Conheça as novas formas de se fazer publicidade digital

A web é marcada pela velocidade impressionante em que as coisas ocorrem. Cada vez mais presente na vida de todos, evoluiu de maneira considerável em um curto espaço de tempo, e a tendência é que essa evolução siga de maneira cada vez mais rápida, impulsionada pelas novas tecnologias e preferências dos usuários.

Para todos aqueles que utilizam a web para a geração de receita, essa constante e rápida evolução deve sempre ser levada em conta. São as inovações que seduzem o consumidor, propiciam novas oportunidades de negócio e fazem com que empresas e profissionais tenham um ganho cada vez maior. 

Motivada por essa necessidade, a cada ano surgem novas formas de realizar publicidade digital. Novas maneiras de segmentar o público, formatos de anúncios, meios de realizar a promoção da marca (branding) e metodologias e práticas no planejamento das ações de marketing digital são apenas alguns exemplos.

Para permitir que você esteja sempre antenado com essas novidades e, principalmente, não perca nenhuma oportunidade de negócio, inclusive com possibilidade de criação de novas oportunidades em alguns casos, preparamos uma lista com as 10 novas maneiras de fazer publicidade digital. Confira!


Big data no planejamento

Os dados são fundamentais no planejamento de qualquer estratégia ou ação de marketing, seja ela conduzida online ou offline, já que permitem que as ações sejam embasadas em dados concretos, tendo por isso maiores chances de serem bem-sucedidas.

Na publicidade digital, a quantidade de dados disponíveis é exponencialmente maior do que na offline, o que representa uma ótima oportunidade aos anunciantes.

Localização, preferências pessoais, comportamento e outras características permitem que se tenha um perfil muito mais preciso da audiência. Com isso, é possível produzir conteúdos verdadeiramente relevantes, que sejam de interesse e possam afetar positivamente a vida do público visado.


Anúncios em lives

As transmissões ao vivo são um crescente em todas as redes sociais, e como muitas delas atraem milhares ou mesmo milhões de espectadores, representam uma ótima oportunidade para exibir sua marca ou produto.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com esse tipo de anúncio. Além do responsável pela condução da live possuir credibilidade e se relacionar com sua persona, os anúncios devem ser planejados de forma que sejam os mais naturais possíveis, para não irritar os espectadores e levar a uma imagem negativa da empresa.


Anúncios nativos

Esses anúncios são aqueles conteúdos que aparecem ao final de posts de um blog ou portal de notícia, mas que não são de autoria do site em que estão sendo exibidos. São bastante efetivos, pois como são feitos para serem confundidos com os posts do site em que estão sendo exibidos, carregam a credibilidade daquele espaço em que o usuário se encontra e aumenta as chances de cliques por fazerem parte de uma navegação mais natural e fluída.


Anúncios de voz

Os anúncios de voz já são um formato consolidado em plataformas musicais. No entanto, com o uso crescente da voz nos mecanismos de buscas e de assistentes virtuais como Siri e Alexa, é esperado que esses anúncios sejam exibidos nos resultados de buscas por voz em um futuro muito próximo.

A grande vantagem é que, como estão diretamente relacionados ao conteúdo de pesquisa do usuário (arquitetura dos anúncios em rede de pesquisa), as chances de o usuário ouvi-los com atenção são maiores.


ID único

Computador, celular, smartphone e tablet. A maioria dos usuários da web utilizam ao menos dois dispositivos para acessar a internet. Para o marketing digital, baseado no perfil do usuário, esse hábito apresenta um desafio: como saber que o usuário que acessa a internet pelo computador é o mesmo que acessa pelo celular?

Para driblar esse desafio, uma das tendências mais aguardadas na publicidade digital é o IP único, que permitirá identificar o mesmo usuário em diferentes dispositivos e, assim, exibir os anúncios mais adequados, otimizando o orçamento e levando a melhores resultados.


Anúncios em OTT

As plataformas de streaming de vídeo, como HBO Go e Netflix, atraem um número cada vez maior de usuários. No entanto, como nem todos estão dispostos a pagar a mensalidade, existem casos em que são exibidos anúncios aos assinantes para a geração de receita.

Trata-se de ótimas oportunidades para exibir seus anúncios para usuários qualificados, se aproveitando da credibilidade que esses serviços têm diante dos clientes e de uma audiência fiel, que realmente acredita no produto.


Anúncios interativos

Apesar da interatividade ser utilizada amplamente em produtos de entretenimento, a exemplo de séries e jogos, a publicidade também pode ser beneficiada quando adota a interatividade com o público.

O uso desse recurso pode ocorrer em anúncios que utilizam o storytelling, já que dessa maneira o público pode ajudar a determinar o enredo da história, decidindo a conclusão que irá tomar de acordo com as escolhas prévias.

Mesmo que seja um recurso complexo, que exige planejamento e tempo, quando bem executado pode trazer diversas vantagens competitivas e gerar receita acima do esperado à empresa.


Anúncios acessíveis

A acessibilidade na web é uma preocupação constante de grandes empresas e dos usuários, e como pessoas com qualquer tipo de deficiência também são consumidores, é necessário levar esse fator em conta.

Utilizar recursos de design que facilitem a leitura de pessoas com baixa visão, inserir áudio descrição em vídeos e hashtag #PraCegoVer em anúncios de texto e imagem estática e simplificações para deficientes intelectuais são alguns exemplos de boas práticas em anúncios acessíveis.


Inteligência artificial

O uso de AI está diretamente associado às novas tendências em publicidade digital, pois permite não só que os anúncios sejam melhores personalizados como também é capaz de realizar a previsão de cenários, dos possíveis resultados de determinada ação de marketing.

Dessa maneira, permite que ajustes sejam realizados antes mesmo da ação ter sido lançada e testada no mercado real, poupando esforços de força de trabalho e investimentos financeiros desnecessários.


Branded content

Mesmo não sendo necessariamente uma novidade, o branded content ganha cada vez mais importância na publicidade realizada na web.

Consiste em conteúdos feitos pela própria empresa, mas que não possuem a forma de anúncio. Pelo contrário, são pensados para não se assimilarem a anúncios, já que seu objetivo é ajudar a persona a resolver uma necessidade ou dúvida, criando uma imagem positiva da marca, e gerar autoridade para a empresa perante os concorrentes.

Se deseja saber mais a respeito de boas práticas em publicidade digital ou contratar um plano de produção de conteúdo profissional para alavancar a estratégia de marketing digital de sua empresa, conte com a RedaWeb.

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