homem trabalhando em um computador

Em um cenário comum, é normal esperar entre dois e seis meses para que um site dê o resultado esperado pelos gestores de empresas. Neste mesmo período, os usuários acabam dando dicas muito importantes sobre o que fazer para que ele melhore. 

Isto é muito tempo para quem deseja crescer em seus negócios. Mas imagine que unindo as respostas de seus clientes a uma metodologia arrojada de desenvolvimento de sites, integrada a uma boa estratégia de Inbound Marketing, você não precise esperar tudo isso. Isso existe e é uma pequena parte do que se chama Desenvolvimento Orientado ao Crescimento. 

Conhecido também como Growth Driven Design (GDD), esta é uma nova forma de desenvolver e projetar sites, focando em crescimento e transformação de qualquer negócio. Ou seja: é uma maneira mais inteligente de desenvolvimento. Esta metodologia serve para sites de diversos tipos, como e-commerce, sites institucionais, landing pages, portais e hotsites. 

Este post vai te mostrar o que é o Desenvolvimento Orientado ao Crescimento e como aplicá-lo ao seu site, ajudando a promovê-lo. Leia e compartilhe este conteúdo. 

O que é Desenvolvimento Orientado ao Crescimento

A metodologia do Desenvolvimento Orientado ao Crescimento é inovadora porque enxerga o projeto de um site como uma espécie de organismo vivo. Ao contrário do que vem sendo feito, com a GDD, os sites estão em mudança constantemente. 

Isto quer dizer que ele não deve sofrer modificações apenas tecnológicas. Elas precisam ser mudanças de preferências, de tendências e de comportamento. O site precisa reagir rápido em qualquer momento ou circunstância. 

Os principais objetivos do Growth Driven Design são: 

  • Gerar dados consistentes para as equipes de venda e de marketing;
  • Manter e criar o site operando em sua versão mais aprimorada, com o maior desempenho que puder. Isto é medido pela geração de resultados;
  • Redução de custos no desenvolvimento por meio de implementações feitas gradualmente; 
  • Diminuir os riscos e gastos desnecessários causados pelo webdesign tradicional. 

Em resumo, o objetivo do GDD é diminuir o tempo do desenvolvimento do site, de sua implementação e de suas correções, levando o foco para o que realmente é necessário: aquilo que irá causar impacto verdadeiro nos usuários, produzindo melhores resultados diariamente. 

Para atingir essas metas, o método de Desenvolvimento Orientado ao Crescimento se fundamenta no aprendizado constante e procura se concentrar no real impacto que cada elemento constituinte de um site traz. Um exemplo seria qual a melhor posição de uma imagem para atrair a atenção de um cliente para o objetivo que a página deseja atingir. 

Cada visita de um cliente gera dados reais para a empresa. Estas informações proporcionam uma aprendizagem. E esta é capaz de ajudar a implementar melhorias tangíveis e inteligentes no projeto de forma contínua. Isso faz com que haja melhores resultados e diminui significativamente o tempo que é preciso para realizar reformulações, correções e mudanças. 

A estratégia de Growth Driven Design está intimamente ligada aos setores de Marketing e Vendas de uma empresa. As interações dos usuários no site trazem um aprendizado que pode ser amplamente usado nas estratégias destas equipes para melhorar seu trabalho. 

Como funciona o GDD?

Para fazer uso da metodologia de Desenvolvimento Orientado ao Crescimento é preciso seguir duas fases: 

1. Planejamento estratégico/Definição de Objetivos e Metas/Lançamento da página base; 

2. Ciclo do GDD. 

Vamos explicar as fases a seguir: 

- Planejamento estratégico/Definição de Objetivos e Metas/Lançamento da página base: 

Esta primeira fase não deve durar mais do que 30-60 dias. É neste momento que serão realizados estudos sobre persona e a performance da página atual (caso haja uma). Deve-se, ainda, fazer uma análise sobre os objetivos esperados para este novo projeto e as estratégias que foram utilizadas anteriormente. 

Em geral, um site é lançado após alguns meses de trabalho, quando é considerado finalizado. Este é o modelo tradicional. Já no modelo Growth Driven Design, ele é lançado em pouco tempo (algumas semanas) e com poucos recursos. Esta seria uma primeira versão da página, chamada de LaunchPad Site. 

Depois deste lançamento, qualquer atividade e interação passam a ser analisadas e monitoradas. Com isso, serão criadas as primeiras informações que embasarão qualquer decisão a ser tomada posteriormente quanto a novas implementações e melhorias. 

O LaunchPad Site não irá fornecer, à princípio, excelentes resultados. Ele é somente um ponto inicial para testes de probabilidades e para iniciar os processos de contínua melhoria. Isso precisa ficar muito claro. 

O que importa nesta fase é colocar as equipes para pensar e aprender o mais rapidamente possível sobre o comportamento, preferência e hábito dos visitantes para focar na melhoria do projeto e na definição de objetivos reais. 

- Ciclo do Desenvolvimento Orientado ao Crescimento: 

Esta segunda fase costuma ter duração de oito a onze meses. No entanto, ela deve ser reiniciada todo o mês posteriormente. Ela tem início assim que o LaunchPad Site é lançado para o público. 

Esta fase possui quatro estágios, que têm como foco o cliente. São eles: 


1. Planejar;


2. Desenvolver e Implementar;


3. Aprender;


4. Transferir conhecimento. 

Em cada um desses estágios é questionado constantemente como cada ação agrega valor e se relaciona com a persona criada. Aquelas que apontam um maior resultado no momento são aquelas que ganham a preferência para serem desenvolvidas e implementadas. Se surgir alguma que não pareça ter sentido, esta é a hora de reavaliar e, quem sabe, descartá-la. 

É no terceiro estágio (aprendizado) que começa a avaliação dos resultados obtidos, gerando aprendizado por meio de acertos e erros que foram cometidos. Só assim é possível partir para o quarto estágio, onde este conhecimento é repartido com os outros setores para que haja sintonia e o aproveitamento dos benefícios destas informações. 

Por que usar o Growth Driven Design para projetar sites?

O GDD tem a responsabilidade de aperfeiçoar todo o potencial que um site pode ter. Assim, usar esta metodologia para projetar um site ajuda em muitos aspectos. O principal deles é economizar dinheiro por meio de um projeto eficiente de página. 

Ele leva em consideração muitos aspectos sobre os hábitos dos usuários para criar o site. Sendo assim, a performance melhora. Um visitante, por exemplo, não gosta de esperar mais de três segundos para carregar um site. Eles também não querem ter dificuldade de navegação nos diversos tipos de equipamentos (desktop, tablet e celular). Tudo isso é levado em consideração na hora de projetar um site com a metodologia GDD.

Este post mostrou como você pode promover seu site por meio do Desenvolvimento Orientado ao Crescimento? Acesse nosso site e leia outros conteúdos interessantes, além de conhecer nosso trabalho. Ligue para 0800-750 5564 e assine um plano de produção de conteúdo para promover o seu negócio.