Consultoria de marketing digital: saiba os principais cuidados na hora da contratação

É cada vez mais importante que as empresas apostem no marketing digital. Essencial para as ações de atração e captação de leads, usado de maneira correta, pode aumentar a credibilidade da organização no mercado e entre os concorrentes. E isso resulta em mais vendas e um lucro maior a cada dia.

Porém, o erro de muitos negócios é realizar todas as atividades de marketing digital internamente. São diversas estratégias e ações que devem ser elaboradas e executadas de forma correta. Caso isso não aconteça, pode não render os resultados esperados. E pior, pois pode prejudicar a imagem da organização assim como o orçamento destinado para isso. 

Além disso, o custo de investir em uma estrutura interna é maior, pois envolve a instalação de programas, organização do espaço assim como o treinamento da equipe. Por isso que a opção mais utilizada é apostar em contratar o serviço externamente. Através da contratação dessa consultoria, é possível ter resultados com um investimento considerável.

Mas, para você realmente decidir contratar uma consultoria de marketing digital, é necessário ter alguns cuidados. Isso porque se trata de uma relação comercial em médio prazo, uma vez que muitos resultados só são obtidos a partir da constância das ações. Seja qual for a iniciativa a ser desempenhada, nem sempre os lucros vão surgir de um dia para o outro. Em alguns casos, deve-se primeiro otimizar as estruturas internas antes de investir em ações externas.


Como contratar uma consultoria de marketing digital?  


Existem diversas variáveis envolvidas tanto na implementação das estratégias quanto nos resultados em si. Então, para começar, você deve observar alguns pontos antes de contratar uma consultoria de marketing digital.

Comece entendendo qual a sua real necessidade. Muitas pessoas pensam que marketing digital se resume ao uso das redes sociais, mas vai além. São várias ferramentas que trabalham em conjunto, mas não necessariamente dependem uma da outra. E ainda há a questão dos objetivos. Seja qual for o negócio, você deve estar pensando: vender mais. Mas existem outros pontos que a empresa precisa ficar atenta.

Por exemplo, às vezes, o negócio precisa captar novos leads. Ou então deve nutrir os contatos já obtidos através das suas iniciativas. Tudo isso tem uma ação específica por trás e necessita de uma estratégia voltada para aquele propósito. Então, o primeiro passo é identificar o seu objetivo e o que a sua empresa precisa naquele momento.

Agora, chegou o momento de pesquisar as empresas que oferecem aquele determinado tipo de serviço. Em alguns casos, a compreensão exata da necessidade do cliente acontece durante o contato com a consultoria. Mas é importante selecionar as empresas que prestam aquele serviço de marketing digital.

Após isso, observe a experiência que essa agência tem do serviço que deseja contratar. Existem consultorias que oferecem diversas aplicações de marketing digital. Observe a experiência e os clientes atendidos. Para isso, será necessário acessar o site da consultoria.

Todos os cases de sucesso e os clientes já atendidos deverão estar presentes na empresa em questão. Então, vale a pena acessar e conferir alguns trabalhos já realizados. Esse ponto, inclusive, é fundamental para analisar a credibilidade da empresa. Por exemplo, podemos observar o site institucional da consultoria. Suspeite de organizações que não disponibilizam um endereço virtual próprio para expor seus conceitos e projetos.

Também é possível analisar a experiência da empresa em atender clientes do seu setor. É interessante pensar que quanto mais especializada a consultoria for, melhor será a expertise diante dos desafios do dia a dia. Assim como serão mais efetivas as ações ligadas ao marketing digital.

Em seguida, é importante observar os resultados obtidos com esses clientes. Geralmente esses dados são obtidos por meio de reunião com os responsáveis pela consultoria. E por falar na equipe responsável, você deve observar as competências de cada um. O marketing digital é muito amplo e não é difícil encontrar profissionais que façam mais de um tipo de trabalho. 

Porém, para ter efetividade nos resultados, é necessário ter uma especialização em determinados tipos de marketing. Isso porque se trata de uma área em constante transformação. 

Sempre há novidades e outros pontos que contribuem para um melhor desempenho das estratégias de marketing digital. Por isso é importante ter um investimento constante em cursos e se manter atualizado sobre os temas em alta. Não há tempo hábil para fazer isso e ao mesmo tempo desempenhar várias funções. Isso sem falar que quanto maior o foco, melhor é o investimento de tempo e esforço nas estratégias indicadas. 

Então, busque empresas que tenham especialização naquele serviço indicado. Não podemos nos esquecer que é importante que os profissionais tenham as certificações necessárias para ter um bom desempenho nas ações. Especialmente falando de ferramentas, como Google Ads, é essencial ter certificações e experiência nas estratégias.

E em meio às diversas negociações, é importante ter em mente todos os pontos relevantes para o desempenho do serviço. O suporte oferecido e como deverão ser os meios de comunicação. Este último é essencial se você contratar uma consultoria de outro estado ou uma região distante. Tudo deve ser bem esclarecido, nos mínimos detalhes para não ter nenhuma dúvida. 

Esclareça tudo, desde os prazos até os feedbacks e possíveis revisões. Tudo isso influencia na maneira como a relação entre a consultoria e a empresa acontecerá. Não é uma tarefa fácil escolher uma consultoria de marketing digital. Envolve diversas pesquisas e uma atenção constante aos pontos relevantes. E, acima de tudo, devem-se analisar as métricas relacionadas ao serviço contratado.

Como destacamos anteriormente, nem toda ação de marketing digital tem um resultado imediato. É necessário tempo e esforço constantes relacionados ao trabalho em questão. Então, observe o desempenho das estratégias assim como a comunicação e o cumprimento dos prazos. Tudo isso é fundamental para uma boa relação.

E se após o texto de hoje você compreendeu as vantagens de investir em uma consultoria de marketing digital, saiba que existem estratégias efetivas. Estamos falando do marketing de conteúdo, muito utilizada por empresas de sucesso. Trata-se de uma estratégia que educa o consumidor a utilizar melhor o seu produto. Então podemos ver e-books, textos de blogs e muitos outros conteúdos desenvolvidos com essa finalidade.


Mas apenas fazer isso não é suficiente. É importante escolher uma empresa com credibilidade no mercado e que ofereça um serviço de qualidade. Aqui na RedaWeb oferecemos diversos planos, especialmente desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada negócio.

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