principais tipos de conteúdos para produzir para os clientes de sua empresa
O Marketing concentra uma série de estratégias pensadas para ampliar as oportunidades de venda de sua empresa, mas não é só isso. A relação entre marca e clientes também é bastante valorizada pelos esforços realizados dentro do espectro do marketing. 

No atual contexto do mercado, o marketing tem se aproveitado cada vez mais da internet e das mídias digitais para chegar a mais pessoas, de forma mais assertiva e com melhores resultados. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo se exibe como uma estratégia cada vez mais eficiente e muito bem aproveitada por um grande número de empresas, de pequeno a grande porte.

Mas que tipos de conteúdos podem ser interessantes para seu cliente e lucrativos para a sua empresa? Nesse texto falaremos dos principais tipos de conteúdos usados pelas marcas para cativar consumidores, estabelecer boas relações comerciais e fazer mais negócios. Confira!

Conteúdos para seus clientes 


O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias englobadas pelo Inbound Marketing, ou Marketing de Atração ou Aproximação. A ideia é conquistar a confiança e a credibilidade de clientes através do oferecimento gratuito de conteúdos relevantes, com qualidade e que despertem o real interesse do público-alvo.

Com isso, cria-se uma relação mais próxima entre cliente e marca. O conceito parece ser simples, mas precisa ser muito bem aplicado, pois o conteúdo oferecido ao cliente não deve ser superficial, impreciso ou de má qualidade, criando impressões negativas. É preciso agregar valor ao cliente antes mesmo de ele fechar o negócio, pois isso é um ótimo investimento cujos frutos são mais clientes por mais tempo.

Além disso, o conteúdo também pode ser muito bem usado para gerar engajamento com a marca, ou seja, uma identificação com a empresa, a forma como negocia, como se expressa e os produtos e serviços que oferece, ou ainda, para divulgar a marca de forma mais orgânica, levando-a ao conhecimento de mais clientes – o famoso Brand Awareness.

Para além de tudo isso, o conteúdo também ajuda na educação do mercado. É uma ótima ponte para mostrar aos seus clientes como o modelo de negócio da empresa funciona, esclarecendo dúvidas e divulgando a relevância de negócio como o que a sua marca oferece para um mercado cada vez mais acirrado e difícil de agradar.

Sem mais delongas, vamos aos principais tipos de conteúdos que sua empresa pode oferecer aos clientes!

Textos 


O clássico da comunicação escrita, os textos continuam sendo importantes ferramentas para um contato consistente e eficiente com os seus clientes. Mesmo com toda a tecnologia digital e audiovisual que se desenvolveu ao longo das últimas décadas, pesquisas mostram que os textos, artigos escritos, continuam tendo altíssimos índices de acesso! As razões são muitas:

  • Simplicidade na comunicação de ideias e dados
  • Rapidez para consumo em qualquer lugar 
  • Facilidade para acesso em qualquer dispositivo
  • Serve como registro ou arquivo para ocasiões futuras
  • É de fácil replicação e compartilhamento

Por conta dessas e de muitas outras qualidades, está mais do que comprovado que oferecer textos com informações relevantes aos seus clientes é uma ótima forma de investir em marketing de conteúdo para a sua marca. Além disso, com o número certo de palavras, tópicos e links, um bom texto é ótimo para otimizar o seu conteúdo em relação às ferramentas de pesquisa, colocando o seu site nos primeiros resultados do Google! 

E-books 


O e-book é um ótimo conteúdo para se oferecer aos clientes. Graças ao seu porte, normalmente grande, ele representa um produto gráfico completo e aprofundado para oferecer aos consumidores, cheio de conteúdos importantes e dados que farão a diferença para um leitor interessado. Além disso, ele permite grandes personalizações como gráficos, tabelas, etc.

E tem mais! O e-book serve como uma boa estratégia para captar leads! Basta desenvolver um e-book e disponibilizá-lo como download gratuito para o público. Porém, para baixar, é necessário deixar alguns dados que serão usados posteriormente para qualificação desses clientes ou pelo representante de vendas.

“Uau, essa empresa está me oferecendo de graça um livro que me ajudará com meus negócios. Então deve ser uma boa ideia comprar produtos e serviços dessa marca” pensará boa parte de seus clientes. Um engajamento difícil de alcançar por meios mais instantâneos como uma promoção ou um desconto.

Vídeos 


Os vídeos também são uma ótima forma de chegar ao seu público e cativá-lo de forma mais eficiente. Eles podem adquirir vários formatos de acordo com o seu modelo de negócio, mas independentemente disso, eles ajudam no SEO (otimização de página para resultados nas ferramentas de busca), preenchendo um importante espaço em seu conteúdo.

Quando se trata de conteúdo dos vídeos, o mais comum é que eles funcionem como explicações ou como conteúdos de cunho institucional, ou seja, mostrando o dia a dia da empresa, a operação e os funcionários. Lembre-se que a ideia aqui também é informar, aproximar e conquistar, e não apenas convencer o cliente a fazer uma única compra.

Webinar 


O Webinar também é uma ferramenta audiovisual, em vídeo. A diferença é que ele é mais interativo, e funciona como uma espécie de instrumento virtual de educação – um especialista faz uma espécie de aula digital para o público de forma vertical (de um para muitos).

Eles costumam atrair muitas visualizações, especialmente se a pessoa que apresenta o vídeo é realmente autoridade no assunto. Alguns desses vídeos também abrem espaço para comentários ao vivo, que podem ser respondidos pela pessoa do vídeo. Isso gera engajamento e divulgação para as redes sociais via compartilhamentos.

Foto-legendas 


Uma foto, uma legenda e alguma pequena arte para enfeitar. Uma foto-legenda é simples e eficaz! Especialmente para redes sociais voltadas para o uso de imagens, como o Instagram, por exemplo, uma foto-legenda pode ser um verdadeiro atrativo para converter o internauta em um lead.

Landing Page 


Landing pages são páginas da internet normalmente dispostas em forma de retrato para que o cliente vá deslizando para baixo e conferindo os detalhes dos produtos ou serviços oferecidos de uma forma interativa, moderna e com uma estética impecável. 

A grande vantagem desse tipo de conteúdo é sua grande possibilidade de customização via programação de linguagem (HTML ou outras), e a distribuição de vários links, botões ou caixas de diálogo para ligar o cliente da landing page ao ambiente de fechar negócio. 

Invista na sua marca! 


Todos os conteúdos que apresentamos até agora possuem uma grande vantagem: são de baixo custo. A sua empresa não precisará investir uma fortuna nos principais tipos de conteúdos para oferecer aos clientes, para ter um resultado assertivo. Por isso, não importa se o seu negócio é grande ou pequeno: o Marketing de Conteúdo é perfeito para a sua empresa, pois é barato e fácil de implementar com sucesso. 

Acesse o site da Redaweb ou ligue 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo!