Conheça o melhor método para utilizar o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das especialidades do marketing digital que mais crescem no mercado. Independentemente do objetivo da marca e do tamanho da empresa, ele precisa fazer parte do planejamento para atingir os resultados esperados. Sua função é produzir e distribuir conteúdos relevantes e que façam parte de um conjunto de estratégias.
Ele está presente em postagens em redes sociais, artigos em blogs, criação de e-book, entre outros, a serem distribuídos nos canais de comunicação designados pelo planejamento. Cabe ao marketing de conteúdo entender as necessidades de seu público-alvo e criar conteúdos que lhe possam ser úteis, atraindo esse público para a marca de forma indireta e criando autoridade sobre determinado assunto.
As virtudes do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo também faz parte do inbound marketing, um dos braços do marketing digital, que usa técnicas de atração para atingir seu público-alvo. Ele cria um ambiente favorável, com conteúdo relevante e de interesse das personas definidas, que procuram essas informações em sites de busca e chegam até o site para encontrar a solução do que deseja.
O inbound marketing não invade o espaço do usuário, mas se faz presente por oferecer um conteúdo potente. Nele, o marketing de conteúdo é fundamental para entender bem as características dessas personas, quais assuntos são importantes para elas e compatíveis com a marca, para então criar material atraente, útil, construtivo e especializado.
Mas, apesar de o inbound marketing ser uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, o marketing de conteúdo já faz parte do cotidiano muito antes da era digital. Afinal, é dele a atribuição de contar histórias e chamar a atenção das pessoas, passando uma mensagem por meio delas.
Os que contam as melhores histórias ganham destaque e admiração de quem as lê. E sempre foi assim na história da humanidade. E como o marketing não é feito só de imagens e dados, precisa de boas histórias para atrair clientes e estreitar a relação deles com a marca.
O marketing de conteúdo tem como missão tornar o processo de vendas o mais natural possível, sem adicionar de forma direta a marca e a empresa em seus conteúdos. Ele prepara o conteúdo a partir do interesse da persona, levando a ela artigos que ajudem a esclarecer suas dúvidas e a expandir sua mente com informações relevantes.
A identificação do que a persona deseja é uma das tarefas mais minuciosas dada a necessidade de entender suas demandas, objetivos, preferências e desafios, para alinhá-los com o conceito e a missão da marca. O resultado final, ou seja, o conteúdo pronto, deve provocar no usuário emoções que gerem confiança ao canal de comunicação onde foi feita a publicação.
Com esse primeiro impacto, o usuário pode buscar mais conteúdos que lhe causem reações semelhantes, e passa a procurar o local periodicamente. Dessa forma, é fundamental existir continuidade nas publicações, para criar o hábito no visitante e transformá-lo em cliente, posteriormente.
Essa fidelização ao canal pode demorar para se converter em compra efetiva, até mesmo pela necessidade do usuário. Mas o laço de confiança já está criado, e ele sabe que pode contar com a marca e se sentir seguro sobre ela. Isso é um resultado muito importante para o marketing digital, considerando-se o valor e a confiança atribuídos à marca.
O marketing de conteúdo utiliza quatro etapas para chegar a esse nível de satisfação. A primeira delas é educar o público, seguido de ganhar autoridade no tema proposto, influenciar a decisão de adquirir o produto ou serviço e, por fim, transformar esse cliente em um embaixador da marca, alguém capaz de indicá-la naturalmente em outros canais de comunicação.
Por meio dele, o cliente nem sequer se dá conta dos seus avanços diante da marca, mas ele faz parte de um funil de vendas com características muito bem definidas. O marketing de conteúdo qualificado e atento gera ótimos negócios à marca e pode criar uma nova cultura.
O marketing de conteúdo e o inbound marketing
A melhor metodologia de marketing digital para utilizar o marketing de conteúdo é, sem dúvida, o inbound marketing. Sem conteúdo não há estratégias e, quanto mais atento às etapas e à persona, maiores serão os benefícios recebidos pela marca.
O método não invasivo do inbound marketing é um marco no marketing e abriu uma nova era de relacionamento entre clientes e empresas. Seguindo um caminho oposto ao das propagandas tradicionais das grandes mídias, em que os comerciais interrompem a programação normal para impor sua mensagem ao espectador, no inbound marketing é o usuário da internet quem procura a marca e consome seu o conteúdo, quando quiser e puder.
A agressividade das propagandas vem sendo ocupada pela liberdade de escolha do consumidor. Ele escolhe o que deseja assistir, como quer saber da marca e segue um roteiro bem diferenciado de encantamento, que valoriza a informação e ignora frases impactantes, mas vazias.
Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing utiliza as técnicas de marketing digital para que seus canais de comunicação sejam encontrados pelo seu público-alvo. E, após detectá-lo, esses visitantes vão conferir se ali estão informações que serão úteis a ele e valerão a atenção prestada.
O inbound marketing é baseado na atração de visitantes e na conversão deste em leads, ou seja, a venda em si, em que o lead encontra a solução na marca e o encantamento, que é o pós-venda, e a manutenção da relação entre empresa e cliente.
Nenhuma dessas etapas é possível se não há o trabalho do marketing de conteúdo. Ele faz parte hoje de 73% das empresas brasileiras e suas estratégias, mesmo que as ações não sejam diretamente de inbound marketing.
O marketing de conteúdo aumenta o tráfego do site, já que o conteúdo é o fator de atração para que se chegue até ele. Se é de qualidade, os novos clientes surgem e os sites que possuem estratégias de marketing de conteúdo têm duas vezes mais visitantes do que os outros.
Ele também aumenta o engajamento com a marca por meio da construção de um relacionamento entre o visitante e a marca, formando uma audiência bem mais seletiva e focada. Com os conteúdos relevantes, as pessoas acabam interagindo mais, seja com compartilhamentos, comentários ou curtidas, criando defensores orgânicos da marca.
Há também a geração de brand awareness, que é a familiaridade que a marca vai construindo com seu usuário, a partir dos conteúdos publicados. É fato que, diante de uma dúvida, o consumidor opte pela marca em que apresenta mais afinidade e se sinta próximo, e o marketing de conteúdo cria esses laços.
Outro ponto positivo é a educação do mercado a partir da produção de conteúdos que tirem dúvidas dos clientes e os ajudem a entender o máximo possível sobre o tema, até se sentirem satisfeitos para tomar decisões de compra.
O marketing de conteúdo é uma das especializações do marketing digital mais importantes para o sucesso de um negócio. Responsável pela criação, produção e publicação de conteúdos relevantes nos canais de comunicação da marca, é de sua responsabilidade a atração e conquista do visitante até finalizar o funil de vendas.
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