Consultoria especializada: conheça os tipos de agência de marketing digital no mercado

Quem nunca ouviu a famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”? Uma verdade propagada há muitas décadas, que se reinventa a cada época com o uso de inovações do momento.

Há alguns anos, o marketing digital é o preferido do mercado, e não é sem razão, já que ele proporciona muitos novos recursos que melhoram a segmentação dos clientes e a entrega de resultados. 

O marketing digital permite que as empresas melhorem o seu posicionamento no mercado, além de facilitar a comunicação com o público-alvo ideal. Mas, como em todo mercado especializado, é preciso saber criar estratégias de marketing digital eficientes, conhecendo as técnicas e os recursos disponíveis para gerar os resultados desejados. E para que esses resultados aconteçam, é preciso contar com a ajuda de agências especializadas em marketing digital.

Hoje, existem empresas que oferecem todos os tipos de serviços de marketing digital e também as agências especializadas em cada tipo de estratégia. Uma das principais dúvidas das empresas que desejam melhorar a divulgação da sua marca e de seus produtos é decidir qual estratégia utilizar e, portanto, qual tipo de agência de marketing contratar. 

Por isso, hoje vamos falar sobre os principais tipos de agências de marketing digital para que você possa escolher a mais indicada para o momento da sua empresa.

Tipos de agências de marketing digital

Como dito, hoje em dia existem diversos tipos de agência de marketing. Algumas preferem se especializar em determinados nichos ou estratégias, enquanto outras preferem atender os clientes de maneira mais abrangente. Todas podem ser bastante úteis e importantes, dependendo da estratégia a ser utilizada e dos objetivos a serem alcançados. 

Agência digital ou Full Service

É o tipo mais comum do mercado. Geralmente atua em todas as etapas da estratégia de marketing, desde o planejamento, na criação do site, das redes sociais, passando até mesmo pela criação de conteúdo e configuração e acompanhamento dos anúncios. Ela é uma boa opção para quem ainda não tem um posicionamento no mercado e está experimentando recursos para criar uma presença online. 

A agência digital cuida da presença digital das empresas por completo, buscando as melhores estratégias para cada segmento. Nesses casos, todas as etapas são de responsabilidade da equipe de especialistas. Essa agência deve ter em seu quadro colaboradores de todos os ramos, como web designers, designers gráficos, produtores de conteúdo, especialistas em SEO, redes sociais e em anúncios. 

Agências produtoras de sites

Antes da expansão do marketing digital, as empresas procuravam as agências especializadas em produção de site para construir sua presença na web. Esse tipo de serviço ainda é muito utilizado, principalmente em regiões que ainda não aderiram totalmente à internet, mas perceberam que esse é um movimento que veio para ficar. 

Nesse segmento, as agências podem se especializar em e-commerce, sites institucionais, entre outros, construindo toda a programação da plataforma. A equipe deve ser composta por Designer, Programador Front e Back-end. 

Agência de Inbound Marketing

Semelhante às agências digitais, a de Inbound Marketing também possui uma lista considerável de entregáveis. O foco dessa estratégia é o uso de recursos orgânicos, ou seja, que não envolvem mídia paga e que oferecem resultados em médio e longo prazo. 

Uma agência de Inbound Marketing precisa de especialistas em diversas áreas como SEO, redator, analista de redes sociais, designer, analista de links patrocinados e analista de marketing digital. 

Agência de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um trabalho bastante importante para todas as empresas. Trabalhar com agências segmentadas, que se especializam em determinados nichos é o ideal para aumentar o conhecimento e a experiência de mercado, gerando melhores resultados. 

As agências de SEO precisam contar com analista de marketing digital, designers e programadores back end.

Agência de Social Media

As redes sociais possuem papel de destaque em qualquer estratégia de marketing hoje em dia, afinal, todas as empresas precisam cuidar do relacionamento com os clientes. 

E o trabalho de um gestor de redes sociais vai muito além do que apenas publicar qualquer conteúdo. É fundamental manter uma estratégia nos conteúdos que serão publicados, na frequência das publicações e nas respostas aos comentários nas redes. 

Esse tipo de agência precisa contar com redator, analista de redes sociais, social media e designer gráfico. 

Agência de design

As agências de design desenvolvem estratégias de marketing online e também off-line, e são responsáveis pela criação de peças e materiais que compõem a identidade visual da empresa. 

As agências de design precisam contar com designers gráficos, diagramadores e redatores. 

Agências de Guerrilha

O marketing de Guerrilha é conhecido pela ousadia e por criar ações agressivas e imponentes para divulgar produtos ou marcas. A criatividade é um dos pontos fortes desse tipo de agência. 

Além disso, é preciso conhecer muito bem o mercado e usar métodos bastante específicos que alcançam o consumidor de diferentes maneiras. 

Para isso, é essencial contar com profissionais especializados que serão responsáveis por planejar e desenvolver as ações de marketing.  

Agências de conteúdo

São agências especializadas em produção de conteúdos ricos e otimizados que alimentam as estratégias de Inbound Marketing. 

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficientes e duradouras de resultados, que oferece a um público-alvo específico conteúdos relevantes, atraindo o cliente certo para a empresa. 

Os conteúdos não precisam se limitar a artigos para blogs, podendo também ser e-books, infográficos, roteiros de vídeos e textos para redes sociais. 

É importante considerar a jornada do cliente para produzir assuntos interessantes, que conduzam o visitante até o produto ou serviço oferecido, de maneira natural. 

É importante que as agências de conteúdo tenham um analista de SEO em sua equipe para garantir que os conteúdos estejam otimizados para os mecanismos de busca e também adequados ao perfil da empresa e do público-alvo. 

Além do analista de SEO, também é fundamental contar com redatores, designers e social media. 


Como decidir qual agência escolher

Como já dito, cada uma das modalidades de agências de marketing pode ajudar a sua empresa a conquistar os objetivos. A escolha da melhor opção dependerá dos objetivos propostos. 

Se a empresa precisa melhorar o relacionamento com os clientes, pode ser interessante apostar em uma agência especializada em redes sociais. Por outro lado, para uma empresa que esteja começando a construir sua presença digital, pode ser mais interessante contar com a ajuda de uma agência full service. 

Mas, uma estratégia que não pode faltar no planejamento de marketing da sua empresa é a de conteúdo que, embora exija mais tempo para gerar resultados, constrói uma percepção positiva mais duradoura e intensa para os clientes. 

Agora você já conhece os principais tipos de agência de marketing que existem no mercado e pode decidir qual delas oferecerá melhores resultados para a sua empresa. Se você está em busca da melhor estratégia de conteúdo, acesse o nosso site ou ligue para 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo para sua empresa.