Blog Conheça ferramentas e softwares que ajudam no plano de negócio

Conheça ferramentas e softwares que ajudam no plano de negócio

mulher pensativa

Algo pelo qual todos os empreendedores passam é a necessidade de realizar um bom plano de negócios para que possam avaliar quais os caminhos que serão seguidos por sua empresa. Isso é algo essencial para que se defina quais serão as melhores estratégias a serem tomadas, os riscos assumidos, entre muitos outros fatores.


A realização deste plano de negócios, porém, é algo muito detalhado e que pode gerar grandes dificuldades a quem deseja iniciar o seu próprio negócio. Isso pode fazer com que se perca muito tempo neste processo, ou mesmo fazer com que seja preciso investir dinheiro na contratação de profissionais para lhe ajudar a realizar seu plano de negócios.


Todo esse cuidado é justificado pelo fato de que quaisquer tipos de erros em seu plano de negócios podem comprometer seriamente a continuidade do trabalho de sua empresa. Para quem deseja iniciar um negócio próprio, estes erros podem ser ainda mais prejudiciais, pois fazem com que seja ainda mais difícil tirar do papel as suas ideias e iniciar a sua empresa.


Porém, esta dificuldade na realização de seu plano de negócios pode ser muito diminuída em função da existência de ferramentas e softwares que proporcionam uma grande facilidade nesta tarefa. Ou seja, por meio do uso destas ferramentas ou softwares, você poderá realizar um plano de negócios de maneira muito mais rápida e fácil, e livre das chances de erros que comprometeriam o seu negócio.


As principais ferramentas e softwares para lhe auxiliar no seu plano de negócios


Para  ajudá-lo a montar o seu plano de negócios de uma forma ainda mais fácil, confira a seguir quais são as principais ferramentas e softwares que podem lhe ajudar nesta tarefa:


Plano de negócios Sebrae


O Sebrae sempre busca oferecer muitas facilidades aos empreendedores brasileiros, e uma delas é o seu software de plano de negócios. Esta ferramenta é utilizada de maneira completamente online, sem que seja preciso baixar nenhum arquivo, além de ser totalmente gratuita e, assim, acessível a todos os empreendedores.


Sua funcionalidade é bastante simples, pois basta que sejam inseridas as informações solicitadas e o próprio software lhe fornece uma série de dados, como o tempo necessário para retorno de seu investimento inicial, principais metas a serem definidas, entre outros pontos essenciais para um bom plano de negócios.


Análise SWOT


Uma ferramenta bastante utilizada em planos de negócio em todo o mundo é a análise SWOT, também chamada de análise FOFA em português. Esta análise é feita por meio de uma matriz, nas quais são ponderados alguns dos pontos de sua empresa, os quais são os seguintes:


  • Strengths (Forças);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Threats (Ameaças).


Nesta análise, você deve identificar quais são as características de sua empresa que correspondem a cada um destes pontos. Isso lhe permitirá criar um plano de negócios baseado nestas informações, de modo que valorize as características positivas de seu negócio, ao mesmo tempo em que busca corrigir e minimizar seus pontos fracos.


Make Money


O Make Money é outro software disponibilizado para que se consiga criar um pleno de negócios muito mais completo e livre de erros e problemas. Em comparação com os demais softwares, este é ainda mais completo, pois oferece informações referentes até mesmo ao risco de seu negócio em comparação com as demais empresas de seu segmento.


Embora sua funcionalidade seja bastante simples e o uso desta ferramenta muito facilitado, este é um software mais indicado para quem possui um pouco mais de recursos disponíveis. Isso porque se trata de uma ferramenta de uso pago, diferentemente das demais, que podem ser acessadas ou utilizadas livremente.


MAT


Outra ferramenta bastante simples, mas muito eficaz e que permite a todos os empreendedores montar um pleno de negócios completo e bastante efetivo é a tabela MAT. Esta tabela tem como referência três pontos simples, que são:


  • Metas;
  • Ações que devem ser realizadas para atingir as metas;
  • Tarefas feitas durante as suas ações.


Desta forma, o nome desta ferramenta é referente aos pontos que devem estar presentes na tabela montada para direcionar o seu plano de negócios. Isso permite que seja visualizado o cenário que seu negócio irá enfrentar, bem como as dificuldades, quais ações são mais importantes, e como chegar a seus objetivos de forma facilitada.


Em geral, esta ferramenta é mais indicada para pequenos negócios, como no caso dos microempreendedores individuais, por exemplo. Sua utilização, porém, pode ser mais ampla, e beneficiar a empresas de diferentes tamanhos e investimentos.


Outro ponto positivo da tabela MAT é a possibilidade de utilização desta ferramenta tanto para empresas que já estejam em funcionamento como aquelas que ainda não iniciaram as suas atividades. Isso a torna uma das ferramentas mais completas dentre todas as disponíveis atualmente.


Smart Business Plan


O uso do software Smart Business Plan é bastante facilitado por um ponto específico, que é a possibilidade de uso deste recurso de maneira completamente online e em diferentes aparelhos. Isso porque todas as informações preenchidas por você ficam armazenadas em uma nuvem, o que facilita o acesso a este software em smartphones, por exemplo.


Com relação à funcionalidade do Smart Business Plan, é um software bastante completo, que oferece informações a respeito de riscos que sua empresa pode correr, tempo necessário para a realização de metas e objetivos, entre outras. 


Entretanto, nem todas as funcionalidades deste software podem estar disponíveis a todos os usuários, uma vez que existem diferentes planos pagos dentro da plataforma. Assim, é preciso que se avalie qual o investimento que você pode fazer para tornar mais fácil a realização de seu plano de negócios.


Análise de mercado


Para complementar as ferramentas que podem proporcionar uma grande facilidade na realização de seu plano de negócios, não pode faltar a análise de mercado. A análise de mercado é uma ferramenta simples, na qual seu plano será baseado em informações reais a respeito de seu segmento.


Para isso podem ser utilizadas plataformas de pesquisa como formulários ou mesmo publicações e enquetes em redes sociais, por exemplo. Os principais benefícios da análise de mercado é que você poderá basear o seu plano de negócios nos desejos e necessidades de seu público-alvo, e realizar ações que seus concorrentes ainda não tenham colocado em prática.


Além de um bom plano de negócios, oferecer bons conteúdos a seu público é outra maneira de aumentar as chances de sucesso de sua empresa. Mas isso pode ser muito mais fácil do que qualquer outra estratégia, pois você pode contar com a ajuda da RedaWeb para que seu conteúdo seja sempre o melhor possível.


Entre em contato por meio de nosso site, www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdo, para escolher aquele que melhor se adequa às necessidades de sua empresa!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564