Content manager: conheça as 5 principais funções

A internet possibilitou a criação de diversas profissões que, há poucos anos, ninguém imaginaria que existia. O caso do Content Manager, ou Gestor de Conteúdo, é um deles. Que o conteúdo virou rei na era digital você já sabe, afinal de contas, é bem provável que recorra ao Google na hora de resolver uma dúvida. Entretanto, por trás de todos os conteúdos que você consome, oriundos das pesquisas de sites de buscas, existe uma estratégia e um profissional responsável pela gestão de tudo: planejamento, produção e mensuração dos resultados.

Hoje vamos lhe apresentar as 5 principais funções de um Content Manager e mostrar como você pode obter ajuda de um parceiro externo para fazer com que a sua estratégia de conteúdo traga resultados, aumentando a autoridade da sua marca e educando seus clientes para uma conversão de compra mais madura e menos custosa financeiramente.

O que de fato é um Content Manager?

Esse é o profissional que ficará responsável pela coordenação de todos os conteúdos digitais dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Esse profissional deve ser criativo, antenado às tendências do marketing digital, conhecer de forma aprofundada a jornada de compra do cliente e ter senso de rapidez para acompanhar o intenso movimento e mudanças que essa área oferece.

A estratégia de Marketing de Conteúdo é uma das mais utilizadas e a que mais traz resultados no atual momento do marketing digital, pois ao contrário da publicidade invasiva, o Inbound atrai a atenção do lead por meio de um conteúdo realmente de seu interesse. 

5 principais funções de um Content Manager

O papel do Content Manager não é tanto colocar a mão na massa para trabalhar na produção operacional dos conteúdos. Ele deve usar o seu conhecimento e experiência para criar uma estratégia de conteúdo, definindo o que deve ser feito, por que, como e quando deve ser feito. Conheça, a seguir, as principais funções deste profissional.

Definir a estratégia do conteúdo

A estratégia é o passo mais importante e inicial do marketing de conteúdo. É preciso definir os objetivos de negócio da empresa e criar uma estratégia aprofundada e alinhada com esses objetivos.

Por isso, o primeiro passo é definir onde você quer chegar com a estratégia de Inbound e isso é uma tarefa para o Content Manager. Além de estabelecer os objetivos, ele deverá identificar seu público-alvo, dores e problemas que a empresa pode solucionar, e definir a voz da marca perante aos leads e clientes.

Uma pesquisa entrevistou 3.400 profissionais da área e revelou quais são as prioridades de marketing das empresas:

  • 37,61% querem gerar mais leads;
  • 22,54% buscam aumentar a satisfação dos clientes;
  • 22,14% querem fechar mais negócios;
  • 11,80% buscam reconhecimento de marca;
  • 5,90% querem aumentar a retenção de clientes.

Elaborar o calendário editorial

Acredite, não é apenas baixar um modelo de calendário e começar a distribuir aleatoriamente todos os tipos e formatos de conteúdos. Elaborar um calendário editorial dá trabalho e é preciso muita inteligência estratégica. Além disso, é preciso ter visão de quando mudar a estratégia ou quando deixar um post importante de lado para aproveitar alguma mudança importante no mercado onde a empresa atua.

Conheça alguns tipos de conteúdo que podem entrar no seu calendário editorial, sempre levando em consideração seus objetivos e o público-alvo:

  • E-book;
  • Blog post;
  • Video post;
  • Podcast;
  • Vídeos curtos (Instagram Stories, por exemplo);
  • Conteúdos ricos;
  • Entre outros.

Execução do conteúdo

A execução e produção de conteúdo é uma tarefa que exige muita criatividade, bom domínio da língua, ótimas habilidades de comunicação e escrita, além é claro, de um recurso que tem alto investimento: o tempo.

Por isso, é bem comum as empresas contarem com parceiros especializados na hora de fazer a produção de conteúdo. Veja mais sobre isso ao final deste conteúdo.

Para essa tarefa em específico, o que ficaria sob responsabilidade do Content Manager é a curadoria dos materiais e orientação de como esse conteúdo deve ser produzido. Normalmente, isso é feito através de um documento chamado briefing, que reúne todos os pontos importantes (essência, objetivo, tom de voz, persona, etc.) que o redator ou produtor de conteúdo precisa para entregar um trabalho de acordo com o esperado.

Integração inteligente de conteúdo

É dever do Content Manager certificar que todos os setores da organização estejam integrados com os assuntos dos conteúdos que a empresa está produzindo. Isso é importante pois o conteúdo é uma ferramenta muito valiosa na hora de educar leads para uma compra menos custosa (tanto em termos de dinheiro quanto de tempo).

Para o seu melhor entendimento, segue um exemplo: suponha que a sua empresa seja especializada em vender bicicletas e tem lojas físicas e um e-commerce. Há inúmeros modelos de bicicletas disponíveis e cada um deles é indicado para diferentes clientes. As mais simples são para os clientes que querem comprar a primeira bicicleta para praticar exercício nas horas livres, por exemplo. Já para quem busca investir mais tempo e tem a intenção de andar muitos quilômetros de bike, há outros modelos mais indicados. 

Se a sua estratégia de conteúdo focar em educar o cliente para ele conseguir se enxergar em alguma das situações e já sugerir os tipos de bicicleta que ele precisa comprar, quando ele chegar na sua loja - física ou online - exigirá menos tempo dos seus vendedores (ou em chat de atendimento ao consumidor) para convencê-lo a comprar esse ou aquele modelo. Isso porque o consumidor já chega com uma ideia inicial sobre o que de fato ele precisa.

Mensuração dos resultados

Só sabemos quando uma estratégia está funcionando quando medimos os impactos que ela trouxe para a empresa. No marketing de conteúdo isso não é diferente. Todo o trabalho de mensuração dos indicadores do Inbound Marketing é gerenciado e analisado pelo Content Manager. Essa etapa é muito importante, pois traz vários insights sobre o que está dando certo e o que demanda atenção e mudança de estratégia.

A grande verdade é que não existe receita pronta quando falamos em marketing digital. Há indicações do que é mais ou menos provável de trazer resultados, mas toda a empresa e público-alvo são diferentes e reagem de maneiras distintas diante das estratégias.

Peça ajuda de um especialista em criação de conteúdo 

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