Construa sua carreira no marketing digital

O marketing digital vem chamando atenção dos estudantes de comunicação, que buscam uma profissão mais atuante no mercado de trabalho e com mais oportunidades no futuro. Não é para menos, as mídias sociais ocupam cada vez mais espaço no mundo e o marketing digital vem atraindo até mesmo profissionais de outras áreas. 

Para a maior parte das carreiras, estudar e se esforçar para o aprimoramento leva à excelência, mas no caso do marketing digital são também necessários itens como planejamento estratégico e boa gestão do marketing pessoal. Aquecida, a área de marketing digital oferece várias oportunidades, mas é importante se ater à hierarquia e à consciência dos limites entre o profissional e o pessoal. 


A carreira no marketing digital

Depois da explosão tecnológica dos últimos 20 anos, o marketing digital vem encontrando seu caminho. No início, suas ações estratégicas eram baseadas no marketing tradicional e as ferramentas da web ainda estavam sendo testadas. É verdade que o mundo tecnológico está sempre apresentando novidades que precisam ser acompanhadas, mas a área conseguiu criar seu caminho próprio. 

São funções que se aperfeiçoaram e se ramificaram, exigindo especialidades que vão além do que uma faculdade de comunicação social pode oferecer. O profissional de marketing digital hoje pode vir de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Administração, mas também de Estatística, Informática, Matemática e até Engenharia. 

Mas é possível também se tornar um profissional qualificado de marketing digital sem ter formação acadêmica. Como as informações não cessam e o mercado é extremamente exigente, é preciso foco no aprendizado contínuo e atenção às rápidas evoluções do meio. 

E é esse o conselho de todos os profissionais bem-sucedidos de marketing digital: dedicação em aprender. E o estudo é um processo contínuo, mesmo já trabalhando na área, pois ele fará sua carreira ascender hierarquicamente para novas fronteiras. 

Mesmo que o mercado de trabalho, em geral, esteja retraído, o do marketing digital está crescendo, e as empresas buscam profissionais de qualidade. Como a área é muito versátil, profissionais como o redator, o design e gerente de mídias já são bastante conhecidos, mas quem sabe o que um analista de Facebook Ad ou um Analista Bi júnior fazem?

De um modo geral, o profissional de marketing digital domina as ferramentas de análises e métricas do mundo virtual, com amplo conhecimento das funções e ferramentas utilizadas. É fundamental para a área que o profissional tenha ampla visão sobre as redes sociais e seus algoritmos, como elas funcionam em uma visão além do que um mero usuário. Ele também se expande para outras mídias digitais, como os blogs e e-mail marketing.

Outra ramificação semelhante é a do Social Media. Esse profissional se encarrega de gerenciar os canais de comunicação digitais da marca. É um trabalho perfeito para quem está sempre atento a tudo sobre redes sociais e se mantém atualizado sobre suas inovações. É preciso ter grande habilidade em se relacionar, informações sobre o perfil e rotina de sua audiência; fazer um traçado sobre os conteúdos mais interessantes para o cliente e seu público-alvo, obedecendo ao tipo de linguagem necessária a ele. 

Já o marketing de conteúdo requer um profissional especializado na escrita, para produzir os mais variados tipos de conteúdos necessários. Ele escreve não só para os perfis e páginas das redes sociais, mas também para sites, blogs, roteiros e textos para vídeos, e-books etc. São textos exclusivos e relevantes que possam informar ao leitor e fazê-lo se interessar em voltar novamente. Esse profissional também precisa ter conhecimento das estratégias de SEO, para preparar esse conteúdo adequado à técnica.  

Enquanto isso, o profissional específico de mídia gera anúncios pagos de impacto, define estratégias para as redes sociais, identifica quais os influencers poderão ser convidados para promover a marca e os melhores espaços para publicação de banners, links patrocinados etc. negociando preços e quantidades.

Há ainda outras inúmeras ramificações no marketing digital, que estão em ascensão como o User Experience, focando em identificar e entender as necessidades dos usuários das redes sociais da marca, o endomarketing que pratica um trabalho de comunicação entre os colaboradores da empresa e o marketing de relacionamento que mantém a comunicação com o cliente após a venda. 


Dicas para crescer na carreira do marketing digital

Para identificar qual a especialização mais adequada às suas habilidades, é preciso avaliar uma combinação de fatores, conhecimento prático e acadêmico, entre outros. 

Se será mais voltada às análises e métricas, à redação de conteúdo ou à inovação das mídias, listamos abaixo dicas para construir sua carreira no marketing digital com qualidade e sucesso: 


1 – Gostar de aprender

Esse quesito é fundamental já que qualquer especialização em marketing requer conhecimento e atualização constante. Conecte-se também ao conhecimento geral, notícias sobre o mundo, tendências do mercado, economia, política, cultura, que sempre serão importantes para a realização de um trabalho pleno.

Existe uma distinção neste item logo percebida pelos selecionadores de uma empresa: a identificação entre profissionais que realmente querem aprender e os que desejam apenas colher os frutos da carreira sem esforço.  


2 – Networking

O networking é um ponto forte no profissional de marketing digital. É preciso ampliar os contatos no meio para obter uma rede de suporte valiosa, além de sempre se abrir para novas oportunidades. 

O ideal é participar de fóruns, seminários, palestras, workshops e conferências sobre os temas ligados a marketing digital e tecnologia, para expandir esses contatos.


3 – Marketing pessoal

Pense de forma estratégica em como desenvolver sua carreira. Faça o planejamento, pesquise, estude, identifique sua persona, locais onde deseja trabalhar, faça parte das redes sociais e sempre mensure os resultados de suas investidas, sem medo de agir rápido se algo não está dando certo. 

Esse é o primeiro grande teste para sua qualidade como profissional de marketing: saber se vender no mercado para atingir os resultados desejados em curto, médio e longo prazo. 


4 – Não se limite a uma área do marketing digital

Como o marketing é amplo, há várias especializações que podem ser compatíveis com suas habilidades. Amplie sua capacitação para ser mais fácil sua adaptação às frequentes mudanças do mercado. Busque aquelas que ainda tenham uma grande carência de profissionais e alcance novas oportunidades de negócios. 


5 – Obtenha certificados

Faça cursos em marketing digital para aprimorar seus conhecimentos. Muitas empresas oferecem cursos gratuitos e certificações que são muito positivos para a busca de uma boa colocação no mercado. 

A carreira de marketing digital é promissora e não faltam oportunidades no mercado, mas também há uma grande exigência sobre a qualidade do profissional. 

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