Blog Como o marketing de influência pode gerar vantagens para a estratégia de conteúdo?

Como o marketing de influência pode gerar vantagens para a estratégia de conteúdo?

Como o marketing de influência pode gerar vantagens para a estratégia de conteúdo?

Você já deve ter percebido que o Marketing de Influência está crescendo e ganhando destaque no Brasil e no mundo. E isso não é à toa. Aliar o marketing de influência à estratégia de conteúdo do seu negócio é capaz de trazer resultados verdadeiramente expressivos.  

Mas, pode ser que você ainda não saiba direito como tudo isso funciona ou como pode aplicar essa estratégia na sua empresa. Para te ajudar, neste texto, vamos esclarecer os seguintes tópicos:

  • O que é o marketing de influência?
  • Tipos de influenciadores
  • Como o Marketing de Influência pode beneficiar a sua marca?
  • Como aliar o Marketing de Influência à sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

O que é marketing de influência?

Marketing de Influência, também chamado de Influencer Marketing, é uma estratégia do marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes, que tenham poder de influência sobre públicos com grande engajamento. 

Ou seja, esses públicos apresentam alto nível de interação e têm confiança no influenciador, – como também é chamado esse tipo de produtor de conteúdo –, levando sua opinião em consideração para tomar decisões de consumo, por exemplo.

Isso acontece, em geral, porque há um alto grau de identificação do público com o influenciador que, ao publicar detalhes de sua vida nas redes sociais, cria em seus seguidores uma sensação de proximidade e, consequentemente, credibilidade. 

Ao trabalhar com influenciadores por meio de uma estratégia de Marketing de Influência é possível trazer essa proximidade com o público e credibilidade dos influenciadores digitais para a sua marca também. 

Tipos de influenciadores

Os influenciadores podem produzir conteúdo sobre os mais variados assuntos, como moda, mídias digitais, empreendedorismo, espiritualidade e alguns até focam seu conteúdo na produção de vlogs diários e “desafios” propostos por fãs.  

Mas não basta produzir conteúdo. Para ser um influenciador é preciso ter um número minimamente expressivo de seguidores engajados em suas redes sociais e outras ferramentas de comunicação. Esses números podem chegar à casa dos milhões. Carlinhos Maia, por exemplo, tem mais de 19 milhões de seguidores no Instagram. Já o Whindersson Nunes tem mais de 38 milhões de seguidores no YouTube, com o segundo maior canal do Brasil. 

Porém, nem sempre o maior número de seguidores é o que vai garantir o sucesso de sua estratégia. Isso porque além de menos acessíveis, vamos lembrar que os influenciadores com milhões de seguidores são mais visados pelo seu grande alcance, mas não há garantia de que o público daquele influenciador estará interessado no seu tipo de produto. 

Muitas vezes, pode ser mais vantajoso contratar uma influenciadora focada em seu nicho, que seja considerada uma autoridade no meio. Pense no seguinte exemplo: trabalhar com um influenciador que faz resenhas de produtos naturais, por exemplo, pode ser muito mais interessante para a sua empresa de cosméticos naturais do que um grande influenciador genérico com um número maior de seguidores. 

Além disso, pessoas comuns, com as quais o público consegue se identificar, tendem a ter maior credibilidade e, portanto, maior poder de influência na decisão de compra dos seguidores. 

Assim, é extremamente importante que o influenciador e o tipo de conteúdo produzido por ele estejam alinhados à imagem que a sua marca quer transmitir aos consumidores. Escolha influenciadores com o público semelhante ao seu público-alvo. 

Como o Marketing de Influência pode beneficiar a sua marca?

Você sabia que diversas pessoas utilizam bloqueadores de anúncios e confiam mais em recomendações pessoais do que em anúncios convencionais? É o que diz uma pesquisa da Customer Think, uma comunidade on-line global de líderes empresariais. 

Segundo essa pesquisa, 47% das pessoas que fazem compras online utilizam bloqueadores de anúncio. Outro dado extremamente relevante é que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de indivíduos do que de marcas. 

Esses dados nos mostram que as estratégias convencionais de marketing não estão mais sendo tão efetivas. É aí que o Marketing de Influência pode entrar para beneficiar o seu negócio. 

Abaixo, listamos algumas das vantagens que o trabalho com influenciadores pode oferecer à sua marca:

  • Traz confiabilidade para os seus produtos e para a sua marca – os influenciadores, por criarem uma relação de proximidade e credibilidade com seus seguidores, trazem essas características aos produtos que recomendam;
  • Aumenta o alcance da sua marca – associar seus produtos a um influenciador com certeza vai permitir que mais pessoas conheçam sua marca. Por isso, é importante procurar um influenciador que tenha um público semelhante ao que você deseja alcançar;
  • Melhora a imagem de sua marca – essa estratégia, além de ajudar a tornar sua marca mais conhecida, vai torná-la mais relevante nos meios digitais.
  • Coloca sua marca em contato com um público mais qualificado – se bem executada, essa estratégia promete trazer resultados expressivos, uma vez que te coloca em contato com um público engajado, que são potenciais clientes mais qualificados do que a média, mais propensos a se tornarem consumidores de seus produtos ou serviços; 
  • Alto potencial de conversão – Além do motivo citado acima, a estratégia de Marketing de Influência promete contribuir para as vendas, pois os consumidores estão buscando por opiniões de pessoas de quem confiam para tomar a decisão da compra;
  • Enriquece o conteúdo dos seus canais – com o conteúdo produzido pelos influenciadores, seu blog ficará muito mais rico e atrativo para seus consumidores;
  • É acessível – é uma estratégia que não exige grandes orçamentos, uma vez que você pode entrar diretamente em contato com os influenciadores e negociar as melhores condições para os dois lados.

Assim, uma estratégia de Marketing com influenciadores pode trazer ótimos resultados para as suas vendas e para a imagem da sua empresa. Mas você deve estar se perguntando como pode executar essa estratégia. No próximo tópico, abordaremos esse assunto. 

Como aliar o Marketing de Influência à sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Agora que você já entendeu como o Marketing de influência é vantajoso para sua estratégia digital, vamos ver como ele funciona na prática. 

Abaixo, listamos três opções possíveis de conteúdo que a sua marca pode produzir em parceria com influenciadores:

  • Convide o influenciador para produzir um blog post ou vídeo em seu domínio – o conteúdo deve estar relacionado ao seu conteúdo e ser relevante para os seus leitores;
  • Entreviste-o para o seu blog – foque em questões que explorem as suas opiniões pessoais sobre o setor que sua empresa atua ou seu tipo de produto;
  • Permita que ele conheça seu produto ou serviço e convide-o a produzir uma resenha avaliativa sobre ele.

Para otimizar a estratégia é recomendado que se respeite ao máximo a liberdade criativa do influenciador que foi escolhido para o projeto. Afinal, quanto mais autêntico o conteúdo, mais ele irá comunicar com a sua audiência. 

Encontrar influenciadores disponíveis e interessados é muito simples. Existem algumas plataformas online que permitem que você entre em contato direto com os influenciadores. Mas lembre-se de avaliar se o seu público e o tipo de conteúdo que ele produz estão alinhados às expectativas de sua empresa e não focar apenas no número de seguidores. Porém, trabalhar com influenciadores, é uma via de mão dupla. Ambos precisam trabalhar em conjunto para que a estratégia funcione e as ações sejam efetivas.

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