Blog Consiga as melhores imagens para o blog da sua empresa

Consiga as melhores imagens para o blog da sua empresa

Consiga as melhores imagens para o blog da sua empresa

Fotografias, infográficos, tabelas, galerias: conheça como este recurso é um diferencial no site da sua empresa.


As imagens são partes fundamentais para quem busca construir um ótimo blog para sua empresa. Além de atrair o público pelos recursos gráficos que dispõem, as imagens também ajudam a dar mais credibilidade ao conteúdo que está vinculado, principalmente quando é necessário referenciar visualmente algo não muito comum.

Para que você consiga as melhores imagens para o blog da sua empresa é preciso entender como elas funcionam, em que momento utilizar, as questões acerca de direitos autorais e uma série de características que podem fazer com que esse recurso traga ainda mais visitantes ao blog.


Como conseguir as melhores imagens? 

Para que seu blog empresarial possua imagens que reforcem o conteúdo que você está publicando – seja através de artigos, infográficos, e-books, checklists ou outros recursos – é preciso entender como elas contribuem para trazer mais credibilidade ao que você está disponibilizando para os visitantes.

Dessa forma, seguir os passos abaixo ajuda o seu negócio a conseguir as melhores imagens para o blog empresarial e gerar mais leads e conversões. As dicas são:

  • Busque ao máximo publicar imagens próprias da sua empresa. Se você possui um negócio focado na área de TI, mostrar profissionais trabalhando com servidores, por exemplo, reforçam o conteúdo que estará disponibilizando aos usuários da sua plataforma;
  • Caso não possua o material interno do seu negócio, busque ajuda nos bancos de imagem gratuitos que oferecem inúmeras opções. Lembre-se: é preciso buscar figuras que estejam intimamente relacionadas com o seu segmento de atuação, evitando que a imagem fique desconexa do texto;
  • Outro ponto são os bancos de imagens pagos ou que pedem apenas para referenciar a autoria da foto. É um investimento baixíssimo em relação à quantidade que conversões de imagens pagas, de alta resolução e pouco disponibilizadas na internet, trazem para o blog empresarial;     
  • Para obter a melhor imagem, priorize a qualidade das fotos. Vetores com menos de 500kb de altura e/ou largura podem comprometer a visualização principalmente em monitores com alta resolução, o que causa incômodo nos visitantes do seu blog. Por isso, qualidade em primeiro lugar;
  • Tenha um banco de dados com as imagens que podem ser utilizadas mais de uma vez, principalmente quando há compilação de conteúdos (como um e-book dos artigos publicados no blog). Contudo, vale o alerta: evite repetir, com frequência, as imagens no seu conteúdo e busque fotografias dinâmicas e diferenciadas.
  • Se possível, conte com designers e profissionais de marketing que possam editar as imagens, principalmente na correção de tons, cores, inserção da sua logomarca e/ou marca d’água (quando a imagem é de propriedade da sua empresa), além de artes e vetores que podem valer muito mais que uma figura encontrada na internet.

Reiteramos, novamente, uma importante ação: algumas imagens contêm direitos autorais e se atentar a isso no momento de divulgar no seu blog é indispensável para que nada saia do planejado. Em alguns casos será pedida a retirada da imagem e, nos mais complicados, a página pode ser tirada do ar caso descumpra com a política de uso das imagens.


Dicas ao usar imagens no seu blog

Ao conhecer como conseguir as melhores imagens para o blog da sua empresa é importante destacar métodos e ferramentas para extrair o máximo das figuras vinculadas junto ao conteúdo. Para isso, siga essas dicas:

  1. Legenda. Inserir legendas é um diferencial dos blogs, pois elas trazem informações complementares ou que explicam sobre o que se trata a imagem.
  2. Quebra no texto. Outra dica que pode contribuir para um melhor layout do blog é colocar a imagem no decorrer do texto, quebrando uma sequência de textos e deixando a visualização mais clean para os visitantes.
  3. Dinamize. Não invista apenas em fotografias estáticas de paisagens, pessoas ou objetos: dinamize seu conteúdo e publique gráficos, tabelas, infográficos, artes, templates e qual recurso tiver disponível, aumentando a credibilidade do seu blog sobre o tema proposto.
  4. Utilize sempre. Aqui residem duas vantagens: a primeira é produzir um conteúdo mais agradável ao seu público. O segundo e extremamente importante é que buscadores como o Google utilizam palavras-chaves na legenda ou nas tags para apresentar essas ferramentas, por exemplo, no topo do Google Imagens. Por isso, sempre use de fotos e similares.
  5. Evite determinados conteúdos. Imagens que comprometem sua marca. Sim, elas existem e são muito comuns: algo que não tenha referência com o tema proposto, marcas d’água que evidenciam os direitos da imagem de outras pessoas, ofensivas para determinado grupo de pessoas ou com baixa resolução.
  6. Imagens claras e com foco. Uma dica preciosa que muitos desprezam – inclusive profissionais do marketing digital e de conteúdo – é a utilização de imagens claras e que tenham foco. Isso contribui na leitura, facilitando no melhor processo de informações.
  7. Galeria de imagens. E, por fim, outro método valioso para as imagens do seu blog: crie uma galeria com pequenos textos. Isso pode contribuir principalmente em conteúdos que precisam ser respaldados por fotografias, tabelas e gráficos, trazendo uma ótima conversão.


Atente-se ao seu blog

Escolher as melhores imagens para o blog da sua empresa não é tarefa difícil, mas é necessário que elas se adaptem ao conteúdo oferecido, assim como ao segmento de atuação. Também é importante ficar atento a como serão dispostas no layout do blog, se poderão ser baixadas pelos visitantes, sempre acompanhando para ver se não estão corrompidas ou fora do ar – principalmente aquelas anexadas de servidores externos que podem fazer seu blog perder a imagem para sempre.

Ainda, vale destacar: contar com ajuda especializada de empresas de marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo, para citar as ferramentas mais claras que utilizam imagens, contribui para mais visitas, conversões e para transformar potenciais usuários em leads – trazendo melhores resultados para o seu blog.

Isso porque agências e empresas do ramo de conteúdos digitais vão fazer a análise e compor seu banco de imagens, de acordo com as disposições legais, evitando que as fotografias, infográficos e outros possam ser retirados posteriormente devido aos direitos autorais que possuem.

Concluindo, é importante apontar que as imagens não são apenas um recurso extra do seu blog. São componentes fundamentais das melhores estratégias de marketing digital e devem ser pensadas tanto para o caso de dispositivos mobile, como smartphones, até para computadores e notebooks.


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