Como planejar as ações da empresa na internet?

Os hábitos do consumidor são cada vez mais digitais. Esse fator criou a necessidade de gestores terem a capacidade de desenvolver e colocar em prática um bom planejamento de ações da empresa na internet, para acompanhar as mudanças.

Negócios que ainda não possuem presença digital, perdem a participação em uma grande fatia de um mercado cuja tendência é crescente. Além disso, o ambiente online possui particularidades que o torna uma ferramenta muito efetiva na comunicação direta com o consumidor, e traz diversas oportunidades e benefícios. 

Portanto, planejar as ações da empresa na internet é uma estratégia indispensável para garantir o avanço da marca, conforme o mercado cria novas demandas. 

Mas, por onde começar a planejar as ações da empresa na internet? Quais os quesitos que precisam ser levados em consideração? Como posso otimizar a participação da minha empresa online? Essas são perguntas frequentes de quem quer começar um trabalho digital. 

Neste artigo, vamos abordar maneiras de aumentar a participação digital da sua empresa, melhorar seus resultados e atingir os objetivos pretendidos. 

Por que investir na internet?

Os hábitos de consumo e comportamento das pessoas estão se moldando ao ambiente digital, em uma frequência cada vez maior. 

Um infográfico apresentado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que o número de usuários brasileiros que compram online praticamente dobrou nos últimos seis anos. 

O percentual foi de 23%, em 2013, para 42% em 2019. Uma média de quatro entre dez brasileiros que fazem uso das ferramentas digitais para adquirir produtos e serviços. 

As compras mais citadas são de: 

  • Eletrônicos; 
  • Calçados; 
  • Bolsas; 
  • Acessórios; 
  • Vestuários; 
  • Serviços de streaming de filmes e músicas; 
  • Pedidos de refeições; 
  • Ingressos; 
  • Transportes por aplicativos. 

Neste ano de 2020, o período da pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital e familiarizou ainda mais o consumidor com as ferramentas online. Segundo a revista Meio e Mensagem, quase 40% dos atuais consumidores online fizeram sua primeira compra no período de março, e até mesmo o grupo que era resistente em relação a adquirir produtos pela internet, foi forçado a ficar confortável com o meio. 

Esses dados mostram que o consumo digital tende a crescer e representar um mercado indispensável para as empresas. Em razão de aproveitar as oportunidades, é importante estar preparado com ações que posicionem a marca na internet. 

Veja, a seguir, alguns passos para montar o seu plano de ação digital. 

Conheça o público-alvo

A primeira etapa para realizar um plano de ação para a internet é definir o público-alvo. Para quem a empresa vende, ou gostaria de vender, vai ditar toda a forma como a comunicação deve ser direcionada, desde o tom até os canais com maior retorno. 

Dados demográficos, perfil de consumo, interesses, hobbies, prioridades, rotinas, são algumas das informações essenciais para traçar este perfil.  Quanto mais completo o conhecimento, mais efetivo será o planejamento das ações. 

É possível também criar uma persona, uma “pessoa falsa" com as características do consumidor, que servirá como fonte de estudo. 

Analise os dados disponíveis

Uma das vantagens do uso da internet para as empresas é que a ferramenta oferece diversos dados e estatísticas que podem auxiliar para a definição de estratégias ao montar o plano de ação. 

Colete todas as informações disponíveis acerca de:

  • Hábitos de compras de seus clientes digitais; 
  • Perfil; 
  • Interações com seus esforços online; 
  • Entre outros. 

A análise desses dados dará um panorama completo para ajudar no planejamento das ações da empresa na internet, pois as estratégias serão embasadas no conhecimento do que funciona com o seu público. 

Ao criar estratégias com base em dados, a chance de atrair melhores resultados aumenta.

Estabeleça metas

Outro passo fundamental para planejar suas ações na internet é definir as metas e objetivos. Quais resultados você espera obter através dos esforços digitais? O uso das mídias online precisa trazer quais mudanças ou crescimentos? 

Defina também se os objetivos das ações são de posicionar a marca no meio digital, atrair mais clientes, consolidar os consumidores existentes, melhorar a imagem da empresa, entre outros. 

Ao responder essas perguntas, o planejamento será direcionado para atingir os objetivos propostos. Dessa maneira, é possível otimizar o tempo ao concentrar os esforços em ações específicas.

Defina as estratégias

Esta etapa é o momento de definir as estratégias, considerando a análise dos dados coletados, que facilitam o caminho de encontrar os meios que mais fazem sentido para alcançar os objetivos traçados. 

Algumas estratégias digitais mais comuns são: 

O conjunto destas estratégias, utilizando as ferramentas digitais, resulta em aumento do tráfego orgânico do site, maior visibilidade para a marca no meio online, maior captura de leads e o aumento da conversão dos leads em clientes. 

Estipule o cronograma

A próxima etapa para planejar suas ações digitais é selecionar os prazos e criar o cronograma da campanha e dos conteúdos. 

Estratégias digitais, no geral, acontecem simultaneamente, portanto, é imprescindível manter uma planilha com um cronograma geral. 

Além disso, crie abas para as ações separadas e cronogramas específicos para a criação de conteúdos. Assim, é possível organizar as postagens dos blogs, e-mails, redes sociais e manter o controle da frequência em cada veículo. 

Ao elaborar sua planilha, você pode deixar uma aba separada para anotar os resultados de cada ação. No final da campanha, a análise desses dados pode indicar oportunidades e pontos que precisam melhorar para aumentar a eficácia das ações. 

Invista em conteúdo de qualidade

Uma das características das mídias digitais é permitir que a marca gere um relacionamento próximo e direto com os clientes. Para isso, é necessário estabelecer uma conversa. Ao oferecer conteúdo relevante e de qualidade para os usuários, eles se aproximam da marca e ficam mais propensos a realizarem interações. 

Isso é o que chamamos de Marketing de Conteúdo, quando eu ofereço informações personalizadas para o usuário que vão atrair, envolver e agregar valor para a marca. 

Os benefícios de investir neste tipo de estratégia são muitos, como gerar mais engajamento e aumentar a rede de clientes em potencial, os leads. Além disso, facilita o processo de converter o lead em cliente, ao alimentá-lo com conteúdo que agrega valor e aumenta a lembrança da marca. 

Mais engajamento significa mais tráfego orgânico e melhores oportunidades de encontrar possíveis clientes. Um conteúdo de qualidade, focado no perfil deste público, gera o interesse pela marca. 

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