Blog Confira 10 dicas para não perder um cliente através de estratégias de marketing

Confira 10 dicas para não perder um cliente através de estratégias de marketing

estratégias de marketing

Não importando em que setor sua empresa atue, a verdade é que o mercado mais do que nunca está cheio de opções. A internet criou tantas possibilidades que nasceu um novo tipo de consumidor: muito mais exigente e imediatista, ciente de que sua atenção está sendo disputada.

O Marketing surge como um apoio imprescindível ao negócio que deseja se manter competitivo no mercado. Através das mais diferentes estratégias, gestores adaptam uma série de ferramentas com o objetivo de manter a empresa a pleno vapor.


Por saber da necessidade de estudar as melhores formas de atrair clientes e ganhar destaque, separamos 10 dicas para não perder um cliente através de estratégias de marketing.


Continue lendo para saber mais.


1. Inove em seus produtos


Muitas pessoas acreditam que inovar é criar algo novo quando, na verdade, inovação tem a ver com possuir uma atitude empreendedora.


Durante a pandemia do novo Coronavírus, por exemplo, as empresas precisaram inovar para encontrar formas de continuar funcionando apesar da crise mundial na saúde. Para algumas, isso significou criar novos produtos.


Para uma maioria, no entanto, teve a ver com encontrar formas criativas de entrega, de adaptar processos ou manter clientes. 


Não é à toa que empresas disputam todos os anos uma série de prêmios de inovação, buscando reforçar e aumentar sua credibilidade.


Por isso, nossa primeira dica para não perder seus clientes é inovar em seus produtos. Uma estratégia de marketing útil para colocar isso em prática é realizar uma análise SWOT. Também conhecida como análise FOFA, essa estratégia é uma análise que determina as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.


Você deve olhar para o seu produto de modo crítico e avaliar quais são seus pontos fortes e quais seus pontos fracos. Perceber quais são as oportunidades existentes no mercado para ele.


Parte de analisar as ameaças é verificar seus concorrentes. Que produtos disputam espaço com o seu no mercado? Como você pode se destacar entre eles?


Essa estratégia certamente vai ajudar a não perder clientes.


2. Nunca se acomode


Não importa quanto você avance no caminho de ter sucesso. Nunca se acomode. Manter-se em movimento é extremamente necessário para sobreviver no mercado.


Flutuações na economia podem acontecer a todo o momento. O que hoje é tendência, amanhã pode não ser mais. O cliente hoje se comporta de uma forma, amanhã pode se comportar de outra.


Em um dia, seu produto pode estar a todo vapor, em outro, estagnar.


Por isso, é extremamente necessário criar estratégias cíclicas. Uma vez que você termina, você começa novamente.


Se você realizou a análise SWOT do seu negócio, por exemplo, precisa realizá-la novamente dentro de determinado período. Assim, você não é pego de surpresa e evita riscos, protegendo o patrimônio da sua empresa.


Se você deseja manter seus clientes e continuar conquistando novos, não pode ficar parado.


3. Tenha preços competitivos


A precificação é uma etapa extremamente importante de qualquer negócio. Toda empresa é voltada para o ganho e, por isso, é preciso ter um preço que traga uma margem de lucro.


No entanto, é preciso estabelecer uma margem de lucro que resulte em um preço justo para o cliente.


Não se esqueça de que você está disputando consumidores com várias outras empresas e, por isso, seu preço precisa ser competitivo frente a sua concorrência.


Para fazer esse estudo, uma estratégia é utilizar-se de bases de dados de comparação de preços, evitando colocar preços mais baixos do que o necessário ou mais altos do que o recomendado.


4. Invista em atendimento


E se lhe disséssemos que alguns clientes estão dispostos até mesmo a pagar mais se isso significar um bom atendimento?


Isso mesmo que você leu 68% dos consumidores pagariam mais caro por uma melhor experiência.


Por isso, uma estratégia para não perder clientes é investir em atendimento, treinando seus funcionários para fazer com que seu consumidor se sinta à vontade e queira voltar a comprar seus produtos e serviços.


5. Tenha um site atraente


Um grande erro de muitas empresas é não investir em um site atraente. Com toda a tecnologia disponível, o site de uma organização é seu cartão de visitas.


Imagine seu cliente abrindo seu site e não conseguindo encontrar informações, ou sendo bombardeado por uma bagunça visual? Isso prejudicaria até mesmo a imagem do seu negócio, ainda que seu produto seja bom.


Portanto, investir em um site organizado, com visual atraente, pode ser um fator diferencial na hora de conquistar e manter clientes.


Seu site deve conter não apenas seus produtos, mas também informações sobre a sua empresa. Qual sua missão? Seus valores? Explicitar esse conteúdo agrega valor ao seu negócio.


6. Conheça seu cliente


Seu cliente é a base do seu negócio. Não adianta tentar enfiar pela garganta do seu cliente um produto ou serviço de que ele não goste.


Por isso, uma estratégia básica de qualquer empresa é conhecer o cliente. Definir o público para quem você deseja vender seu produto é a base para decidir que estratégias utilizar para atingi-lo.


7. Ofereça conforto a seu cliente


Quando seu cliente compra de você, ele não adquire apenas um produto e sim uma experiência de compra.


Ou seja, trata-se do produto, do atendimento, da sua loja física e/ou virtual, tudo cria um conjunto de fatores que vão determinar a satisfação do seu cliente.


Se você seguiu a dica nº 6 e conhece o seu público, oferecer conforto é essencial para atraí-lo.


Investir em facilidades de pagamento, em uma loja física geograficamente acessível ou em uma loja virtual organizada são formas de oferecer conforto a seu consumidor.

 

8. Desenvolva um relacionamento com seu cliente


Muitas empresas ignoram a importância de um relacionamento com o cliente. É muito mais fácil convencer um cliente que já comprou contigo a comprar novamente do que convencer um cliente que nunca comprou nada.


Além disso, seu cliente estará mais propenso a comprar de você se conhece sua marca, seus valores e a qualidade do seu produto/serviço.


9. Coloque-se em evidência


Você quer estar onde o seu cliente está. Por isso, coloque-se em evidência. Uma estratégia útil é criar perfis em todas as redes sociais, tornando sua empresa fácil de encontrar em qualquer plataforma.


10. Invista em Marketing de Conteúdo


Uma dica de ouro para quem não deseja perder nenhum cliente é investir em Marketing de Conteúdo.


Não basta ter um site ou ter perfis nas redes sociais. É preciso chamar a atenção dos seus clientes com conteúdos relevantes e interessantes.


Qualquer que seja seu produto ou serviço, o Marketing de Conteúdo ajuda a agregar valor à sua empresa e permite estabelecer comunicação com seu público.


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