Blog Conheça estratégias para otimizar o marketing de conteúdo para cursos online

Conheça estratégias para otimizar o marketing de conteúdo para cursos online

Conheça estratégias para otimizar o marketing de conteúdo para cursos online

A criação e divulgação de cursos online é uma das melhores formas de fazer lucro na internet. A possibilidade do e-learning facilitou a vida do estudante, que tem a possibilidade de aprender sem sair de casa, adaptando a rotina de estudos. 

Mas, para o professor e o divulgador obterem lucro, é preciso saber como chegar ao aluno. Então conheça a seguir, estratégias para otimizar o marketing de conteúdo para cursos online.

Uso preciso das palavras-chaves

As palavras-chaves serão suas ferramentas para chegar ao aluno. A estratégia mais interessante é investir em bastante conteúdo, sobretudo em artigos e vídeos. Imagine um professor de violão que possui um método inovador. Seu provável comprador do curso não procura apenas por “curso online de violão”. 

Algumas palavras-chave que ele busca são:

  • Curso de violão que funciona
  • Curso de violão barato e bom
  • Melhor curso de violão para iniciantes

Além disso, se o curso já possui um nome, e principalmente se ele for impactante, o possível aluno irá usá-lo na pesquisa logo após ter conhecimento da sua existência. Imagine que o curso de violão se chame “Violão Rápido”. Algumas pesquisas que o público fará:

  • Curso violão rápido é bom
  • Curso violão rápido funciona
  • Curso violão rápido vale a pena

Essas buscas podem ser feitas por poucas pessoas, mas são precisas. Quem utiliza essas palavras-chave está quase pronto para adquirir o curso, só precisa de um incentivo final. 

Público-alvo

Quando levamos um produto para o mercado, precisamos ter em mente a pessoa que queremos atingir. Afinal, nossa solução precisa encontrar o problema. Quem possui esse problema? O estudo do público-alvo irá indicar as abordagens das estratégias de marketing de conteúdo seguintes.

Vale a pena investigar na internet seu público, fazer uma pesquisa sobre o que ele está buscando, e o que mais lhe incomoda sobre o problema que possui. Imagine, por exemplo, um curso para emagrecimento. O público-alvo que irá comprar muitas vezes já tentou diversas vezes emagrecer e não conseguiu. Como convencê-lo de que vale tentar mais uma vez?

Ou seja, a pesquisa é necessária para você ir munido de argumentos para incentivar o investimento no seu curso online.

Divulgue como solução

Conhecendo seu público, você sabe os problemas principais que o curso irá oferecer. Um curso de inglês tem o objetivo de tornar o aluno fluente no idioma. Mas o problema dele não é apenas não falar em inglês. Existem vários outros que representam a sua “dor”: dificuldade com vocabulário, medo de falar etc.

Portanto, seu curso deve ser divulgado em termos de solução. Você irá abordar o conteúdo falando que o aluno irá aprender a falar inglês, e que - além disso - não terá “medo de falar nunca mais”. 

Atacar as dores é fundamental para o aluno entender que o curso é focado na solução dos problemas que ele possui.

Prepare o lançamento com e-mail marketing

Se você tem tempo para lançar seu curso, melhor para sua estratégia de marketing de conteúdo. Você pode investir em um blog, ranqueado no Google, para obter leads para o curso com sua estratégia de funil. A partir disso, você alimenta o conteúdo através de envio de e-mails frequentes ao potencial comprador do curso.

Por exemplo, ao invés de mandar só um e-mail, você manda quatro no mês anterior ao lançamento, um por semana. Isso significa que você dará um mês para o lead se preparar para adquirir o curso quando ele for lançado.

Use o YouTube com trailers ou pílulas

O YouTube é uma plataforma essencial para sua estratégia, pois você pode gravar um vídeo prévio com conteúdo sobre o assunto do curso. O potencial aluno irá chegar a ele, obterá informações importantes que precisa, e no final do vídeo descobrirá que você possui um curso muito mais amplo sobre o tema.

A grande vantagem é que você não tem muito trabalho ou custo para fazer isso. Com seu celular, você grava um ou mais vídeos atraindo o potencial aluno. Além disso, você também pode investir em um material profissional, como um trailer bem produzido, que chame a atenção.

Funis de vendas voltado ao aluno

A estratégia de funil é imprescindível em uma divulgação de curso, sendo uma das mais utilizadas pelos divulgadores. Com as palavras-chaves que você selecionou sobre o curso, organize nas etapas do funil. 

Vamos usar novamente o exemplo do curso de violão para exemplificá-las:

  • Descoberta: posts abrangentes sobre o violão para iniciantes.
  • Identificação do problema: posts sobre a importância de se fazer um curso.
  • Consideração da solução: posts sobre a possibilidade de fazer um curso online.
  • Solução: posts sobre o curso propriamente dito.

Ao linkar esses posts, você cria um caminho para o leitor prosseguir, indo da descoberta à solução. Quando ele chegar ao post sobre seu curso, ele está a um clique de comprá-lo. Quanto mais pessoas atrair para ler os posts da descoberta, mais pessoas chegarão até a solução.

Faça um webinar

O webinar é outra forma de você dar uma prévia sobre seu curso. Os potenciais alunos irão lhe conhecer, perceber que você é especialista, avaliar seu método de ensino, sua oratória e conhecimento. Ele funciona como um “aulão” ao vivo, de modo que seria uma maneira de instigar o público para obter mais conhecimento por meio do seu curso.

Outra vantagem do webinar é que ele pode ser utilizado em conjunto com estratégias de inbound. Como sua aula será grátis, você solicita apenas o e-mail para o potencial aluno assistir. Em posse do seu contato, você passa a trabalhar seu e-mail marketing tendo em vista a venda do curso.

Terceirize o conteúdo com afiliados

Você não precisa usar o próprio conteúdo para divulgar seu curso, pelo contrário. Quanto mais parceiros você tiver para evidenciar seu projeto, melhor. Você chegará a outros públicos por outros meios, que provavelmente não atingiria sem ajuda.

Existem plataformas de afiliados as quais você pode anunciar seu curso. O produtor de conteúdo que produz para o seu público-alvo irá se filiar para vender as aulas em seu lugar. Ele irá produzir conteúdo, a seu modo, para que o público dele tenha contato com o curso. 

Pode apostar: essa é uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo para seu curso online.

Como dica final, não podemos deixar de mencionar a importância de você investir na sua marca de especialista. Para isso, é importante manter um blog divulgando conteúdo frequente, para aumentar sua autoridade. O aluno quer saber se você realmente entende do que está disposto a ensinar.

Para criar conteúdo relevante, considere contar com a ajuda de profissionais de conteúdo. Eles identificam as reais necessidades do seu público e entregam o melhor conteúdo, adaptado para o seu negócio e otimizado para ranquear no Google. Entre no site da RedaWeb ou ligue 0800 750 5564 para conhecer nossos planos de conteúdo.

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