Blog Conheça ferramentas para espiar a concorrência

Conheça ferramentas para espiar a concorrência

Conheça ferramentas para espiar a concorrência

Não existe nada de errado em espiar a concorrência, pelo contrário. Diante de um mercado tão competitivo, faz parte da rotina das empresas estar de olho no que a concorrência está fazendo. A análise das estratégias de marketing e conteúdo ajudam os gestores a definirem as suas próprias, e até a se colocar melhor.

Existem algumas ferramentas digitais que auxiliam na análise da concorrência, recolhendo informações. Conheça algumas opções a seguir.

O objetivo dessa ação em nada tem a ver com a chamada “espionagem industrial”, não existe ilegalidade. O que esses aplicativos fazem é colher informações que já foram publicadas. Elas podem recolher e metrificar quais são os planos e táticas dos concorrentes, tudo de uma maneira prática e rápida.

Existem muitos pontos positivos para contar com essas ferramentas, como a possibilidade de ter dados que sejam, de fato, reais e não suposições, bem como melhorar a retenção dos próprios clientes. Saber o que os concorrentes estão fazendo ajuda a mudar táticas e utilizar as informações em favor do planejamento de marketing.

Muitas dessas ferramentas são gratuitas, mas o melhor é contar com o apoio técnico profissional de pessoas que sabem analisar e atribuir. A internet é como um mar de informações, disponíveis para todos, basta saber procurar. Portanto, as decisões inteligentes acontecem quando existe base e respaldo para isso.

Antes de apresentar as principais ferramentas disponíveis na web para espionar a concorrência, é preciso saber quais são os três elementos que fazem toda a diferença: SEO, preços e redes sociais. A primeira é o fator principal para a competição no ranking dos sites de busca.

Já os preços têm a ver com o fato de que muitos usuários da internet também desenvolveram o hábito de comprar através dela. Eles estão sempre atrás de preços baixos, promovendo rastreamentos e monitoramentos. Já as redes sociais são os locais em que os potenciais clientes estão, onde a empresa se comunica com eles através de ações e interações.

Então, confira algumas das principais ferramentas para analisar a concorrência.

Alertas do Google

Esta é a ferramenta mais simples de monitoramento da concorrência, uma vez que você é informado de tudo o que é publicado por eles, bem como da própria empresa. Para isso, é necessária a definição de palavras-chave no alerta do Google que tenham relação com o mercado que atua, recebendo um e-mail toda vez que algum conteúdo pertinente é publicado.

Social Mention

Através do Social Mention, a empresa fica ciente do comportamento dos concorrentes através de pesquisas que dizem sobre o resultado da estratégia de marketing definida por eles. Não usa palavras-chave como parâmetro, que é o modo como o Alertas do Google faz, mas apresenta os dados sobre como a marca ou o produto da outra empresa são divulgados em sites, blogs e redes sociais.

Keyword Planner do Google

O Google ainda disponibiliza uma ferramenta chamada Keyword Planner, que tem a funcionalidade de trazer informações úteis para ajudar a empresa a compreender o mercado virtual. A partir de vários exemplos retirados da concorrência, apresenta as estratégias mais eficientes para o conteúdo digital. Contudo, é preciso ter uma conta Google AdWords.

Keyword Spy

Mais desenvolvidos que o Alertas do Google, o Keyword Spy também analisa palavras-chave, porém com a diferença de ser mais completo. Através dele, é possível procurar quais palavras-chave estão sendo mais rentáveis para a concorrência em suas campanhas de PPC e link building. Ele ainda oferece uma análise íntegra com todos os dados pertinentes ao mercado.

Domain Stats Tool

A Domain Stats Tool apresenta dados estatísticos, tendo como base informações sobre o ranking Alexa, listas Dmoz, também a idade do Domínio e o WebRank utilizado pelo Yahoo. Portanto, tudo sobre o que acontece nos websites ou blogs disponíveis na rede, juntamente aos concorrentes diretos e indiretos. Ainda permite saber o número de backlinks e de páginas indexadas nas ferramentas de busca.

Boardfy

Quando foi criado, o Boardfy tinha a sua aplicação direcionada somente a atuação interna da empresa Predomina. A sua funcionalidade está em monitorar os preços que os concorrentes estão aplicando, para assim poder desenvolver as melhores estratégias para e-commerce. Dessa forma, a empresa pode saber quais produtos estão sendo vendidos e a quais preços.

Tudo isso acontecendo em tempo real, uma vez que a notificação acontece a cada alta ou baixa dos preços.

Moz

Essa ferramenta é conhecida por ser a melhor para monitorar o SEO de um site ou de uma mídia social. O Moz existe em versão gratuita e paga, logo, deve-se moldar ao que sua empresa precisa para poder atuar na espionagem da concorrência. Por meio dela, é possível fazer a análise das demais empresas, como eles estão se posicionando e que links estão utilizando. Assim, com tão completas informações, é possível preparar o próprio site com todas as potencialidades para superá-los.

Website Grander

Junto com a Moz, a Websiter Grander é uma das melhores ferramentas de monitoramento de concorrência disponível no mercado. Por ser intuitiva e simples na utilização, a empresa pode ter uma visão bastante completa e abrangente sobre o que está sendo feito fora. Assim, ele tem as informações importantes para melhorar o próprio site. Ao saber as palavras-chave que geram tráfego e o SEO dos blogs, pode-se aumentar a popularidade social, os backlinks etc.

Rank Checker Seomoz

A Rank Checker Seomoz tem um modo de utilização intuitivo, em que é necessário somente colocar o endereço do site a ser analisado, uma palavra-chave que seja específica e o motor de busca a ser avaliado. A consequência é o retorno de todas as informações necessárias sobre o ranqueamento do site de acordo com determinadas palavras-chave. Assim, encontram-se as lacunas deixadas pelos concorrentes que a empresa pode explorar.

Similarweb

Para aqueles que querem um dossiê, o ideal é utilizar a ferramenta chamada Similarweb. Ela aponta de que lugar são as visitas, quantas foram originadas através do Google, quantas vieram das redes sociais e quais as palavras-chave que mais são eficientes nos buscadores. A sua funcionalidade vai além, apresenta os sites às pessoas que entram e mostra se existem sites parecidos.

Ahrefs

Os backlinks são as ocorrências de um site ser citado e utilizado como referência em outros, quase que como propagandas gratuitas. O Ahrefs ajuda a avaliar a concorrência nesse sentido, podendo comparar até cinco URLs diferentes. Dessa forma as informações são obtidas de uma maneira mais rápida e, como consequência, é possível criar estratégias de backlinks que sejam mais eficazes.

Serpstat

Esta é mais que uma ferramenta, mas sim uma verdadeira plataforma, uma vez que ela é all-in-one, a mais completa. Através do Serpstat, é possível estar ciente a todo o momento de tudo o que a concorrência está fazendo, cada movimento. Acompanhar as posições pelas palavras-chave e ver a evolução da estratégia de SEO que eles utilizam é uma forma de sair na frente nas próximas.

Estas são algumas das principais ferramentas para espionar a concorrência que podem ajudar sua empresa a ter um pouco mais de contexto no mercado em que atua.

Gostou das dicas? Então, se quiser conhecer mais e ficar por dentro de tudo do mundo do marketing, confira o site da RedaWeb. Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone 0800 750 5564, contratar um plano de produção de conteúdo e estar um passo à frente da concorrência.

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