Como gerar mais leads? 7 conteúdos para ajudar o seu site

Entenda o que já é consolidado no ambiente digital e traga mais conversões para o seu site. Saiba tudo sobre as principais formas de angariar visitas e conseguir cadastros qualificados.


As empresas que se fazem presentes digitalmente têm nos leads uma importante forma de angariar as vendas e aumentar seu faturamento. Mas, a pergunta principal nesse caso é: como gerar mais leads? É preciso de expertise e conhecimento das estratégias consolidadas de marketing digital para obter os melhores resultados.

Para contribuir na conversão de visitantes em leads e, assim, criar uma base de dados dos clientes virtuais robusta, algumas ferramentas se destacam mais do que outras. Por isso, neste artigo, indicaremos como gerar mais leads através de sete conteúdos para ajudar o seu site.


1. Artigos

É a principal forma de gerar leads encontrada na internet e, dependendo da área de atuação da sua empresa, poderá trazer os resultados mais contundentes. Os artigos disponibilizam informações relevantes para os visitantes dentro do blog do seu negócio, possibilitando que eles tirem suas dúvidas com quem referenciam ser especialista na área – a sua empresa.

Principalmente com a investida do Call to Action (CTA), que é a chamada para uma ação dentro do artigo, fica mais fácil converter o visitante em lead. Para que você possa criar os melhores artigos para o seu blog, algumas orientações podem contribuir na geração de novos leads:

  • Dicas rápidas e concisas quando o assunto é mais genérico, permitindo uma linguagem clara e direta ao ponto;
  • Artigos mais elaborados, com dados e fontes confiáveis que deem respaldo e credibilidade à informação;
  • Descrição do produto e/ou serviço, especificamente nas estratégias de fundo de funil;
  • Conteúdo inédito em relação a outros blogs especializados;


2. E-Books

Os e-books também são utilizados por quem busca saber como gerar mais leads. Isso porque esse tipo de ‘livro virtual’ trata de forma mais qualificada do assunto em que sua empresa é referência, passando credibilidade e possibilitando que o lead tenha o conteúdo no seu próprio dispositivo.

Ainda, permite que você trabalhe visualmente nele, com uma diagramação específica para essa ferramenta indispensável na geração de leads. Para um e-book de qualidade, algumas dicas são preciosas:

  • Busque abordar um tema, seja de forma concisa ou abrangente, permitindo que o leitor não fique confuso com o material;
  • Invista na criatividade e no ineditismo. Criar e-books sobre assuntos consolidados em outros artigos e blogs baixam a procura pelo conteúdo;
  • Ofereça o e-book em troca de cadastro, permitindo, assim, uma das maiores taxas de conversão de visitantes em leads.


3. Webinars

Conteúdos em vídeo também são ótimas ferramentas para gerar leads. Os webinars, ou seminários online, permitirão que o seu público troque seu cadastro pelos vídeos que você tem para apresentar – gerando leads qualificados, devido à relevância que minicursos e palestras como essa têm na internet.

Os webinars podem ser um pouco mais trabalhosos, pois, geralmente, você precisará oferecer uma série de vídeos sobre o assunto proposto. Outra opção é fazer a transmissão ao vivo, com apenas um material disponibilizado. Se possuir recursos e ‘trato’ com a câmera, aposte em webinars.


 4. Infográficos

Não é bom quando temos um infográfico que resume todas as características de uma informação de maneira bem disposta visualmente, utilizando de imagens e textos curtos? Pois os infográficos são outra maneira de como gerar mais leads qualificados com conteúdo bastante relevante.

Em muitos casos os infográficos podem ser recursos auxiliares a artigos, e-books e seminários, mas, em outras situações, eles devem ser o chamariz de novos leads, principalmente quando o cliente pode interagir com o conteúdo. Na internet há inúmeras ferramentas que contribuem até mesmo para quem não é especialista na criação de infográficos.


5. Podcasts/audiobooks

Já falamos de recursos gráficos (artigos, e-books e infográficos), dos audiovisuais (webinars) e, claro, não podemos esquecer dos conteúdos em áudio: podcasts/audiobooks. Eles podem se transformar em ferramentas preponderantes na forma como você gera leads no seu site/plataforma.

O melhor desse tipo de ferramenta é que pode ser feita a partir de outros conteúdos que você já tenha disponibilizado para os clientes, principalmente e-books. É um método que, dependendo do seu ramo de atuação, pode criar uma taxa de conversão de visitantes em leads altíssima, pois muitos ouvirão onde estiverem (casa, trabalho, estudos) e, ainda assim, podem continuar executando suas tarefas.

Algumas dicas para te ajudar nesse tipo de conteúdo:

  • O tempo de áudio varia de acordo com o material que você tem disponível. Muito curto ou longo não são recomendados;
  • ‘Recicle’ o que já tem e ofereça, com uma linguagem diferente da escrita, para seus visitantes em troca de cadastros;
  • Tenha toda a atenção à qualidade do podcast/audiobook, tornando o som audível para as pessoas.


6. Estudos de caso

O público do seu site quer saber como funcionam os produtos da sua empresa, através de relatos de pessoas que já interagiram com ele. Esse é o estudo de caso, mais um conteúdo super relevante para quem busca como gerar mais leads qualificados. Isso porque, se uma pessoa procura saber do depoimento de outros clientes, ela já está interessada no que sua empresa tem a oferecer.

É possível, também, trazer mais leads com estudos de casos de empresas do seu setor de atuação – desde que estejam intimamente ligadas ao que você oferece ao seu público. Pode saber: um lead do estudo de caso está entre os mais qualificados dentre os conteúdos para o seu site.


7. Trials

Uma forma relativamente comum utilizada e que pode trazer muitos leads para sua empresa são os trials – ou, resumidamente, a opção de o lead ter um período de teste de algum dos seus produtos.  Como esse tipo de ferramenta se encaixa como conteúdo para o meu site? De forma simples: através de todas as outras dicas que disponibilizamos acima.

Os trials são a etapa definitiva do processo de criação de conteúdo no site empresarial – se não houve a conversão em lead anteriormente, esse pode ser o fator decisivo para que você obtenha os dados do cliente. Não precisa enviar produtos – crie uma ferramenta, material ou outro tipo de conteúdo apenas para que ele possa sentir que ‘ganhou algo’.


O conteúdo é o segredo dos leads

Neste artigo exploramos como gerar mais leads com as sete principais formas, mas há outras disponíveis que podem surgir da criatividade e análise de mercado de gestores, diretores e departamentos de marketing. Contudo, apostar em quem entende do assunto, trazendo mais visitas – e gerando mais leads qualificados – é a principal forma de aumentar as vendas e angariar clientes.

É isso que a RedaWeb faz, através de produções de conteúdo sobre os mais variados segmentos comerciais, com expertise de quem entende como funciona o competitivo ambiente digital. Visite o site www.redaweb.com.br ou entre em contato conosco pelo número 0800 750 5564 e encontre o plano ideal para gerar mais leads e conquistar ainda mais território – e clientes – no ambiente digital.