Conheça as 6 vantagens que o marketing de conteúdo pode oferecer

Marketing de Conteúdo é uma estratégia com o objetivo de atrair e engajar pessoas, por meio de informação útil e relevante. Desse modo, pretende aumentar a percepção de valor de uma marca e, assim, gerar mais vendas. 

Logo, podemos imaginar inúmeras vantagens que o Marketing de Conteúdo pode oferecer. Conheça, neste post, 6 delas.

6 vantagens que o Marketing de Conteúdo pode oferecer a sua empresa

Levantamentos apontam que o consumidor final de um produto ou serviço gasta mais de 50% do seu tempo online consumindo conteúdo. Ou seja, o seu potencial cliente está conectado e busca por um conteúdo relevante para tomar a sua decisão de compra.

O que acontece se a sua marca não aparece? Sem dúvidas, sua empresa perde visibilidade e, até mesmo, competitividade. Por outro lado, não basta produzir conteúdo. É fundamental criar um conteúdo de qualidade, capaz de agregar valor à vida das pessoas interessadas pelas soluções do seu mercado.

Essa é a finalidade do Marketing de Conteúdo. O Marketing é a disciplina que reúne estratégias e a inteligência para levar produtos ao mercado, a fim de gerar e otimizar vendas, bem como fidelizar e engajar clientes. O conteúdo é a informação que atrai as pessoas e as conduz ao longo do processo de compra. 

Logo, essa é a junção perfeita para expandir sua marca e alavancar seus negócios. Continue lendo e conheça as 6 vantagens que o Marketing de Conteúdo pode oferecer a sua empresa.

1. Melhorar o posicionamento no Google

De acordo com pesquisas do setor, sites corporativos que possuem um blog e o mantêm aquecido com conteúdo relevante têm 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos mecanismos de busca, como o Google.

Um dos fatores que mais impactam no bom desempenho de um site é o número de páginas indexadas. É preciso indexar páginas, a fim de que elas apareçam nos resultados de busca quando as pessoas fazem pesquisas relacionadas ao conteúdo contido nelas.

De maneira geral, quanto mais páginas indexadas, maior a relevância e credibilidade de um site. Dessa forma, o posicionamento pode ser otimizado para o melhor posicionamento no Google e, assim, alcançar melhores resultados.

2. Gerar mais Leads

Em segundo lugar, outra vantagem que o Marketing de Conteúdo pode oferecer é a geração de Leads. Ou seja, contatos de potenciais consumidores que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço. Dados mostram que empresas que têm blogs geram 67% mais Leads.

O Marketing de Conteúdo facilita a geração de Leads por meio da troca de um conteúdo aprofundado, como um e-book, por exemplo, pelas informações de contato do interessado. 

Captar Leads é importante no Marketing Digital porque são esses contatos que serão abordados comercialmente quando demonstrarem interesse de compra. Isso pode acontecer quando o Lead visita a página de produto ou solicita uma demonstração, por exemplo. 

Assim, como o lead já consumiu o conteúdo da sua marca e já começou um relacionamento com sua empresa, após a abordagem comercial, as chances de fechar o negócio também são maiores.

3. Aumentar a taxa de conversão

Nesse sentido, Leads que foram gerados organicamente, ou seja, de maneira natural e não paga, apresentam uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto Leads de origem de publicidade paga têm taxa de conversão de apenas 1,7%.

É fundamental para todo tipo de negócio otimizar sua taxa de conversão. Isso significa conduzir o Lead para mais perto do momento de compra. Assim, atraí-los desde visitantes do site, a assinantes de uma lista de e-mails até finalmente consumidores fidelizados.

Mas, como atrair esses Leads pela busca orgânica? Lembre-se: o consumidor passa metade do seu tempo pesquisando conteúdos online. A sua empresa pode atrair e converter mais leads qualificados ao produzir conteúdo de valor para esse público.

4. Aumentar o ticket médio

Para obter maior alcance e gerar mais resultados, o Marketing de Conteúdo caminha lado a lado com outras estratégias digitais, como o E-mail Marketing, por exemplo.

De acordo com levantamentos, existem aproximadamente 4,3 bilhões de contas de e-mail no mundo. Nesse contexto, cerca de 92% dos internautas usem o e-mail e 61% delas, diariamente.

Portanto, o e-mail é uma excelente forma de se relacionar com seus clientes. E as empresas que incrementam suas ações de E-mail Marketing com conteúdo são mais bem-sucedidas. 

Pesquisas revelam que clientes que recebem ofertas por e-mail têm um consumo maior nas compras online, chegando a uma média de + 83%.

5. Aumentar o engajamento com a audiência

Os dados ainda mostram que 70% dos consumidores dizem que o Marketing de Conteúdo cria uma aproximação com as marcas.

Logo, uma grande vantagem que o Marketing de Conteúdo pode oferecer é aumentar o engajamento com sua marca. Quanto mais engajados, mais seus clientes se lembrarão de sua empresa. 

Assim, quando decidirem pela compra, uma vez engajados, sem dúvida, considerarão as suas ofertas.

6. Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração. Em resumo, o Inbound se trata de tudo o que já mencionamos até aqui: uma forma de atrair, converter e fechar clientes por meio de várias estratégias, sendo o Marketing de Conteúdo uma das principais.

Dessa maneira, organizações que adotam o Inbound Marketing têm uma economia média de R$ 36 por novo cliente. Em outras palavras, podem reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Afinal, ao consumir seu conteúdo, as pessoas se educam quanto ao funcionamento e os benefícios do seu mercado. Assim, têm mais consciência do valor da sua solução e, consequentemente, apresentam menos objeções de compra. 

Além disso, como o Marketing de Conteúdo aumenta a geração de Leads orgânicos, sua empresa ainda pode economizar em anúncios patrocinados. Isso também ajuda a reduzir o CAC. 

Logo, o Marketing de Conteúdo contribui para a otimização dos seus processos de captação de clientes.

Aproveite as vantagens que o Marketing de Conteúdo pode oferecer

A presença web da América Latina é a maior do que a média mundial. Nesse cenário, 70% da população brasileira tem acesso à internet, sendo que quase 87% dos brasileiros são ativos em alguma rede social. A Transformação Digital chegou e a sua empresa não pode ficar de fora desse novo hábito de consumo. Caso contrário, pode perder competitividade no mercado.

Os seus clientes estão online consumindo conteúdo continuamente. Se você precisa ser encontrado por eles, o Marketing de Conteúdo pode ajudar. Além de atrair tráfego orgânico e qualificado, a criação de conteúdo relevante é capaz de otimizar suas vendas, uma vez que educa seus clientes, fornecendo mais percepção de valor a sua marca.

Então, se você quiser começar a aproveitar as vantagens que o Marketing de Conteúdo pode oferecer ao seu negócio, acesse o site da RedaWeb ou ligue 0800 750 5564 para assinar o plano de produção de conteúdo ideal para sua necessidade.