Blog Como se tornar um profissional de SEO?

Como se tornar um profissional de SEO?

Como se tornar um profissional de SEO?

O mercado de trabalho está bastante favorável para o marketing digital e, curiosamente, uma de suas especialidades mais disputadas da atualidade não requer uma formação específica. Não há uma universidade ou curso técnico criado exclusivamente para preparar um profissional de SEO e o tema é abordado em cursos de extensão para marketing ou administração. 

Não é tarefa fácil se tornar um profissional de SEO, já que a carreira e o mercado exigem um perfil profissional multidisciplinar, criado a partir de muito estudo e experiência sobre o marketing digital em toda sua amplitude. Além de características pessoais que englobam uma grande dose de paciência, análise e curiosidade. 


SEO: Essencial

Estar no topo da primeira página do Google é uma das maiores conquistas de quem atua no marketing digital. A importância do Google se reflete nas suas dimensões mundiais, sendo o site mais visitado do mundo e o que detém o maior número de informações para pesquisas. São mais de 3,5 bilhões de pesquisas mensais e quando alguém deseja uma informação, escreve uma palavra-chave na primeira página e recebe uma lista de sites que podem oferecer o que precisa. 

A grande maioria de quem realiza as pesquisas consegue encontrar o que deseja entre as primeiras dez posições de cima para baixo e não se interessa em ir além da primeira página. A primeira posição nessa lista recebe a média de 77% dos cliques e um número de conversão equivalente a 80%. A melhora no tráfego orgânico é significativa, com uma margem de pelo menos a metade do público qualificado.  

Esse benefício tão importante é conquistado por meio do SEO (Search Engine Optimization), uma série de técnicas que visam melhor posicionar um site, blog ou página no Google e em outros mecanismos de buscas. Esse conjunto de mecanismos é bastante abrangente e engloba o conteúdo do site, a qualidade dos links e ações que favoreçam o ranqueamento dos algoritmos. 

O Google possui algoritmos que ranqueiam a relevância do site encontrado, realizando cálculos para definir o seu índice de qualidade.  São vários fatores que influenciam nessa definição, com pesos diferentes entre eles, o que torna o trabalho de um profissional de SEO muito mais complexo.  Dentre esses elementos, podemos destacar a autoridade do domínio, tráfego, backlinks, engajamento, qualidade do conteúdo, redes sociais e velocidade da página. 

Além disso, o profissional de SEO precisa se preocupar com as palavras-chave, as informações dadas pelo cliente no site de busca para encontrar o que deseja. Elementar, seu foco pode ser esquecido por quem tenta utilizar técnicas de SEO, mas não tem experiência e conhecimento amplo sobre o assunto. 

Os dados sedutores do Google e a importância das primeiras posições na sua primeira página também estão acessíveis para a concorrência. E como hoje o marketing digital está ganhando cada vez mais espaço, possivelmente ela também está agindo para atingir o topo por meio do SEO. 

Nessa guerra, quem conquista as primeiras posições possui um site mais bem avaliado por meio das ações de um profissional de SEO. E com o fundamental retorno que essas ações proporcionam, a escolha desse profissional não pode se basear no amadorismo e sim na busca por pessoas qualificadas, muito bem informadas e inovadoras para encontrar ainda mais caminhos para atingir seus objetivos. 


Quais os caminhos a seguir para se tornar um profissional de SEO

Um profissional de SEO precisa entender muito sobre três pilares: marketing, tecnologia e conteúdo. E embora os cursos possam ajudar a conhecer expressões técnicas e as ferramentas disponíveis, a expertise do trabalho está na vivência completa sobre essas bases. 

Não é qualquer profissional que deseja seguir a carreira do marketing digital, que seja apropriado para seguir a SEO. Fora os adjetivos clichês que quase todo mundo coloca em seu currículo, algumas características pessoais são fundamentais para um profissional de SEO e muitas destoam do perfil de humanas da carreira. 

As primeiras delas são o conhecimento amplo de lógica, programação e TI. Ele lidará com diversos problemas relacionados a algoritmos, assim como estará diante do que há de mais avançado em tecnologia digital. Neste mesmo caminho das ciências exatas, há a matemática elementar e estatística, com uma visão mais analítica sobre os dados encontrados. 

Esse profissional também precisa ser disciplinado, paciente e com foco no planejamento. Como os processos começam a dar resultados no médio e longo prazo, a impaciência pode prejudicar o seu andamento e ampliar ainda mais o prazo de retorno. Para isso, é preciso ter uma boa visão de planejamento, capaz de prever as possíveis ocorrências. A disciplina é fundamental para não cair na monotonia de algumas tarefas, cuja distração também pode adiar os resultados. 

Há outras características que não são necessárias, mas que podem aprimorar o trabalho do SEO, como ter capacidade gerencial, visão ampla de negócios e habilidade em negociar e visão financeira.  

Todas essas características essenciais só conseguem se destacar com muito estudo. Na própria Internet há um vasto material sobre o assunto, com conteúdo relevante sobre as técnicas da área. Há, também, no ambiente web, oferta de cursos on-line que proporcionam maior amplitude sobre os temas. Muitos desses cursos possuem professores disponíveis para orientar e tirar dúvidas, que muito provavelmente surgirão. 

O Google tem um curso gratuito, o Google Analytics Academy, que instrui alunos a como utilizar o Analytics, suas ferramentas, funções e potencialidades. Ele oferece um certificado reconhecido no ambiente digital por sua qualidade. Já o Hubspot Academy oferece um curso mais amplo sobre marketing digital, mas perfeito para que o SEO entenda sua complexidade e possa atuar de forma mais completa. 

O network também é uma excelente fonte de estudo para o profissional de SEO. Com a troca de experiências, é possível identificar caminhos desconhecidos, expandir as ideias e ainda aumentar os contatos para futuros negócios. Há seminários, workshops, palestras sobre o assunto, com profissionais de ponta e a vantagem de estar ao lado de profissionais do mesmo ramo. 

Há grupos de discussão que mantém os profissionais de SEO em contato para discutir sobre as constantes mudanças que ele apresenta. A maior parte dos fóruns são de outros países e só com inglês fluente é possível acompanhar as informações, como a comunidade MOZ O&A Forum, o Quora, iCases, SEO Mastering e o Conversion. 

Buscar cases de sucesso em SEO ajuda a pensar nos caminhos realizados para se chegar até o sucesso. O mesmo ocorre com alguns e-books, que em geral abordam a trajetória de sucesso de uma empresa ou agência, com as técnicas utilizadas. 

O profissional de SEO está em ascensão no mercado de trabalho, assim como crescem os desafios para encontrar quem seja qualificado de fato para exercer a função. A RedaWeb é uma agência especializada em marketing de conteúdo. Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer os planos que oferecemos! 

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