Blog Construir um blog corporativo no WordPress pode ser a melhor escolha

Construir um blog corporativo no WordPress pode ser a melhor escolha

Construir um blog corporativo no WordPress pode ser a melhor escolha

Ter um blog corporativo é essencial para criar um elo de interação entre o cliente e a empresa, por meio da publicação de conteúdos relevantes e que possam ser úteis para o usuário. Essa ação tem sido cada vez mais comum no marketing digital, pela capacidade em criar tráfego, atrair visitantes, gerar leads e torná-los clientes ativos. 

Mas, quando a empresa decide criar um blog, a dúvida é qual a plataforma mais indicada para dar suporte a ele. O WordPress é o nome mais citado entre os profissionais de marketing pelo seu sistema de gestão e pelo show de recursos que oferece, criando um blog compatível com o desejo da empresa, a estratégia de marketing e o interesse do usuário. 


Blog corporativo e a plataforma ideal

A criação de um blog corporativo se tornou referência no marketing digital como peça fundamental para a prática das estratégias definidas. O blog faz parte do Inbound Marketing, especialidade que foca em atrair o cliente naturalmente, por meio da publicação periódica de conteúdos relevantes e úteis. Há vários canais de comunicação possíveis para a publicação de conteúdos, mas sem dúvida os blogs têm um start muito mais completo. Além de ser a melhor opção para o trabalho de SEO, em busca do melhor ranqueamento no Google. 

Mais do que uma tendência, ter um blog já se transformou em um pré-requisito para gerar visibilidade online, contato direto com o público-alvo e transparência. Conteúdos adequados à persona e feitos com qualidade podem gerar engajamento da sua audiência até se tornar referência não só a ela, mas também no mercado. Afinal, com o interesse da audiência, são múltiplas as possibilidades, entre elas a de tornar a marca uma autoridade no assunto. 

Mas, além do conteúdo, um blog precisa ter um design bem executado, que não se define apenas pela beleza, mas também por apresentar a informação de forma limpa, bem-disposta e que chame positivamente a atenção do usuário. A estrutura do blog nem sempre é vista por quem o utiliza, mas é de suma importância para desenvolvimento do SEO. 

Antes de escolher a plataforma onde será criado o blog, é necessário avaliar tudo o que ela tem a oferecer. A escolha do CMS (Content Management System), plataforma com ferramentas específicas para montar e manter um blog, não é uma decisão fácil, já que há vários modelos no mercado. O mais popular do mercado atualmente é o WordPress, que desponta na frente de gigantes como o Blogger do Google, Django e Drupal. 


Passo a passo para criar um blog no WordPress

Não é à toa que o WordPress se destaca, já que ele dá um show com seu exclusivo código aberto e suas ferramentas diferenciadas. A grande variedade de plugins, a transparência em oferecer soluções técnicas e a possibilidade de criar qualquer negócio digital como blog, sites e e-commerce tornam a experiência da criação bastante completa. 

Há duas versões do WordPress. A primeira é a WordPress.org, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, sem custo e que pode ser baixada em download por meio do site. Ela oferece total liberdade de criação, onde é possível instalar plugins e temas, para deixar o blog com um visual de acordo com o interesse da marca. Porém, é preciso ter um mínimo de conhecimento técnico para fazer as alterações, já que não há funções intuitivas e tão simples. 

Já o WordPress.com é um servidor feito a partir de uma versão da WordPress.org. Embora essa plataforma tenha limitações e não seja possível fazer muitas alterações na estrutura do blog, é bem mais fácil para utilizar os plugins e temas disponíveis, sem a necessidade de conhecimento técnico. A criação do blog é gratuita, mas para usar a maior parte dos recursos é preciso escolher um plano pago. 

A instalação é rápida, mas há outras etapas que precisam ser exploradas antes de iniciadas, já que o WordPress pode ser bem complexo. São sete passos antes de ter o blog pronto: definir o domínio, escolher a hospedagem, baixar o WordPress, descompactá-lo do servidor, criar banco de dados, editar as configurações e publicar os conteúdos. 

Antes de iniciar a instalação e preparação do blog pelo WordPress, é preciso ter um plano de hospedagem. Caso já tenha um site, pode utilizar a hospedagem dele, desde que tenha servidor Linux, PHP 7 ou mais atual MySQL 5.6. O endereço do blog será atrelado ao site, caso já tenha, ou você pode registrar um domínio diferente se não houver compatibilidade com o WordPress. 

A hospedagem pode ser compartilhada, utilizando um mesmo servidor para abrigar vários sites ao mesmo tempo e podendo, assim, ter um valor mais baixo, porém menor velocidade. A hospedagem dedicada tem um servidor exclusivo disponível, com um custo mais elevado, mas um alto desempenho. Há ainda a hospedagem VPS (Virtual Private Server), que oferece o compartilhamento de um servidor, o que a torna um pouco mais lenta, mas nem tanto quanto a compartilhada. 

A escolha do domínio requer atenção, já que será o endereço que levará o usuário a se conectar com a marca. Eles podem ter sufixos mais populares como .com, .com.br e .net, ou vinculados a especializações, como .adv.br, gov.br e edu.br. Há a possibilidade de adquirir sufixos personalizados e dependerá da necessidade de referência adotada pelo marketing. 

Em seguida, é necessário fazer o download do WordPress, que apresenta uma versão em português. Alguns arquivos devem ser descompactados para que comecem a funcionar, assim como criar um banco de dados e usuário. Após finalizada a instalação, é só personalizar o blog e começar a inserir os conteúdos. 

O painel do WordPress para personalizar o blog apresenta muitas ferramentas e funcionalidades. No painel, há uma visão geral da plataforma, incluindo as atividades mais recentes. Os posts são os locais para publicação dos conteúdos, das tags e das categorias, assim como o gerenciamento de mídias onde estarão disponíveis as fotos e vídeos. No item Páginas, é possível criar e editar sua aparência para cada postagem, assim como gerenciar comentários, escolher temas em aparência e usufruir da gigantesca biblioteca de plugins. 

O WordPress tem muitas possibilidades para criar um design exclusivo e com a identidade da empresa. Com disposição para vários tipos de mídias e publicações em HTML, os resultados podem ser surpreendentes e apresentar um blog profissional e de alta qualidade para o seu público-alvo. 

O WordPress é a plataforma mais popular para criar e gerenciar blogs. O espaço tem inúmeras funcionalidades que permitem personalizar e tornar seu blog impactante e tão interessante quanto o conteúdo criado. 

Essencial para o Inbound Marketing, o blog corporativo pode apresentar resultados surpreendentes para a empresa, aumentando o tráfego, gerando leads e criando relevância diante da concorrência. Tão importante quanto manter o blog ativo é priorizar a qualidade dos conteúdos nele compartilhados. E nisso a RedaWeb, agência especializada em produção de conteúdo, pode te ajudar. Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para saber mais sobre os planos!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
dicas-de-livros-para-aumentar-o-seu-conhecimento-sobre-inbound-marketing ferramentas-essenciais-para-o-seu-inbound-marketing tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-inbound-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564