Conheça 5 técnicas para escrever conteúdos mais atrativos

Conteúdos atrativos e bons não apenas prendem a atenção do leitor, fazendo com que ele termine o que iniciou, mas também são capazes de contribuir para o crescimento de uma empresa. 

Eles assumem, vale dizer, um papel fundamental no processo de valorização de uma marca ou de sua imagem, bem como na prospecção de novos clientes. Atuam como elementos capazes de fazer com que um negócio se torne mais atrativo na visão do consumidor ou potencial cliente. 

Ciente de sua importância, elaboramos este conteúdo para apresentar cinco técnicas para escrever conteúdos mais atrativos. Confira!

1. Estruture o conteúdo de maneira lógica e racional 

Se tem algo desagradável para quem adora ler ou consumir conteúdos é se deparar com um conteúdo apresentado de maneira desorganizada e sem uma estrutura lógica. Isso, sem dúvida alguma, afeta a sua atratividade, fazendo com que o leitor ou consumidor o abandone antes mesmo de concluir a introdução. 

Por essa razão, produza um conteúdo organizado e lógico. Para isso, você pode abordar o conteúdo em tópicos. Por exemplo: O que é marketing de conteúdo? Qual sua importância? Quais são suas principais vantagens? Entre outros aspectos que deseje abordar. 

Ao topicalizar o conteúdo, você o torna mais atrativo para o leitor. Além disso, sistematiza a apresentação da informação, fazendo com que o consumidor fixe melhor o conhecimento. 

2. Produza um conteúdo para o outro (empatia comunicativa)

Ainda que se trate de uma sugestão óbvia, muitos produtores de conteúdos a esquece, criando uma pauta ou conteúdo mais voltado para si do que para o outro. Isso é um erro muito comum no marketing de conteúdo. 

Para uma redação criativa, é preciso empregar um pouco mais de esforço para produzir um conteúdo empático, direcionado ao outro. 

Para que consiga aplicar essa técnica, é necessário conhecer profundamente esse outro, que, no caso de uma empresa, pode ser o cliente ou potencial consumidor. Quem é ele? Essa é uma pergunta que deve ser respondida com o máximo de informação possível (classe social, escolaridade, ocupação profissional etc.). 

A partir dessas informações, você pode selecionar a linguagem ideal, o tom perfeito, bem como o nível de aprofundamento mais adequado para abordar um conteúdo. O que vai fazer é dosar o conteúdo na medida certa para que assim ele surta o efeito que você espera. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso se colocar no lugar do outro e desenhar uma estratégia comunicativa com base nisso.  

Essa técnica tem relação direta com a definição do perfil do público para o qual o conteúdo se destina. 

3. Aplique histórias ou estórias a seu conteúdo 

As pessoas, de uma maneira geral, adoram uma boa história ou estória. As histórias prendem a atenção do leitor e/ou consumidor e fazem com que eles fixem melhor um assunto complexo ou complicado de ser compreendido, como por exemplo, a teoria da relatividade ou qualquer teoria da física ou da matemática. 

E é por isso que você deve aplicá-las na produção do seu conteúdo. É uma forma de fazer com que ele se torne mais atrativo na visão do consumidor. 

Ao aplicar a história como ferramenta de atratividade em seu conteúdo, certifique-se de que ela é realmente capaz de chamar a atenção do consumidor, fazendo com que ele gaste seu precioso tempo aprendendo sobre algo de uma forma diferente. 

Um exemplo de sucesso nesse sentido é a plataforma TED, que ensina especialistas a apresentar ideias a partir de histórias tocantes. É vista, hoje, como uma das plataformas de ideias mais incríveis do mundo (você pode baixar o TED em seu smartphone). E como você acha que ela alcançou esse status? Transformando fatos, ideias, projetos em histórias incríveis. 

4. Faça uma boa pesquisa sobre o assunto de seu conteúdo 

Outra coisa que você deve observar na hora de produzir seu conteúdo é a pesquisa. A pesquisa, na verdade, é a principal base para se construir um conteúdo atualizado com o que há de mais atual em termos de tendências e conhecimentos em relação ao assunto abordado. 

Quando o conteúdo aborda um assunto antigo, mas com fontes atuais, ele se torna novamente interessante e atrativo, chamando a atenção do seu público de interesse. 

Por isso, pesquise muito antes de começar a produzir seu conteúdo. Para isso, você pode visitar bibliotecas virtuais, assim como também organizações que trabalham com pesquisas relacionadas ao tema do conteúdo que precisa escrever. 

Por exemplo, se você vai escrever sobre saúde, é indispensável que acesse sites de organizações como Organização Mundial da Saúde e Ministério de Saúde, pois podem fornecer informações atuais sobre determinado tema. 

No entanto, caso precise escrever ou produzir um conteúdo sobre direitos humanos, vale a pena consultar sites de organizações como a Organização das Nações Unidas, entre outros. 

Além de fornecerem informações atualizadas sobre os mais variados assuntos relacionados ao seu objeto de atuação, são organizações que ostentam certa credibilidade na sociedade, o que faz com que seu conteúdo seja visto como de igual importância. 

5. Escolha um ambiente calmo e uma música agradável 

Por fim, como última orientação técnica, antes de começar a produzir seu conteúdo, selecione um local calmo, bem como uma música agradável de que goste. 

O local deve garantir a você o silêncio de que precisa para se concentrar na hora de produzir seu conteúdo. Além disso, deve inspirar você, garantindo que tenha ideias ótimas para colocar em seu conteúdo. Um local perto de jardim talvez seja uma boa alternativa para quem adora escrever ou produzir mídias ou conteúdos atrativos. 

Além do local, selecione também músicas calmas, tranquilas, que possibilitem a você escrever ou produzir seu conteúdo de forma inspiradora. 

Hoje, existem diversos canais no YouTube que contam com músicas instrumentais, capazes de fornecer a você a concentração de que precisa para produzir um conteúdo atrativo, de qualidade e diferenciado. 

Agora que conhece algumas técnicas para produzir um conteúdo de qualidade e atrativo, aplique-as em seu dia a dia. Fazendo isso, você melhorará a produção de seu conteúdo e obterá melhores resultados. 

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