Conheça as experiências de compra do seu consumidor para elaborar um conteúdo essencial

Empresas de todos os nichos de mercado e tamanhos buscam formas eficientes de atrair novos clientes e de gerar mais negócios. E cada vez mais o conteúdo se torna essencial para obter esses resultados. Mas, ao contrário do que se pode pensar, construir uma estratégia de conteúdo eficaz exige atenção e pesquisa, pois ela deve estar conectada com as necessidades e experiências de compra dos clientes. 

Conhecer a jornada de compra dos seus clientes e relacioná-la a um conteúdo rico e relevante é o segredo para o aumento de clientes qualificados na sua empresa e também a concretização de novos negócios. 

Experiência de compra X Jornada do cliente

Ambos os conceitos estão diretamente relacionados. A jornada do cliente deve ser planejada e definida pela empresa com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de compra possível. 

Isso significa pensar em cada etapa e oferecer recursos que atendam às necessidades ou dúvidas dos clientes daquele momento. E a melhor maneira de fazer isso é por meio  de conteúdo qualificado. 

A jornada do cliente é uma espécie de mapa de todo o processo que um possível cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o momento da compra. 

Ela é importante para que a empresa possa identificar em qual momento dessa jornada o cliente está e para que possa se comunicar de maneira mais efetiva, com as informações que ele precisa. 

A jornada do cliente é esquematizada e se baseia no perfil do consumidor, e no que ele deseja. Assim, pode definir as ações seguintes que o incentivarão a avançar para as próximas etapas na direção da conversão final, que é a compra. 

Como criar conteúdos relevantes baseados na experiência do cliente

O mapeamento das experiências e da jornada do cliente deve se basear em dados e não em suposições. Para isso, é importante utilizar ferramentas adequadas que ajudem a analisar o comportamento dos usuários desde a primeira visita ao site ou outro canal até a efetivação da compra.

Utilizar uma plataforma de automação ajuda a recolher e organizar todas as informações importantes em um só lugar. Mas, algumas dicas podem ajudar a criar este mapa:

1. Aquisição de clientes 

É possível identificar qual é o principal canal de entrada para o seu site analisando os relatórios de visita disponíveis das ferramentas web. 

Os principais costumam ser anúncios, redes sociais ou mecanismos de busca, quando a empresa já tem alguma estratégia de conteúdo.

Com os formulários de newsletter ou as landing pages você consegue obter informações mais completas sobre os visitantes, até mesmo descobrir como eles conheceram a empresa ou o produto. 

2. Engajamento com os e-mails enviados

Se você já tem uma estratégia de relacionamento por meio do envio de newsletter e e-mails de nutrição, é importante analisar como seus leads interagem com as mensagens. 

Verifique as taxas de abertura, o número de cliques, os compartilhamentos e outras informações disponíveis que permitam a você compreender em qual estágio está o seu público. 

Analise quais conteúdos enviados em seus e-mails estão impactando na decisão do cliente. E verifique se os seus e-mails fazem parte do processo de compra. Se sim, eles devem ser incluídos também no mapa da jornada do cliente. 

3. Conteúdos ricos

Ainda falando da nutrição de clientes, algumas etapas podem ser vencidas com a oferta de conteúdos mais completos e aprofundados, como e-books e webinars, ou mais práticos como infográficos e checklists.

Esses materiais são ótimas formas de conseguir informações dos leads e mais dados para sua estratégia de atração de clientes.

4. Analisar o comportamento do usuário no site

É importante também analisar o comportamento dos visitantes no site. Identifique se eles visitam muito a página de preços ou se seguem direto para a de inscrição, por exemplo. 

Essas informações podem gerar insights importantes de conteúdos que ajudarão seus visitantes a decidir sobre a compra. 

5. Atenção às dúvidas dos clientes

As perguntas enviadas pelos clientes são importantes fontes de informações para elaborar conteúdos essenciais. Existe uma grande probabilidade de a dúvida não ser apenas de uma pessoa, e se você antecipa e elimina essas questões previamente, evita que processos de objeção se formem na mente do cliente. 

Como estruturar o conteúdo na jornada do cliente

A jornada do cliente é composta por três estágios: aprendizado e descoberta, consideração da solução e decisão e compra. 

Lembre-se também que, em geral, as pessoas chegam até uma empresa ou produto por causa de uma dúvida ou problema. 

Com os avanços das ferramentas de busca na internet, essa passou a ser uma das principais portas de entradas de clientes qualificados, pois eles chegam até a empresa buscando uma informação ou uma solução para o problema apresentado. 

Aprendizado e Descoberta

Nesta etapa, o cliente espera conteúdos gerais e mais educativos ou informações que o orientem sobre o que fazer. 

É importante que a sua empresa crie conteúdos focados na dúvida ou problema e que ofereça uma solução, mas ainda sem falar sobre produtos ou sobre a sua empresa. Artigos no blog ou infográficos são bastante indicados. 

Consideração da Solução

Com as informações obtidas, ele percebe que realmente tem um problema e que existem soluções disponíveis. E aqui começam as pesquisas sobre as soluções possíveis. 

O visitante espera encontrar conteúdos mais específicos, que o ajudem a definir o que deve ser considerado na escolha, quais fatores são importantes e informações que o ajudam a tomar uma decisão no futuro. 

Para essa etapa o ideal é oferecer conteúdos mais aprofundados, como e-books ou webinars, que ajudem o cliente a obter essas informações. Você pode até citar o produto que deseja oferecer, mas esse não deve ser o foco do conteúdo. 

Decisão de compra

O seu potencial cliente já tem todas as informações que precisa sobre a solução do problema, mas resta ainda decidir sobre qual produto ou empresa irá escolher para comprar. 

Nessa etapa ele pesquisa melhor cada uma das opções disponíveis e avalia depoimentos, recomendações, consulta possíveis problemas e outras informações que justifiquem a ele que aquela é a melhor decisão. 

Então você precisa oferecer conteúdos com foco em demonstrações, cases de sucesso, comparativos e até mesmo períodos de teste grátis para que ele se convença de que a sua empresa ou produto é a melhor escolha. 

Aqui você deve falar sobre o produto, suas vantagens, benefícios, valores e garantir que o cliente tenha a melhor impressão possível. Dessa forma, você adquire um cliente que já foi educado, orientado e preparado para a compra. 

Além disso, ele será um cliente que poderá falar bem da sua empresa e da sua experiência de compra já que, na percepção dele, tudo correu de maneira natural e simples, facilitando a decisão dele e ajudando-o a resolver aquele problema. 

Estruturar a jornada do cliente baseada nas experiências dele é muito importante para o sucesso de qualquer empresa. Se você precisar de ajuda para criar os conteúdos essenciais para a jornada do cliente da sua empresa conte com a gente. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, e assine um plano de produção de conteúdo.