Conheça 5 ferramentas que vão acelerar o marketing da sua empresa

O marketing é algo essencial para todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento de mercado, pois é o que possibilita tornar a sua marca conhecida pelo público-alvo, de modo que mais pessoas comprem seus produtos e serviços. Desta maneira, o marketing está diretamente ligado ao sucesso de uma empresa, pois é um dos responsáveis diretos pelo alcance de público, número de vendas e geração de lucro de uma marca.

Com a chegada e o avanço da internet, o marketing se fez ainda mais importante, pois com muitas pessoas conectadas à rede e um grande número de visualizações de conteúdo em inúmeras plataformas, é possível conseguir resultados ainda melhores para uma empresa por meio do marketing digital. Porém, assim como no marketing tradicional, o marketing digital também precisa de um trabalho bastante dedicado e estudos a respeito do comportamento de seu público, para que possa, de fato, apresentar bons resultados.

Assim, é preciso que se conheça maneiras de conseguir impulsionar o marketing de sua empresa, para que este possa elevar a imagem de sua marca diante do público, de forma que se torne mais conhecida e tenha credibilidade dentro de seu segmento de mercado. Uma das maneiras mais eficazes de impulsionar o seu marketing, é com o uso de ferramentas voltadas para este fim, que podem ajudar a obter resultados muito melhores em suas estratégias.

No entanto, muitas empresas ainda não fazem uso de ferramentas que podem contribuir com o marketing, seja por não conhecer as ferramentas ou por não conseguir visualizar a forma como estas podem ajudar sua marca. Isso faz com que essas empresas deixem de conseguir otimizar seus resultados e sofram com maiores dificuldades de firmação no mercado, uma vez que passam a apresentar baixa credibilidade diante do público, menos vendas e, consequentemente, lucros mais baixos devido à falta de boas ações de marketing.


As principais ferramentas que podem acelerar o marketing de sua empresa

Confira, a seguir, quais são as principais ferramentas que podem ajudar a melhorar e acelerar o marketing de sua empresa, de forma que esses resultados sejam vistos de forma prática em seus números em um período ainda menor de tempo:

1 - Plano de marketing

O plano de marketing é a principal ferramenta que todas as empresas devem utilizar, pois é por meio desse plano que suas ações e estratégias deverão ser definidas para o futuro. É importante que se saiba que fazer marketing não é algo aleatório, e que todas as suas ações devem ser pensadas e planejadas de modo estratégico, o que é possível apenas com o uso de um plano de marketing como ferramenta básica.

Assim, o plano de marketing é a base de toda a sua atuação neste sentido, e deve compreender qual é o seu público-alvo e o seu objetivo com as estratégias de marketing. Desta forma, o seu plano de marketing deve ser construído antes de qualquer outra ação relacionada a publicidade, pois apenas com um plano de marketing elaborado será possível avaliar qual a melhor linguagem para atingir seu público, quais as melhores estratégias e saber onde sua marca deve estar presente.

2 - SWOT

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), também conhecida como FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é uma das ferramentas mais conhecidas em todo o mundo. Muito aplicada na criação de planos de negócios, esta ferramenta também possui uma funcionalidade muito grande para o marketing, pois permite uma melhor visualização do que deve ser ressaltado em sua marca, e daquilo que ainda precisa ser mais bem trabalhado.

O funcionamento da análise SWOT é bastante simples, com a separação em grupos dos seus pontos fortes e oportunidades de mercado, bem como as fraquezas apresentadas pela sua marca e as ameaças que podem surgir, como concorrentes, por exemplo. Com base nestas informações, é possível traçar estratégias que ressaltem suas qualidades e permitam um melhor aproveitamento de oportunidades, ao mesmo tempo que se minimize suas fraquezas e as chances de ameaças em seu segmento.

3 - Segmentação de mercado

Uma ferramenta muito importante para conseguir acelerar o marketing de sua empresa é a segmentação de mercado, que permite atingir de uma forma ainda mais direta as pessoas a quem você deseja, que possuirão uma chance muito maior de adquirir seus produtos e serviços. Assim, ao utilizar a segmentação de mercado, será possível conseguir gerar mais vendas e maiores lucros de uma maneira ainda mais rápida.

A segmentação de mercado é feita por meio do mapeamento de subgrupos dentro do seu nicho comercial, para que suas ações de marketing sejam ainda mais específicas e não se perca poder de alcance e força de venda dentro desse nicho. Desta forma sua marca poderá impor uma maior influência sobre as pessoas para as quais seus produtos ou serviços são mais direcionados, com um grande impacto neste público e melhores resultados para sua empresa.

4 - Pesquisas de mercado

Todas as empresas que desejam obter melhores resultados e acelerar o seu marketing devem investir no uso das pesquisas de mercado como uma ferramenta de marketing. Esse tipo de ferramenta permite que se obtenha informações bastante específicas diretamente de seu público, de forma que se possa otimizar as suas ações de maneira que se atenda aos desejos e necessidades de seus clientes.

Uma vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de elaboração de pesquisas voltadas para a sua própria marca, as quais as informações poderão lhe ajudar a conseguir uma maior efetividade para suas estratégias de marketing. Além disso, estas pesquisas podem ser feitas de forma completamente online, em seu site ou por meio de e-mail marketing, com o oferecimento de vantagens para os clientes que a responderem, como material de download, descontos em compras, entre outros.

5 - Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Google que pode ser muito útil para acelerar o seu marketing. Isso, porque a ferramenta permite que se acompanhe todos os seus resultados, de forma que as métricas de seu marketing sejam muito mais compreensíveis e se possa identificar mais rapidamente seus pontos fortes e pontos fracos no marketing.

Entre as ações possíveis com o Google Analytics, estão o acompanhamento de origem de tráfego, força de palavras-chave, resultados de vendas em e-commerce, entre outros. Com estas ações, seu marketing pode ser ainda mais efetivo e gerar melhores resultados para a sua empresa.

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