Blog Conheça as vantagens de desenvolver um aplicativo para sua empresa

Conheça as vantagens de desenvolver um aplicativo para sua empresa

Conheça as vantagens de desenvolver um aplicativo para sua empresa

Muitos empreendedores pensam que desenvolver um aplicativo para sua empresa é algo dispendioso demais, que só serve para grandes corporações. Porém, a verdade é que o desenvolvimento de um produto desses possui diversas vantagens para seu negócio, independente do porte dele.

É fato que a tecnologia molda o comportamento das pessoas diariamente. Smartphones estão lado a lado em todos os momentos do dia. As pessoas checam redes sociais ou acessam aplicativos antes de dormir, a caminho do trabalho, durante o almoço, enfim, o tempo todo.

O comportamento dos usuários se transformou tanto que fazer ligações, hoje em dia, está virando raridade. A comunicação ocorre por troca de mensagens de texto e áudio – veja só – por aplicativos. Se desenvolver um aplicativo pode ser a solução para uma empresa de comunicação, como o WhatsApp, por que não poderia ser para a sua empresa?

Mesmo que você já esteja presente nas redes sociais e já tenha um bom site, não quer dizer que não precise de um aplicativo. Quem indica essa tendência são os números.

Acesso à internet só aumenta no Brasil

A tecnologia Wi-Fi já está presente em todo canto do país, como espaços públicos e zonas rurais. A expansão da conexão também é visível pela internet móvel, com o 4G e, em breve, o 5G, que deve revolucionar a conectividade no Brasil e no mundo.

O Brasil é um país que tem mais números de celular ativos, cerca de 226 milhões, do que habitantes, 210 milhões. Esse é o primeiro indicativo de que investir em tecnologias para suprir essa população é uma boa saída, principalmente se levarmos em conta que muitas dessas pessoas acessam a internet pelo celular.

Veja alguns números que representam essa importância:

  • Sete em cada dez brasileiros acessam a internet, segundo a Telebrasil;
  • Esse número representa 127 milhões de pessoas;
  • 97% dos usuários navegam na internet por meio de um smartphone;
  • O brasileiro passa mais de três horas do dia navegando por seus aplicativos.

O acesso vem se democratizando, chegando também às classes mais baixas e se expandindo por todos os cantos. Por isso que investir em um aplicativo pode ser a iniciativa que falta para sua empresa se destacar em meio à concorrência.

Destaque-se em meio à multidão

Uma das vantagens de desenvolver um aplicativo para sua empresa está no destaque que você terá em relação às demais empresas. Isso porque muitas preferem ficar só com seu site, elaborando uma versão mobile para ele e pronto.

Expandir a inovação para um aplicativo é a demonstração de que você está por dentro das tendências de mercado e avanços tecnológicos. Desenvolvimento de aplicativo ainda é visto como uma novidade nas estratégias de Marketing Digital.

Ao investir em um aplicativo, a mensagem que seu público recebe é de que você faz parte de uma empresa inovadora. Essa mentalidade é muito importante para elevar as vendas de seus produtos ou serviços, agregando valor à empresa.

Em um aplicativo, você possui muitas possibilidades, como ter uma loja online, oferecer um curso, dentre tantas outras que você mesmo deve consumir em seu smartphone. É uma oportunidade de estender o seu Marketing Digital e até mesmo o Marketing de Conteúdo.

Desenvolver aplicativos é um passo rumo à praticidade

Quando um cliente entra em seu Instagram ou visita o seu site, tem informações suas, mas nem sempre você tem as informações dele. Você pode consegui-las através de landing pages, blog posts ou promoções, mas nem sempre isso ocorrerá.

Já no aplicativo, é diferente. Ele possui a vantagem de conseguir as informações do usuário tão logo faça o login na plataforma, utilizando os dados de contato como e-mail e telefone, além da geolocalização.

Isso é o que ele dá em troca de ter você sempre perto, a um clique de distância. Ele não vai precisar acessar mais nada para ver suas novidades ou conteúdos que você produz.

Essa é uma forma de conhecer seu público, pois saberá por quanto tempo as pessoas acessam seu aplicativo, quanto tempo levam para finalizar uma compra, de qual lugar fazem isso. Com estes dados em mãos, você consegue aprimorar suas estratégias de Marketing Digital.

É claro que seu aplicativo pode funcionar igual ao site, mas também pode ser melhor. Você pode produzir conteúdos especiais para quem possui o aplicativo, pode dar descontos para quem fizer o download, caso forneça algum serviço ou venda produtos, por exemplo.

Por conseguir criar conteúdos personalizados é que o aplicativo é tão vantajoso assim.

Esteja mais próximo de seu cliente

Desenvolver aplicativos para a sua empresa possui a vantagem de ter uma relação mais próxima com os usuários. Isso porque a experiência dele com sua empresa é mais sólida e fiel. Ninguém baixa um aplicativo de uma empresa que não gosta ou não conhece.

No aplicativo, ele poderá fazer reclamações e sugestões de forma rápida e deve ser atendido com agilidade também. Essa é uma forma de relacionamento com o cliente, pois ele sempre quer ter seus problemas resolvidos rapidamente.

Com o aplicativo, você também consegue disparar mensagens ao cliente, informando promoções ou outras mensagens especiais. Notificações Push, como são chamadas, aparecem na tela do usuário de forma programada, fazendo com que ele lembre-se de você e faça uso do seu app.

Qual sistema usar para desenvolver um aplicativo?

Depois de ver que ter um aplicativo fará bem à sua empresa e trará vantagens, você deve estar se perguntando qual o melhor sistema para fazer isso: Android ou iOS? Pois bem, os dois são bons, mas são diferentes. A característica do seu público consumidor é que dará a resposta.

Utilizado por dispositivos da Apple, o sistema iOS possui menos usuários no Brasil, mas estes usuários possuem histórico de gastarem mais em apps, pois têm renda maior e se engajam mais nos aplicativos.

Já os usuários do Android, representam mais de 80% da fatia do mercado de smartphones no Brasil. Ou seja, se você quer um aplicativo acessado em massa, o Android é a melhor opção. Se seu público é específico e se encaixa no perfil de consumidores da maçãzinha, então, o iOS é para você.

Claro que nada impede você de ter um aplicativo nas duas plataformas, mas isso possui um custo mais elevado. Agora que você já entendeu o papel que um aplicativo pode ter em sua empresa, pode colocar essa iniciativa em pauta ao pensar em novas estratégias para melhorar suas vendas e atrair mais cliente.

Essa pode ser a inovação que falta para sua empresa atingir novos patamares. Acesse nosso site e saiba como podemos ajudar sua empresa a produzir conteúdos atrativos e engajadores. Será um prazer ser seu parceiro!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-como-aplicar-corretamente-o-marketing-juridico dicas-para-melhorar-os-resultados-do-marketing-na-sua-agencia entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564