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Otimizar a estratégia de marketing de conteúdo é essencial para qualquer empresa que busca ampliar o seu público e conquistar presença online. Hoje em dia o valor agregado de uma marca pode contar muito mais do que um determinado produto por si só.

O  conteúdo já não é mais uma tendência, mas o presente das empresas de alta performance. Dessa maneira, criamos um artigo exclusivo sobre como gerar com sucesso uma estratégia de marketing de conteúdo. Confira!


O que é uma estratégia de marketing de conteúdo

O primeiro passo é compreender o significado desse termo. Marketing de conteúdo é uma maneira de gerar valor agregado através da educação e da informação prestada ao seu cliente através de conteúdos ricos e inéditos, como por exemplo:

1 - Blog posts;

2 - Infográficos;

3 - Vídeos;

4 - Imagens;

5 - Podcasts, entre outros.

No entanto é preciso estar atento. Isso não significa que toda empresa deve investir em todos esses pontos de uma vez só. Por isso, a palavra estratégia!

Quando falamos em estratégia é preciso compreender muitas outras questões que discutiremos agora para orientar a sua jornada de sucesso. Acompanhe!

#1 Planejamento é primordial

Comentamos sobre o planejamento anteriormente, pois esse é justamente o grande porém deste tópico. O maior erro das empresas que dizem, marketing digital é uma furada, ou, marketing de conteúdo não gera retorno, está no fato de não planejarem esse caminho antes de percorrê-lo.

O planejamento é primordial para focar a estratégia e direcioná-la aos objetivo-chave. Esses objetivos podem ser a geração de valor, posicionamento da marca, criação de cultura, ou até mesmo as vendas propriamente ditas.

Quando se estuda antes de pôr ações em prática, as chances de sucesso, tal como o retorno sobre o investimento tendem a aumentar exponencialmente. Para planejar com eficiência existem algumas perguntas a serem feitas ao seu negócio.

Por que?

Por que você pensa em investir em marketing de conteúdo? É para ampliar as suas vendas ou, em um primeiro momento, fazer a marca ser reconhecida? 

Conhecer a motivação por trás de qualquer investimento, não apenas em marketing, é de vital importância para tomar as melhores decisões. Afinal, quem não tem um destino final, não possui um caminho claro a ser percorrido.


Quem?

Quem é o seu público-alvo? Ele está nas redes sociais ou é um leitor assíduo de blogs? Faz mais sentido para ele um artigo com termos rebuscados, ou uma linguagem mais acessível?

Isso se chama segmentação, ou a capacidade de direcionar os esforços necessários para cada ponto a ser desenvolvido.

Quanto?

Outra pergunta importante é saber o quanto do faturamento pode ser investido em marketing. É essencial equilibrar as contas para colocar essa área como uma das prioridades do negócio, afinal, o que não é visto não é negociado.

Como?

Com as três perguntas respondidas acima e com a devida orientação de um especialista, chega o momento de definir os canais de distribuição do conteúdo. Essa etapa se trata da materialização do que foi definido com o público-alvo.

Quando?

Por fim, qual é a hora certa de pôr a mão na massa, e essa resposta é simples. Você deve começar agora mesmo! De outra maneira, o seu objetivo continua distante e mais difícil de ser alcançado.


Crie conteúdos que geram valor

Se até agora só falamos na fase inicial da estratégia, agora chegou o momento prático. O primeiro conceito que você deve ter em mente, e o mais importante de todos é gerar valor.

Preço é uma coisa definida pelo mercado. Se o mercado diz que um celular custa R$ 1.000, esse é o seu preço. No entanto, valor é o que a marca agrega ao produto ou serviço, como um suporte técnico de qualidade, uma presença sólida na economia, ampliação da produtividade com os seus produtos, dentre outras coisas.

Esse plus é o que faz dois eletrônicos de características muito semelhantes serem vendidos por preços tão distintos.

O marketing digital é geração de valor puro. Portanto, é essencial nessa estratégia criar valor através de conteúdos educativos que possuem como maior objetivo solucionar problemas.

Muitas vezes o seu blog não precisa de um blog post falando sobre como a sua marca é maravilhosa. Quem decide isso é o cliente, e você pode ser escolhido como o melhor se ajudar ele a resolver os seus dilemas.

Isso significa, entregar um conteúdo gratuito que cura parte da dor de cabeça sem cobrar nada por isso. 

Dependendo do seu nicho de mercado, veicular notícias pode ser algo vantajoso. No entanto, como regra geral, conteúdos atemporais são o padrão. Afinal, eles resolvem problemas do passado, presente e do futuro, não sendo necessárias atualizações diárias.

Por outro lado, manter esse conteúdo em dia é essencial. Afinal, as exigências do público estão sempre mudando, e quem busca reconhecimento, precisa atendê-las.


Estude Search Engine Optimization

O marketing de conteúdo é a estratégia mais versátil no marketing digital, afinal ele consegue cumprir o papel de muitas outras modalidades de maneira muito mais satisfatória. 

A otimização de serviços de busca trata-se da busca pelo topo do ranking nos buscadores. Quando alguém digita uma palavra-chave, é o seu nome que deve aparecer. 

Não é apenas esse resultado que se espera, mas também uma construção de uma estrutura que torna a sua página mais amigável ao Google, principalmente através de conteúdos que geram visualizações ao mesmo tempo que alocam palavras-chave no seu corpo, orientado a navegação pela página.

Na verdade, páginas que não se atentam a isso são aquelas confusas, nas quais perdemos o nosso tempo tentando encontrar informações, por fim, tendo que buscar a concorrência mesmo para problemas pontuais.

Estudar SEO é essencial para uma estratégia de marketing de conteúdo. Sem ele as chances de se obter sucesso são muito baixas. Nós temos artigos exclusivos sobre esse tema no nosso blog, não deixe de conferir!


Conte com a ajuda de especialistas

O marketing de conteúdo é muito mais que publicidade. Na verdade, pode ser compreendido como o espelho de uma empresa. Ele reflete o cuidado com o público, os seus valores, a disponibilidade em solucionar problemas, e até mesmo o conhecimento técnico por trás da marca.

Não é apenas escrever um texto, mas criar um conteúdo de valor, que realmente mudará a forma como o público compreende um determinado tema. É apenas assim que se conquista relevância, levando ao crescimento da marca.

Nós da RedaWeb somos especializados no assunto. Somos jornalistas, redatores e profissionais da escrita e do marketing focados em criar oportunidades através de conteúdos únicos.

Acesse a nossa página para conhecer os nossos planos, ou ligue gratuitamente para 0800 750 5564. Estamos ansiosos para alavancar o seu negócio e vê-lo colher os frutos. Marketing de conteúdo é geração de valor, não apenas para o cliente, mas para a própria empresa.