Blog Conheça as principais tendências do empreendedorismo tecnológico no Brasil

Conheça as principais tendências do empreendedorismo tecnológico no Brasil

Conheça as principais tendências do empreendedorismo tecnológico no Brasil

À medida que o mundo digital estende seu domínio sobre nossas vidas, novas oportunidades de negócio surgem no horizonte. Para quem está de olho nas tendências do empreendedorismo tecnológico, o momento não poderia ser melhor.

Sabemos que o período é marcado por um processo de retomada da estabilização econômica. Mesmo assim, o mercado também aponta para algumas mudanças importantes com relação a fortes demandas. Cabe a você saber enxergar algumas delas, analisar as possibilidades e aproveitar o que, talvez, seja sua grande chance.

Quer ter um negócio de sucesso? Acompanhe a gente nesta incrível jornada pelas novidades do empreendedorismo tecnológico!

Segurança cibernética

De modo geral, a proteção contra invasões de sistemas ou tentativas de interceptação de dados já era uma preocupação latente antes da pandemia da Covid-19. Agora, em uma fase final de retomada da economia, a segurança cibernética passou a ser pré-requisito de toda empresa presente na internet.

Isso se deve ao contexto pandêmico, caracterizado, entre outras coisas, pela extensão do chamado home office. Diante da quarentena e do isolamento social, o trabalho remoto foi a única solução para que diversas organizações mantivessem o fluxo de suas atividades.

Com os colaboradores trabalhando a partir de suas casas, entretanto, foi necessário ampliar a rede de proteção digital. Afinal, a exposição a dados sigilosos das empresas ficou maior. Desde então, a segurança cibernética passou a ser prioridade para os gestores.

No Brasil, ainda temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ela exige maior cuidado das organizações quanto ao tratamento de dados de funcionários, clientes, investidores e quaisquer outros stakeholders ligados ao negócio. Por aqui, o investimento em segurança cibernética está na pauta de 83% das empresas.

Esse índice revela que há um mercado bem promissor para quem oferece soluções dedicadas a blindar os negócios de ciberataques e operações fraudulentas. Logo, vale muito a pena pesquisar o segmento e ficar atento às inovações mais recentes.

Sistemas avançados de detecção de ameaças, firewalls com elevado poder de precisão e mecanismos de gerenciamento e controle de acessos são apenas algumas possibilidades interessantes.

Aplicativos voltados ao bem-estar

Os últimos anos também serviram para destacar a importância da saúde mental em nossas vidas. Mais do que os cuidados voltados ao corpo, o tato com a mente se mostrou indispensável.

Nesse sentido, o desenvolvimento de apps destinados ao bem-estar físico, mental, psicológico e financeiro ganharam força. Apenas a título de exemplo, algumas soluções mesclam programas de atividade física com aplicativos especializados em meditação, yoga e outras formas de relaxamento.

Há até algumas alternativas que combinam tudo isso com a sugestão de receitas culinárias que ajudam as pessoas a criar hábitos mais saudáveis. O foco é, em resumo, melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos.

Para pegar carona nessa onda, é interessante avaliar o que já existe e pensar nas opções inovadoras que podem ser atrativas para determinados públicos. Com um leque de conteúdos específico, você pode lançar um produto que se diferencie dos demais já existentes e conquistar seu espaço no mercado.

IoT (Internet das Coisas)

A IoT — cada vez mais AIoT (IoT atrelada à Inteligência Artificial) — também é uma das tendências do empreendedorismo tecnológico que merecem sua atenção. Mesmo que aos poucos, o volume e a variedade de dispositivos conectados à internet que interagem entre si só aumenta.

Para empreender no meio, você não precisa necessariamente ser um expert no funcionamento dos produtos. Basta se especializar na comercialização deles. Se gostou da ideia, tudo o que for smart, como TVs, relógios, caixas de som e aparelhos eletrodomésticos deve ficar no seu radar.

Caso prefira, você também pode sair mais ainda do óbvio e concentrar seu negócio no desenvolvimento de sensores para empresas de logística. Atentas à necessidade de aprimorar e agilizar seus processos, as organizações do setor estão em busca de uma AIoT funcional e inovadora.

Por isso, os gestores procuram por um sistema integrado (com softwares e sensores) capaz de interconectar todos estes itens:

  • leitores;
  • scanners;
  • veículos da frota;
  • carga.

Com a chegada do 5G, a AIoT tem tudo para acelerar o passo e passar a fazer cada vez mais parte de nossas vidas. Como existe, literalmente, bastante coisa para ser criada, trata-se de uma ótima oportunidade de largar na frente. Tudo depende de visão de médio e longo prazo, planejamento estratégico e, é claro, de uma talentosa equipe multidisciplinar.

Consultoria em análise e em ciência de dados

Por fim, mas tão relevante e oportuno como qualquer outro tipo de negócio comentado anteriormente, temos os serviços de consultoria digital focada em dados. Aqui, o céu é o limite, desde que você seja, de fato, um especialista no tema em questão.

Entre as inúmeras possibilidades com muito espaço para crescimento no ramo digital, uma delas vem se expandindo rapidamente. Trata-se das empresas ou profissionais que orientam lideranças e realizam processos vinculados à análise e à ciência de dados.

Mais do que uma simples moda, a integração dessas áreas no processo de tomada de decisão é uma realidade inegável. Tendo em vista a imensa quantidade de dados gerados pelas empresas, é preciso saber como filtrá-los, a fim de extrair informações relevantes para a gestão do negócio.

No momento, pouca gente está realmente qualificada para colocar essas ações em prática. Isso explica a grande dificuldade na hora de montar times de analistas e de cientistas de dados no Brasil.

Dessa maneira, a oferta dessa modalidade de consultoria tende a ser uma tendência importante daqui para a frente. Basta entender que boa parte das lideranças admite a necessidade de ter uma cultura voltada a dados. O problema é que a maior parcela nem sabe por onde começar e tem receio de desperdiçar recursos preciosos.

Principalmente quando o assunto é data science, muitas dúvidas aparecem. O papel do consultor consiste justamente em eliminar as incertezas e apontar a trilha mais segura e vantajosa para cada caso. Nem sempre, por exemplo, a empresa necessita de um projeto de machine learning. Outras vezes, esse elemento é imprescindível.

Essas são somente algumas alternativas para quem deseja empreender no mercado de tecnologia. São ideias inspiradoras para abraçar oportunidades ainda pouco exploradas no Brasil. Acredite, estamos vivendo mais um daqueles momentos únicos para montar um negócio inovador e pronto para suprir demandas reprimidas.

Lembre-se somente de estudar o mercado e o tipo de nicho com calma para ampliar as chances de fazer a escolha mais acertada. Finalmente, saiba que o sucesso de qualquer caminho depende de um marketing de conteúdo impecável. É assim que você impulsiona seu negócio e o faz crescer de modo contínuo.

Quer saber como? Acesse nosso site ou, se preferir, chame a gente pelo telefone 0800 750 5564!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
dicas-para-tornar-o-marketing-do-seu-restaurante-um-sucesso entenda-como-melhorar-a-sua-estrategia-com-os-cs-do-marketing modelos-de-e-mail-para-otimizar-sua-estrategia-de-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564