homem digitando em um notebook

Quando criamos um site que vá representar uma marca, a usabilidade é um dos fatores mais importantes para melhorar a experiência do usuário. Nesse sentido, caso essa fase não seja trabalhada da forma correta, todo o investimento poderá ser perdido.

Entretanto, muitas marcas continuam sem entender a importância de criarem interfaces fáceis e intuitivas para os seus usuários. É comum encontrarmos sites mal organizados e que não incluem informações importantes para que a pessoa possa realizar os objetivos propostos.

Portanto, neste artigo, você saberá os diversos benefícios de investir na usabilidade do seu site, além de saber o que fazer para evitar erros comuns. Afinal, a experiência do usuário é o fator mais importante quando criamos um site para uma marca. Vem com a gente!


Compreendendo a usabilidade

De forma bem resumida, a usabilidade envolve a análise sobre diversos fatores, capazes de analisar a qualidade de experiência do usuário relacionada aos produtos e sistemas. 

Porém, para que se atinja esse objetivo, é necessário que ocorra a realização de testes de usabilidade para que se compreenda o conceito desse termo, trazendo os seguintes pilares:

1- Fácil aprendizagem

O índice de facilidade é avaliado através do tempo necessário que um usuário é capaz de compreender o sistema. Dessa forma, quanto mais simples e objetiva for a interface, melhor será a usabilidade para o consumidor.

2- Memorabilidade e eficácia

Quando o usuário possui o primeiro contato com o programa, é necessário levar em consideração se aquelas atividades foram memorizadas tranquilamente. Sendo assim, se for de fácil memorização, ela poderá ser desempenhada facilmente, sem a consulta de um auxílio.

3- Erros

Outra análise a ser considerada é sobre as falhas cometidas pelos usuários durante o uso da aplicação. Dessa forma, através de uma minuciosa avaliação, será possível verificar se os usuários conseguem finalizar a mesma operação sem repetir os mesmos erros.

4- Reminiscência

Essa avaliação busca analisar como o indivíduo utiliza o programa depois de um determinado período sem usá-la. Nesse sentido, é necessário analisar se os usuários possuem novas dificuldades após esse tempo e se eles conseguem operar os comandos rapidamente ou não.

5- Satisfação

O índice de satisfação é outro pilar fundamental para a usabilidade, já que é necessário fazer uma análise do quanto os usuários gostaram da interface e se eles aprovaram o layout, bem como as funcionalidades disponibilizadas.


Por que a usabilidade é essencial para o desenvolvimento de projetos?

Quando um projeto é desenvolvido, o primeiro fator a ser pensado é como ele será aplicado por outras pessoas. Entretanto, pode haver uma relação desproporcional nessa análise, já que, enquanto um grupo de desenvolvedores pode ser pequeno, o público provavelmente abrangerá milhares de pessoas.

Sendo assim, cada indivíduo pode ter um nível de dificuldade diferente na aplicação, o que exige que o sistema seja fácil de usar, de forma que abranja todos os tipos de usuários.

Nesse sentido, as pessoas não podem ter horas de treinamento para entenderem os principais recursos da aplicação. Quanto mais rápido for o aprendizado, melhor será a experiência.

Portanto, ao criarmos uma interface, é essencial estabelecer um objetivo para que a aplicação ocorra de forma bem definida, oferecendo os recursos necessários para a pessoa que estará do outro lado. Veja a seguir os três requisitos fundamentais para medir a satisfação de um usuário, retirado da norma ISO 9241-11:

1- Eficácia

É o quanto o programa consegue oferecer os recursos de forma que os usuários possam realizar os objetivos propostos pelo sistema sem qualquer dificuldade.

2- Eficiência

Revela a totalidade de medidas utilizadas para que um comando proposto seja concluído. Dessa forma, quanto mais medidas o usuário necessita para finalizar uma tarefa, menos eficiente ele será.

3- Satisfação

Diz respeito à opinião que o usuário terá em relação à experiência de determinada aplicação. Uma usabilidade bem aplicada fará com que os usuários avaliem positivamente o propósito das aplicações.


4 motivos para aplicar a usabilidade

Ao investirmos na elaboração de interfaces que possuem como principal objetivo a usabilidade, é possível encontrar diversos benefícios, seja para os desenvolvedores quanto para os usuários. Veja a seguir:

1- Otimização do tempo

Uma interface que possui um alto nível de usabilidade auxilia na otimização do tempo para os usuários do programa, sendo possível utilizar o sistema de modo rápido e efetivo. Os benefícios também atingem os desenvolvedores, já que a probabilidade de solicitações contendo comandos adicionais e correções de problemas são reduzidos.

Um exemplo que podemos considerar é quando ocorre uma mensagem de falha, caso ocorra uma inconsistência no programa. Pensando nos preceitos da usabilidade, é essencial que a mensagem seja clara e objetiva, de forma que o usuário seja capaz de corrigir o empecilho facilmente.

Dessa forma, além de trazer uma experiência agradável aos usuários, o bom uso da usabilidade consegue evitar também solicitações de ajustes para o time de desenvolvedores, economizando tempo para ambos os lados.

2- Redução de custo

Um site que possua uma interface amigável e bem estruturada ajuda na redução de treinamentos, principalmente em programas mais complexos. Quando um sistema é fácil de usar, o usuário é capaz de compreender todos os seus recursos e comandos com maior agilidade, reduzindo o gasto com treinamentos e capacitações.

3- Aumento de lucro e do contentamento dos usuários

Se o site tiver o objetivo de angariar novos clientes, como as páginas de e-commerce, a usabilidade talvez traga um maior aumento nas vendas, já que os usuários conseguem achar o que estão buscando com mais facilidade e obtém todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço.

4- Vantagem em relação à concorrência

Outro benefício ao investir na usabilidade para o seu site é a vantagem que você conquistará em relação à concorrência. Um site para e-commerce, por exemplo, será mais acessado se possuir uma interface amigável e intuitiva. 

Agora imagine um site que tem dificuldades em mostrar informações cruciais, como as opções de parcelamento, quais cartões são aceitos, disponibilidade de entrega, entre outros. Por isso, a usabilidade é essencial para aumentar a sua vantagem competitiva.


Conclusão

Como foi visto no artigo, existem diversos benefícios ao investir na usabilidade de seu site. Dessa forma, a usabilidade é uma estratégia essencial para a construção de sua interface, pois ela permitirá que os usuários utilizem qualquer aplicação de forma simples, intuitiva e eficaz.  

É uma forma de garantir a qualidade de seu site por meio de uma série de recursos, que não apenas facilitarão a navegação de seus usuários, como também aumentarão o seu nível de satisfação.

E então, gostou de conhecer os benefícios de se investir na usabilidade do seu site? Aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e não deixe de conferir os serviços da Redaweb. Afinal, para que um site possua um alto nível de usabilidade, nada melhor do que o trabalho de uma equipe especializada, não é mesmo?