Conheça os 5 fatores que otimizam o ROI do marketing de conteúdo

Ter um conhecimento profundo e detalhado sobre os investimentos realizados na empresa é fundamental para o controle financeiro. Dessa maneira, o ROI é um parâmetro importante, que ajuda a analisar a eficácia de uma campanha ou ação de marketing.

Com o marketing de conteúdo crescendo a cada dia, a utilização de estratégias, análises e ferramentas é imprescindível para uma performance de alto nível e que fortaleça a imagem de uma marca.

Sendo assim, veja neste artigo alguns fatores que irão otimizar o ROI do marketing de conteúdo, trazendo maior lucratividade para o seu empreendimento e contribuindo para uma relação poderosa com o público-alvo. 

Entendendo o ROI no Marketing de Conteúdo

O ROI, que significa return over investment (retorno sobre investimento), é um indicador que auxilia as empresas a identificarem ações que geram lucro ou prejuízo.  

No caso do marketing de conteúdo, o ROI é calculado por uma equação que irá envolver todos os investimentos dessa estratégia. Dessa forma, qualquer gasto que envolva a criação do conteúdo de um site será relatado em uma planilha.

Nessa planilha, é possível encontrar informações como a manutenção das plataformas (sites ou blogs), ferramentas de distribuição do conteúdo, softwares de mensuração, entre diversos outros detalhes.

Após a análise, será possível identificar se a ação trouxe algum retorno financeiro positivo para o empreendimento. Portanto, quanto maior o investimento e o crescimento da estratégia, maior se torna o ROI.

A importância do ROI para o marketing de conteúdo

Ao analisar o ROI do marketing de conteúdo, será possível obter um maior controle sobre a administração da plataforma para atrair novas oportunidades.

Conferir as taxas de conversão dos visitantes de seu site é uma atividade essencial para a formação de leads. Além disso, ao fazer o levantamento do ROI, é possível comparar com os resultados antigos, auxiliando a redução de custo na estratégia de conteúdo.

É preciso lembrar também que toda ação de marketing possui diversas camadas. Um bom exemplo é a fase do funil de vendas, cujo objetivo é atrair consumidores e deixá-los mais próximos da marca e de seus produtos ou serviços.

Em seguida, vem a fase da consideração, passando depois pelo momento de avaliação e, por fim, o momento da compra. Por isso, para analisar a performance de cada fase do planejamento, será necessário obter as métricas e acompanhá-las assiduamente.

Por meio  dessa investigação, será possível identificar os pontos fortes e fracos de determinado processo, auxiliando na reparação de ações que necessitam de melhorias e otimizando as estratégias que estão funcionando.

Outro benefício da utilização do ROI é a união de setores distintos e a motivação gerada entre as equipes. Através dos resultados e estabelecimento de metas, ficará nítido que todos estão trabalhando em prol do mesmo objetivo.

Estabelecendo metas: a diferença entre KPI e métricas

Antes de iniciar o cálculo do ROI, é necessário definir os seus principais objetivos com o Marketing de Conteúdo que será criado. Dessa forma, dois termos são bastante comuns na hora de analisar os dados de um ROI: KPI e métricas.

O KPI (Key Performance Indicator) significa Indicador-chave de Performance. É uma forma de mensurar uma ação ou um grupo de iniciativas que esteja atendendo os objetivos definidos pela empresa. Dentre os milhares de indicadores que podem ser mensurados, é fundamental saber escolher o que deve ser analisado ou não. 

Portanto, uma métrica pode vir a se tornar uma KPI caso ela se torne relevante para a sua estratégia. É importante saber identificar quais indicadores serão valiosos para os objetivos de seu negócio.

5 fatores que irão otimizar o ROI do seu marketing de conteúdo

Agora que você entendeu a importância do ROI como medidor de sucesso dentro de um negócio, veja a seguir 5 dicas que irão ajudar na mensuração dos dados para a lucratividade de seu empreendimento:

Ferramentas de automação

Uma das melhores maneiras de otimizar o ROI é investindo em ferramentas de automação. Dessa forma, é possível acessar diversas métricas de modo preciso e eficiente.

As ferramentas de automação vão trazer uma grande melhora para o seu negócio, já que ajudam na geração de leads, além de otimizar as taxas de conversão. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma das melhores opções para gerar retorno sobre investimento. Com essa ferramenta, é possível obter informações detalhadas sobre a performance de um site.

Entre as diversas opções de relatórios do Google Analytics, destaca-se o retorno de transações sobre os canais de vendas. Com essa ferramenta, é possível obter maior clareza sobre esses dados, possibilitando tomadas de decisões seguras e precisas.

Nutra os seus leads

Um lead precisa virar cliente, por isso nem sempre basta ter um número alto deles. O importante é reconhecer os leads frios para que sejam aquecidos frequentemente. Isso será fundamental para o crescimento da sua taxa de conversão.

Uma das opções sugeridas é o envio de e-mails para estreitar o relacionamento com os possíveis consumidores. Com a utilização das ferramentas de análise, será possível mensurar o nível dos leads e saber se eles foram convertidos em clientes fiéis.

Crie um conteúdo de qualidade

Textos ricos e de qualidade conseguem fisgar leitores com maior facilidade, além de gerar novos leads e oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo. Crie posts interessantes e originais, que possuam uma estrutura agradável, respeitando sempre as regras ortográficas.

Dessa maneira, fica mais fácil criar uma relação direta e duradoura com seus clientes, diminuindo os custos e elevando o ciclo de vendas de um empreendimento. Utilizar as estratégias certas de comunicação, como o Inbound Marketing, é uma maneira extremamente eficaz de aumentar o ROI.

Escolha os melhores canais de distribuição

Tão importante quanto definir os objetivos do marketing de conteúdo, a escolha do canal de distribuição é fundamental para atingir seus clientes com eficácia e precisão.

Para uma escolha inteligente do canal de distribuição, deve-se levar em consideração os objetivos e o alvo demográfico do público-alvo.

Utilizando a fórmula do ROI para a otimização do Marketing de Conteúdo

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido várias dúvidas sobre a utilização do ROI como estratégia para a mensuração de um Marketing de Conteúdo eficaz e produtivo. 

É fundamental que esses indicadores sejam acompanhados constantemente. Sem essas ferramentas, será impossível medir e analisar os gastos financeiros de um Marketing de Conteúdo e saber se ele é viável para o seu negócio. 

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