Conheça a nova era do marketing: o marketing de propósito

Mais do que apenas vender um produto, apresentar um valor é o grande objetivo do marketing de propósito. Você já ouviu falar neste termo?

Com o crescimento da internet e das redes sociais, a maneira como apresentamos e consumimos mudou. Estamos diante de uma nova era do marketing e quem não se adaptar poderá perder grandes oportunidades para crescer e alcançar o tão sonhado sucesso.

O objetivo é gerar conexões, engajar o público e criar laços que vão além da venda em si. Mas, o que é preciso entender é que a publicidade tradicional está defasada. As pessoas querem se conectar com um propósito maior, e isso envolve o afeto por trás das ações de marketing. 

Vamos saber mais sobre o tema? Conheça a nova era do marketing: o marketing de propósito! 


O que é marketing de propósito?

O filósofo Aristóteles, certa vez, definiu que o propósito está no cruzamento de talentos com as necessidades das pessoas. Sabe quando você encontra um ponto chave, capaz de solucionar o problema de muitas pessoas? 

É assim que podemos compreender o marketing de propósito, que nada mais é do que caminhar por objetivos e ter ideias com propósito. Por exemplo, você já parou para observar como tem feito para entregar valor para o seu público-alvo? Que tipo de conteúdo você tem produzido no blog e redes sociais de sua empresa?

Bom, você já deve ter reparado na forma como as grandes marcas têm norteado suas ações de marketing. Em um passado não muito distante, era muito comum o desenvolvimento de um banner com promoção ou um anúncio rápido na televisão para divulgar um novo produto.

Os clientes não tinham nem tempo de se conectar com a mensagem, não recebiam informações pertinentes e muito menos sabiam se aquele produto, de fato, poderia solucionar algo.

Hoje, a estratégia mudou. A sensibilidade parece ter ganhado espaço no cenário, através de um marketing mais afetivo e com propósitos bem definidos. Seja uma campanha para atrair novos clientes ou até mesmo engajar uma ação social. Ganha quem se conecta e perde quem apenas tenta fazer uma venda direta. 

No marketing de propósito, termo apresentado por Joey Reiman, da empresa americana Bright House, que realiza consultorias em marketing de propósito, o sucesso desse tipo de ação se baseia no envolvimento do público. 

É preciso entregar um conteúdo autêntico, que converse com o público e que traga resultados positivos para todos. 


O segredo está em inspirar pessoas

Nos últimos anos, principalmente depois do crescimento das redes sociais, temos presenciado com mais frequência campanhas de grandes marcas que se apresentam defendendo uma causa.

Inclusive, esse tipo de ação costuma viralizar, ganhando não apenas notoriedade na internet, mas também notícia na grande mídia. Esse é mais um exemplo para que a gente possa compreender melhor o marketing de propósito.

Quem pratica o marketing de propósito, deseja ir além dos números e do dinheiro, mas também se coloca a serviço de uma mudança de consciência. Esse tipo de empresa quer tornar o mundo um lugar melhor, e por isso tem focado no marketing de propósito. 

Outro ponto positivo nesse tipo de estratégia mais humanizada é que as pessoas acabam se identificando, apoiam a causa defendida e recomendam a marca para outras pessoas. 

Por isso, você pode começar fazer um exercício, se questionando como sua marca está inspirando as pessoas. A seguir, confira algumas dicas para fazer marketing de propósito.

1 - Descubra qual é o seu propósito

A partir do seu nicho de atuação, comece a refletir sobre o que a sua empresa tem feito para engajar pessoas, fortalecer causas e deixar a marca mais forte devido ao seu posicionamento.

O melhor caminho é começar a desenvolver um conteúdo relevante e marcar presença nas redes sociais e blogs com um material que agregue valor aos seus seguidores. 

2 - Pense em uma ação

Recentemente, uma padaria no Litoral Paulista ganhou destaque por deixar na porta do estabelecimento uma cesta de pães para que moradores de rua pudessem se alimentar. 

Este é um grande exemplo de marketing de propósito na prática. Se a sua empresa não tem um departamento de marketing, pode desenvolver ações com agências e profissionais especializados. 

Estamos em um momento de transição, de mudança de consumo e comportamento. Então, este é o período ideal para repensar a forma como a sua empresa se posiciona. 

3 - Busque parcerias 

As ações para realizar um bom marketing de propósito não se restringem apenas ao conteúdo, mas também em como a marca se posiciona de forma geral. 

Algumas parcerias visam não apenas vender mais um produto específico, mas desenvolver ações em conjunto. Por exemplo, vamos supor que a sua empresa seja uma barbearia. Você pode procurar um parceiro do ramo de alimentação e oferecer um dia de ação solidária, no qual ambos vão oferecer almoço e corte de cabelo gratuito. 

4 - Conteúdo humanizado

Os clientes compram por conta de uma emoção que uma campanha ou conteúdo passa enquanto mensagem. 

Apresente, em um vídeo institucional, como os colaboradores trabalham, como um produto é produzido, como é feito o descarte correto de resíduos, etc. O marketing de conteúdo é o grande promotor dessas ações mais engajadas, que mostram a marca além de uma visão capitalista. 

Existem algumas empresas, por exemplo, que realizam trabalho voluntário em um determinado dia do mês, e esse tipo de ação é mais um exemplo de como tornar a marca mais humanizada. 


Benefícios do marketing de propósito

  • Humaniza a marca;
  • Possibilidade de criar conteúdos que viralizam;
  • Torna os colaboradores mais motivados;
  • Atrai não apenas clientes, mas admiradores da empresa;
  • Possibilidade de fechar boas parcerias;
  • Chance de conscientizar pessoas;
  • Torna os valores da companhia mais alinhados com causas e ações humanitárias. 

 

No final, todos saem ganhando

No marketing de propósito, não existe uma receita considerada ideal, porque as ações acabam mudando de acordo com o nicho de atuação de cada empresa. Porém, você pode observar o que funciona e ajuda a tornar o relacionamento da sua marca mais assertivo. 

Apesar de ser visto como um desafio por muitas empresas, é preciso tomar consciência de que a mudança está em percurso e se adequar irá fazer com que a sua marca se diferencie.

O investimento em criação de conteúdo, matéria-prima básica para desenvolver um bom marketing de propósito, é acessível e traz resultados quando bem planejado. 

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