meio do texto pode não dar certo. Deixe que ele conclua a leitura e aí sim proponha esse tipo de ação.

Por outro lado, incluir um link building com direcionamento para outros posts sobre determinados assuntos através de palavras-chave ao longo do texto é perfeito. Outra boa dica é deixar claro ao seu visitante de que forma aquela ação irá beneficiá-lo. Por exemplo: baixe o nosso e-book e tenha acesso a um guia completo sobre como deixar seus dentes mais brancos.

Dicas para incluir o CTA em uma página


• Em final de texto, é indispensável possuir call to action. Tente manter o leitor na sua página pelo maior tempo possível. 
• No cabeçalho do site pode funcionar. Ou seja, em alguns casos, propor uma ação assim que o visitante acessar o site pode ser uma boa ideia, já que o CTA ficará sempre em evidência.
• Imagens em barras laterais são uma boa alternativa quando você pretende usar um CTA que não tenha relação com o texto da página.
• Final de páginas é uma ótima opção, por exemplo, para assinatura de newsletter.

Embora alguns CTAs funcionem muito bem em determinados locais, vale usar a criatividade e fazer testes. E o mais importante, observe como eles estão dispostos em site que são referências mundiais.

Agora que você entendeu como funciona o call to action, percebe a importância de buscar profissionais realmente qualificados para a produção de conteúdo? Com a RedaWeb é super prático e fácil receber textos de alta qualidade. Por meio de um painel exclusivo, você pode gerenciar seus textos e acompanhar os resultados de tráfego da sua página. Acesse o site ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 e assine um plano de produção de conteúdo!

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