Blog Confira os benefícios que um e-book pode trazer para suas estratégias de venda

Confira os benefícios que um e-book pode trazer para suas estratégias de venda

Mulher com tablet na mão lendo um e-book

As estratégias de vendas de qualquer empresa são um dos fatores mais importantes para que se possa conseguir atingir um maior número de pessoas e, consequentemente, ter mais lucro. Porém, é preciso que estas estratégias sejam reinventadas, de modo que não se caia na mesmice e se perca a atratividade de seu marketing.


Uma das melhores estratégias, e que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa é por meio da distribuição de um e-book relacionado ao seu segmento, produtos ou serviços. Este livro digital pode levar muito conhecimento a seus clientes e fazer com que a sua empresa seja muito beneficiada, inclusive com a melhoria de suas estratégias de vendas posteriores a isso.


No entanto, é compreensível que algumas pessoas, e até mesmo profissionais, ainda não conheçam todos estes benefícios que o e-book pode gerar para suas estratégias de venda, uma vez que é um recurso ainda pouco utilizado por muitas empresas. Assim, é preciso que se conheça estes benefícios, para que se tenha uma noção melhor de como estes livros digitais podem beneficiar o seu marketing.


As principais vantagens e benefícios do uso de e-book em sua estratégia comercial


Para facilitar ainda mais a compreensão a respeito de como o e-book é uma ferramenta que pode beneficiar as suas ações de marketing e estratégias comerciais, confira a seguir quais são alguns dos principais benefícios que os livros digitais podem gerar para a sua empresa:


- Posicionamento como especialista em seu segmento


Ao publicar um e-book, um dos primeiros benefícios que a sua empresa poderá perceber em suas estratégias comerciais é a modificação na forma como o público enxerga a sua marca. Isso porque este tipo de publicação é mais completo, com muitas informações referentes a seu segmento, de forma que se tenha a sensação de maior conhecimento sobre o assunto.


Desta maneira, a sua empresa deixa de ser vista apenas como mais uma entre muitas opções disponíveis, e ganha um posicionamento de especialista, o que a diferencia em relação a suas principais concorrentes. Consequentemente, o número de clientes de sua empresa poderá ser maior, uma vez que o público passa a confiar mais em seus produtos e serviços.


Para isso, no entanto, é preciso que se mantenha este posicionamento, posteriormente, em seus conteúdos e publicações. Ou seja, ao utilizar um e-book e ganhar um status diferenciado em seu segmento, é preciso adequar o tom da marca, para que seja compatível com esta realidade.


- Maior tráfego em seu site


Mais um ponto que pode ser benéfico para as suas estratégias comerciais a partir de um e-book é o possível aumento que isso gera em seu site e loja virtual. Isso acontece devido ao fato de que é possível inserir links em seu e-book, de forma que os consumidores possam acessar o link indicado caso desejem conhecer ainda mais sobre algum tipo de serviço ou produto.


Por este ser um dos benefícios mais claros do uso de um e-book em sua estratégia comercial, é preciso que suas páginas estejam prontas para receber este público, bem como um aumento no seu número de visitantes diários. Sem este planejamento, seus clientes poderiam ser redirecionados a páginas em branco, ou sem informações relevantes, o que prejudicaria a imagem de sua empresa.


Outra consequência positiva deste aumento de tráfego em seu site é um melhor posicionamento em sites de busca, uma vez que sua página passa a ser vista como mais relevante em seu segmento pelo algoritmo destes sites. Assim, além do aumento direto de visitantes, redirecionados pelo e-book, sua empresa ainda pode alcançar mais pessoas por conta deste melhor posicionamento.


- Geração de leads qualificados


No momento em que uma pessoa acessa o seu site e demonstra algum interesse em seus produtos e serviços, esta pessoa passa a ser considerada um lead ou um cliente em potencial. Estes leads podem ser categorizados entre quentes, que são aqueles que possuem mais chances de concretizar compras em sua empresa, ou frios, com chances menores de que isso aconteça.


De uma maneira geral, as empresas buscam por leads quentes, que são aqueles que desejam mais informações sobre sua empresa, conhecer os produtos e serviços, bem como mensagens e atualizações sobre seu site. Uma forma de conseguir atrair estes leads qualificados, os leads quentes, é com o uso de um e-book, por meio do qual você poderá conseguir informações sobre estes clientes.


Estas informações podem ser concedidas para a liberação do download do e-book, por exemplo, como a informação do e-mail de seu visitante. Assim, é possível beneficiar as suas estratégias comerciais com a realização de ações como e-mail marketing, envio de newsletter a seus clientes, entre muitas outras ações possíveis que beneficiam o marketing de sua empresa.


- Diversificação de suas ações de marketing


Para complementar os benefícios que o e-book pode oferecer para as suas estratégias comerciais, é possível citar a diversificação que isso traz para o seu marketing, que deixa de atuar apenas da mesma maneira simples que outras empresas. Com um e-book, você mostra uma diferenciação, e permite que o público veja a sua empresa como uma marca inovadora e que busca ações diferenciadas.


Mais do que isso, o e-book ainda permite que se tenha uma publicidade muito mais efetiva, pois é um material que conscientiza o público sobre os seus produtos e serviços, mas que não fala apenas sobre vendas. Assim, os clientes podem conhecer os benefícios oferecidos pela sua empresa sem que seja preciso seguir apenas com o mesmo discurso de vendas que não agrada a quase nenhum cliente.


O resultado disso é que mais pessoas vão se interessar por seus produtos e serviços e passar, por conta própria, a acessar seu site, conhecer a sua loja física ou virtual e, por fim, se tornarem seus clientes. Desta forma, o e-book é um ponto de partida para a conquista de mais clientes, que não rejeitarão a sua marca apenas pelo discurso publicitário batido.


Agora que você sabe como o e-book pode beneficiar as suas estratégias comerciais, considere utilizar este recurso em suas ações de marketing, para atrair mais clientes e fazer com que sua marca seja muito mais reconhecida pelo seu público-alvo.


No entanto, lembre-se de que o e-book só apresentará estes resultados positivos se for um material completo, com informações relevantes e de interesse de seu público. Além disso, seu site deve apresentar a mesma qualidade, para que se consiga atingir os seus objetivos.


Para garantir que, tanto o seu e-book, quanto os conteúdos de seu site, sejam os melhores possíveis, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdo disponíveis!


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