Conquiste alunos com o Inbound Marketing para faculdades

Um dos maiores desafios que as faculdades podem enfrentar é na captação de alunos, de forma que possam conquistar um maior número de inscrições em seus cursos, gerando um consequente aumento de seus lucros.

Obviamente, a qualidade e reconhecimento de uma faculdade contribuem positivamente nesta missão de conquistar alunos e atraí-los para a sua instituição de ensino. Porém, engana-se quem pensa que a única forma de conquistar alunos para uma faculdade é com uma boa reputação.

O principal fator de conquista de alunos está na forma como a faculdade utiliza o seu marketing, podendo por meio desta área expor os benefícios de seus cursos, sua estrutura e tudo o que a instituição pode oferecer, levando assim a uma maior atração do público-alvo.

Porém, o marketing é uma área em constante evolução, e os resultados podem ser ainda melhores com a aplicação de estratégias mais completas, como o Inbound Marketing, que oferece ao público não apenas uma propaganda, mas também um conteúdo relevante e de qualidade, associando este conteúdo à sua marca – neste caso, a marca de sua faculdade.

Assim, o Inbound Marketing é, hoje, uma ferramenta muito importante, que pode levar uma faculdade a conquistar uma maior quantidade de alunos, ampliando seu número de matrículas e conseguindo, por consequência, maiores lucros e uma marca de sucesso.


Como colocar em prática o Inbound Marketing para conquistar mais alunos?

Para que o Inbound Marketing possa ser realmente efetivo, melhorando os seus números de conquistas de alunos, existem alguns passos simples que devem ser seguidos na implementação deste tipo de estratégia, de modo que se possa obter um resultado muito melhor em comparação com as demais estratégias de marketing. Confira estes passos a seguir:


Defina quem são suas personas

A definição de personas é um item básico para o desenvolvimento de qualquer campanha de Inbound Marketing, pois é por meio desta definição que se pode conseguir identificar da maneira ideal quem é o seu público-alvo.

Isto permite que se conheça as melhores maneiras de conseguir levar até os alunos aquilo que eles desejam e necessitam para escolher a sua faculdade. Desta forma, é possível criar um conteúdo muito mais específico, voltado para as pessoas que podem ser alunos de sua faculdade, atraindo-os pela qualidade de seu conteúdo, evitando que se desperdice tempo e dinheiro ao produzir um material pouco efetivo na captação de estudantes.

Esta definição de personas pode ainda abranger os diferentes cursos disponibilizados por sua faculdade. Com uma persona específica para cada curso, é possível realizar uma captação muito mais certeira para cada um destes cursos.


Faça uma segmentação na produção de conteúdos

Para uma faculdade que busca conquistar um maior número de alunos, é muito importante saber como realizar uma produção de anúncios que seja segmentada de acordo com os cursos disponíveis em sua instituição.

Isto faz com que os alunos sejam atraídos e conquistados pelos cursos de seu interesse, enquanto conteúdos genéricos, que tenham a intenção de abranger a todos os públicos, podem se tornar dispersos e não obter o resultado esperado, diminuindo suas chances de conquistar alunos para sua faculdade.

Além disso, é importante também que os conteúdos segmentados produzidos tenham relevância para o público-alvo, pois mesmo com a segmentação, conteúdos que não tenham relevância se tornam facilmente esquecidos e pouco influenciam nesta conquista, fazendo apenas com que se perca tempo e dinheiro.


Tenha um planejamento de marketing de defensores

Quando se fala de marketing e propaganda, muitas pessoas podem afirmar que a melhor propaganda é o “boca a boca”, ou seja, quando um consumidor repassa a outras pessoas a sua impressão de um determinado local, empresa ou produto. E isto é absolutamente correto, pois é muito mais fácil levar as pessoas a conhecerem algo recomendado por outros indivíduos de sua confiança.

Este tipo de publicidade pode ser utilizado com o marketing de defensores, o qual faz com que os próprios consumidores sejam seus promotores, compartilhando a sua opinião positiva para que outras pessoas conheçam a forma como seus cursos funcionam, sendo uma forma efetiva de conquistar novos alunos para uma faculdade.

Além de ser altamente efetivo, este tipo de marketing ainda possui muitas outras vantagens, como a possibilidade de viralização de seu conteúdo, pois é facilmente compartilhável na internet, principalmente nas redes sociais. O custo-benefício também é outra vantagem do marketing de defensores, pois pode ser colocado em prática com um custo muito abaixo dos demais tipos de campanhas.

Desta maneira, utilizar-se do marketing de defensores faz com que o seu Inbound Marketing seja muito mais completo, com chances reais de se obter resultados mais efetivos, elevando o seu número de alunos e o lucro de sua faculdade.


Invista nas campanhas virtuais

Antes de realizar a sua matrícula em qualquer instituição de ensino, todos os alunos irão buscar informações a respeito de suas opções. Assim, é importante que se tenha uma boa campanha virtual, pois é dessa forma que a maioria de seus alunos pode ser conquistada.

Para isso, é necessário que se tenha landing pages nas quais se consiga levar aos alunos as principais informações a respeito de sua faculdade e os cursos disponíveis, bem como a realização de um cadastro com os dados dos possíveis candidatos.

Com estes dados, será possível realizar também uma campanha de e-mail marketing, enviando diretamente a estes candidatos - que agora serão seus leads - materiais a respeito de sua faculdade e dos cursos, fazendo com que possam se interessar e conhecer ainda mais sua faculdade.


Garanta um bom atendimento

De nada vale uma boa campanha de Inbound Marketing se o atendimento aos alunos, ou possíveis alunos, não for feito de maneira correta e atenciosa. O atendimento é um dos principais fatores que fazem com que um cliente se interesse por uma determinada marca ou empresa, neste caso o interesse dos alunos pela faculdade.

Desta maneira, para não comprometer o sucesso de sua captação de alunos com o Inbound Marketing, coloque à disposição canais de atendimento que ofereçam informações de forma rápida e acessível, preferencialmente com as opções via internet e telefone.

Isto faz com que os estudantes se sintam muito mais acolhidos por sua faculdade, algo fundamental neste processo de conquistas de novos alunos, fazendo com que não tenham dúvidas sobre o local onde irão realizar seus estudos, escolhendo a sua faculdade e os seus cursos, onde sabem que podem contar sempre com um bom atendimento.


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