Conheça o trabalho de um profissional de conteúdo

O marketing digital veio para ficar! A estratégia, que até pouco tempo era uma tendência, tornou-se uma realidade. E mais do que isso: um investimento imprescindível para a maioria das empresas hoje, seja para fortalecer o posicionamento de uma marca e distribuir conteúdos ou para promover interação com o público interessado.

É nesse contexto que ganha destaque o marketing de conteúdo, o combustível do inbound marketing, que consiste em produzir e promover conteúdos personalizados para atrair e engajar uma audiência e, consequentemente, gerar negócios.

Além de preocupar-se com a conversão de clientes, essa estratégia também é amplamente utilizada para inúmeras finalidades, como: relacionar leads, aumentar o alcance da marca, reduzir custos, gerar autoridade e educar o mercado.

Pensando na importância de se posicionar de maneira atrativa no mercado, preparamos um artigo que explica como funciona o trabalho de profissionais que trabalham com conteúdo e por que você precisa contratá-los para ter sucesso. Boa leitura!

Construindo a equipe ideal de marketing de conteúdo

Quando falamos em profissional de conteúdo, logo pensamos em redatores. Embora sejam agentes importantíssimos no marketing de conteúdo, eles não estão sozinhos. Contam com o suporte de uma equipe especializada: designers gráficos, revisores, analistas de SEO e de social media, entre outros.

Confira, abaixo, as principais atribuições e competências de cada cargo.

Designer gráfico

O designer é a pessoa incumbida de criar a identidade visual, a diagramação e a personalização dos materiais de uma companhia (e-books, whitepapers, anúncios, panfletos, etc.). Além de ter habilidades artísticas e domínio de softwares de criação, ele deve ter conhecimentos em marketing. Assim, poderá tornar os materiais mais práticos, funcionais e atrativos.

Produtor de conteúdo

Como o próprio nome sugere, esse profissional cria conteúdos (textos, imagens, áudios e vídeos) para alcançar as personas, ou clientes ideais, de uma empresa ou agência. Os conteúdos são relevantes e originais e têm como propósito entreter, inspirar, educar e/ou convencer um público qualificado.

Revisor de conteúdo

É aquele que não só se atém aos possíveis erros ortográficos e gramaticais de um conteúdo ou material, mas também verifica se está adequado à pauta, à persona e à estratégia do cliente. Esse processo de revisão, quando realizado de forma criteriosa, envolve o copidesque. Mas, afinal, o que é o copidesque? 

O copidesque é, assim como a revisão, uma das etapas da produção editorial. Só que muito mais ampla. Essa função também se preocupa com a finalização do material, o que abrange a correção de erros de português e a verificação de inconsistências textuais. Ela também dá ênfase na reescrita do conteúdo, caso necessária, de modo a trazer exatidão aos textos e a favorecer a experiência de leitura pelo público-alvo.

Analista de social media

Essa é a segunda profissão com mais demandas em times de marketing em empresas brasileiras. A função exige mais do que “postar apenas por postar” nas redes sociais; ela requer planejamento, comprometimento e capacidade analítica.

Um bom analista de social media, além de fazer um planejamento editorial sólido e baseado em personas, deve produzir conteúdo, gerenciar e monitorar as estratégias e as métricas de uma organização. Essas atividades envolvem o uso periódico dessas plataformas para fortalecer o posicionamento da marca e o relacionamento com os seus consumidores.

Analista de SEO

Por fim, temos o analista de SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Mecanismos de Busca), que tem ganhado cada vez mais espaço no marketing digital. Esse profissional tem o objetivo claro de melhorar o ranqueamento (ou desempenho) do seu site ou blog em ferramentas de pesquisa, como o Google. 

Para isso, precisa conhecer as métricas de SEO e as palavras-chave que devem ser usadas pelos redatores, assim como acompanhar o progresso das estratégias de otimização do negócio e as ações da concorrência nesse sentido. É um trabalho árduo, mas que garante um grande retorno para a empresa.

Atuação dos profissionais de conteúdo

Agora que você já conhece os sujeitos mais importantes de uma estratégia de conteúdo, é hora de entender, com mais detalhes, como o trabalho de cada um deles funciona. Focaremos na atuação dos produtores e dos revisores de conteúdo, que são duas frentes indispensáveis na RedaWeb.

Como vimos, cada profissional tem suas atribuições e competências que complementam e dão suporte aos demais. O designer gráfico, por exemplo, é responsável por fornecer à equipe ideias e materiais criativos para atrair pessoas e posicionar a marca. O analista de SEO, por sua vez, foca na busca de soluções para tornar os conteúdos produzidos mais visíveis no meio digital.

E os redatores e revisores? Quais papéis desempenham no processo?

Os produtores de conteúdo não apenas escrevem, mas procuram, por meio de um planejamento estratégico, entregar aos clientes materiais interessantes, de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e com as boas práticas de SEO. Esse profissional de conteúdo, além de habilidades de escrita apuradas, deve ter excelente poder de persuasão para levar a audiência certa a uma ação rentável. 

O trabalho do revisor também não é tão simples quanto parece. Os especialistas em revisão e em copidesque – especialmente quando se trata de produção para a web – precisam atentar-se a mil e um detalhes, como a relevância e a atualidade das informações, a qualidade da escrita e a adequação dos textos às estratégias de marketing de conteúdo.

Precisam verificar se os textos resolvem as dores das personas e se estão em conformidade com as recomendações passadas pelo cliente. A descrição geral da pauta costuma incluir os seguintes pontos:

  • linguagem e discurso a serem adotados;
  • número de intertítulos;
  • uso de palavras-chave específicas;
  • uso de links internos e externos;
  • necessidade de CTAs (chamadas para ação); 
  • indicação do estágio do funil (topo, meio ou fundo);

Devem, ainda, certificar-se de que o material apresenta coesão e coerência, bem como começo, meio e fim.

É importante que esse profissional de conteúdo tenha conhecimento para otimizar o que foi desenvolvido, de maneira a tornar a leitura mais agradável e dinâmica. Daí a importância de colocar em prática a escaneabilidade, por meio do uso dos intertítulos certos e técnicas como o storytelling, que são capazes de criar um vínculo emocional com a audiência.

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