Blog Conheça os diferentes formatos de imagem

Conheça os diferentes formatos de imagem

Conheça os diferentes formatos de imagem

Chamar a atenção do seu público não é uma tarefa muito simples. Depende de estratégias de marketing e de conteúdos relevantes. Mas, para além da qualidade de seus textos e da relevância dos assuntos, possuir imagens que casem com o conteúdo é uma estratégia muito eficaz para atrair a atenção das pessoas. O formato escolhido também vai influenciar na forma como seu público recebe o texto. São diversos formatos de imagem existentes. Conheça-os no artigo a seguir.

Os principais formatos de imagem

Todo mundo já deve ter visto siglas como PNG, GIF ou JPG em suas fotos. Elas representam o formato da imagem e possuem características próprias. Algumas têm, inclusive, utilização específica e servem mais para o trabalho de marketing em sites e redes sociais, por exemplo.

JPEG ou JPG

Smartphones e câmeras, em geral, já utilizam esse formato naturalmente. É o formato mais utilizado na internet e tem bons motivos para isso: a capacidade de comprimir a imagem perdendo pouca qualidade em relação a outros formatos. Com isso, o arquivo ocupa pouco espaço e possui grande versatilidade.

Apesar de haver alguma perda na qualidade da imagem, sua utilização compensa para que o blog flua mais rapidamente. Abrir uma página em segundos pode ser determinante para que uma pessoa decida entre ficar e ler seu conteúdo ou fechar e ir para o próximo.

GIF

Esse é um formato muito antigo e, ainda assim, muito popular. Foi criado para os computadores em 8 bits, pois os monitores não possuíam grande capacidade de ver cores vívidas. Com isso, o GIF apresentava imagem com poucas cores, mas ocupava pouco espaço. Isso era crucial na época.

Hoje em dia, esse é um formato de imagem muito popular, mas não pelas imagens estáticas e sim pela capacidade de criar imagens animadas. Isso é graças à exibição de diversas imagens em sequência. De memes a infográficos, sua utilização pode ser muito variada. É uma boa estratégia de marketing, pois os GIFs costumam gerar um engajamento bem elevado nas redes sociais. 

PNG

O PNG surgiu para suprir as limitações de cores do GIF. Foi um aprimoramento do formato anterior. Com milhões de cores e riqueza de detalhes, o PNG é o queridinho de muitas pessoas. Ele suporta fundo transparente e pode ser comprimido sem perda de qualidade.

É bastante utilizado na criação de artes gráficas, por ser editável com facilidade. Pode ser bastante explorado em seu site, visto que a relação entre tamanho e qualidade da imagem é muito boa.

BMP

O Bitmap, como também é conhecido, tem como característica preservar os detalhes do arquivo original. Porém, ele não comprime a imagem, gerando arquivos muito grandes. Com isso, é um formato pouco utilizado para enviar imagens. O formato foi criado junto com o sistema operacional Windows, na década de 1990, por isso pode ser considerado um resistente ao tempo e à modernidade.

PSD

Esse é um formato específico para ser utilizado em programas da Adobe, como o Adobe Photoshop. Pode ser editado de diversas formas por designers e publicitários. A partir dele, a imagem pode ser salva em outros formatos mais usuais, como JPEG e PNG.

TIFF

É um formato muito agradável para quem gosta de imagens em alta qualidade. Ele permite que o arquivo seja comprimido sem perda de qualidade, o que é uma vantagem em relação a outros formatos.

Como não há perda de qualidade, o tamanho do arquivo segue sendo um impeditivo para ser utilizado em meios digitais. Por isso é o preferido dos designers que buscam formatos de imagem para impressão.

EXIF

Também é um formato de imagem recomendado para quem lida com imagens de alta qualidade. No entanto, poucos programas aceitam esse formato. Ele pode ser utilizado diretamente nos softwares de algumas câmeras, para ser editado. Ele grava as informações da imagem que a câmera faz e importa isso para o software posteriormente.

RAW

Esse é um formato muito utilizado pelos fotógrafos. Com ele, a imagem não perde detalhes. Em um editor de imagens o fotógrafo consegue manipulá-la conforme seu gosto, pois a imagem que aparece é crua. Depois disso, no entanto, é preciso salvar o arquivo em outro formato, para que possa ser aberto nos programas usuais e na internet.

SVG

Esse é um formato livre, ou seja, não pertence a qualquer empresa. Ele é reconhecido por muitos navegadores e pode ser utilizado em seu website ou blog. Em uma programação HTML 5.0 pode até ser animado.

É uma boa alternativa para a logo da empresa ou ícones dentro do site. As redes sociais, no entanto, não aceitam upload desse arquivo.

WEBP

Segundo o Google, 65% de todo o tráfego da internet é composto por imagens. Por isso, a empresa criou o WEBP, como um formato de imagem capaz de ocupar 40% menos espaço do que o JPEG, que são 90% das imagens da internet.

Mesmo com essa ideia, o WEBP ainda não é tão utilizado quanto seus desenvolvedores gostariam, ficando o JPEG na liderança de formatos de imagem mais utilizados em sites e redes sociais.

Com tantos formatos à disposição, conte sempre com pessoas capacitadas para escolher a melhor para o que você deseja. A RedaWeb utiliza, para os textos de seus clientes, sempre imagens profissionais,de acordo com o assunto do texto ou da postagem em rede social.

Existe o melhor formato?

A resposta é que o melhor formato é o que se adéqua ao que você pretende. Materiais impressos podem ser feitos por um formato, enquanto imagens na internet por outro. Como apresentado anteriormente, cada formato possui características diferentes. Para seu blog ou rede social, geralmente o formato da imagem será JPEG ou PNG.

O mais determinante, em geral, é a relação entre qualidade de imagem e tamanho do arquivo. É normal que entre um ou outro formato haja perda de qualidade, mas é preciso analisar o quão importante é cada detalhe para o seu trabalho.

Designers, publicitários e profissionais de marketing em geral já possuem uma noção do formato para cada tipo de trabalho. Aliar-se a profissionais capacitados é sempre muito importante. Atente-se, também, aos tamanhos para a aplicação de imagens em cada rede social, pois elas possuem especificidades importantes de serem conferidas.

Combinar a imagem e o texto é uma ótima saída para aumentar o fluxo em seu site e converter seu tráfego em vendas. É preciso aliar isso a outras iniciativas de marketing digital e de conteúdo, é claro.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre nosso trabalho, entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 ou acesse o site da RedaWeb para conhecer nossos planos de produção de conteúdo.

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